Her Campus Logo Her Campus Logo
Two models crossing the walkaway, one using a colorful dress and the other using a purple dress. Audience watching behind.
Two models crossing the walkaway, one using a colorful dress and the other using a purple dress. Audience watching behind.
Original photo by Beatriz Demarque
Casper Libero | Style > Fashion

SPFW N59: Walério Araújo vira a passarela do avesso

Updated Published
Ana Perez Student Contributor, Casper Libero University
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter and does not reflect the views of Her Campus.

Por entre paetês, alfaiataria e referências icônicas, Walério Araújo nos propõe refletir sobre o “lado B” das coisas. Com peças viradas do avesso e estampas fazendo referência a corpos nus, o estilista traz à tona o debate sobre sexualidade e identidade de gênero.

O desfile no SPFW foi um verdadeiro show, com trilha sonora ao vivo do DJ Fabio Lopes, com direito à costura do avesso, rendas e tules transparentes sobre cuecas e calcinhas, e bordados e estampas do corpo nu.

As peças sugerem ambiguidade, na frente eram comportadas: um terno, um vestido volumoso, ou longo de veludo. Já atrás, eram ousadas: mostrando calcinhas fio-dental e roupas de vinil. As mãos eram ocupadas por bolsas feitas em collab com a Guarda Mundo.

Model at the walkway with  bare back and covered front.
Original photo by Beatriz Demarque

 A estampa de oncinha, marca registrada do estilista, esteve presente ativamente em diversos looks em diferentes formatos; assim como a balaclava, que foi explorada em tecidos brilhantes, paetê e até mesmo miçangas.

Famosos na passarela

Alguns famosos tomaram conta da passarela de WA. Entre eles, a apresentadora Maya Massafera, que desfilou para o estilista pela segunda vez, usando um terninho roxo de veludo com abertura na frente. Em entrevista à Her Campus Cásper Líbero, Maya exalta o trabalho do amigo: “Eu amo o Walério, acho o Walério um dos maiores talentos que a gente tem na moda, não só nacional, mas na moda em geral. Então desfilar para ele já é incrível, desfilar na Fashion Week então é a realização de um sonho”.

 Vestida de “alter ego da dona onça”, a renomada chef de cozinha,  Janaína Torres, dona do aclamado Bar da Dona Onça e amiga pessoal do estilista, desfilou utilizando um vestido que representava suas duas personas: na frente, um dólmã de chef; e atrás, revelava seu lado dona onça.

Roupas para gente

Em entrevista exclusiva à HC, o guru da moda Arlindo Grund, antigo apresentador do programa Esquadrão da Moda, expõe sua opinião sobre o evento: “Esse desfile mostra que o Walério faz roupas para gente, para pessoas, para seres humanos”.

Em outra entrevista, Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, que participou do processo de criação da coleção sobre a Turma da Mônica de WA, rasga elogios ao estilista: “Sou fã do Walério, acho que ele tem muita criatividade. (…) Esse desfile não foi diferente, trouxe a cara do Walério, a identidade do Walério, aquela coisa que a gente espera de fazer ‘uau, o Walério tá aí’. O que eu mais gostei foi que de frente é uma coisa e de costas é outra coisa, eu amei isso. Walério sendo Walério”.

A modelo Liya Santos, que encerrou o desfile de Walério Araújo com um vestido preto volumoso na frente e costas nuas atrás, nos contou como foi ser a última a desfilar: “Foi o primeiro desfile que eu fechei, achei que ia ficar muito nervosa, mas me diverti muito (…) com certeza o desfile mais divertido da minha vida até o momento. (…) A equipe toda foi muito gentil e simpática,  (…) o Walério então, sempre tendo muito cuidado com todas as modelos. É de fato um nome para se lembrar, um nome para ligar sempre à São Paulo Fashion Week e à moda nacional brasileira, o Walério é icônico”.

Model crossing the walkway using a volumous black dress.
Original photo by Beatriz Demarque

Ao final do desfile, Walério é aplaudido com uma fervorosa salva de palmas e gritos de alegria do público, e reforça a fala de um espectador sentado na primeira fila do desfile: “Walério não tem cliente, ele tem fã”.

————————————

The article above was edited by Duda Kabzas.
Liked this type of content? Check Her Campus Cásper Líbero home page for more!

Ana Perez

Casper Libero '28

Hi! I'm Ana Beatriz, a journalism student at Casper Libero. I'm a really curious person, I like to learn about everything. But I'm passionate for fashion, travel, art and culture ♡