Her Campus Logo Her Campus Logo
Casper Libero | Culture > Entertainment

Conheça Adéla: de participante do Dream Academy a cantora pop em turnê

Camille Zanatta Student Contributor, Casper Libero University
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter and does not reflect the views of Her Campus.

Assim como diversos grupos de música pop, o Katseye foi formado pelo Reality Show Dream Academy. No entanto, até mesmo as participantes do programa que não entraram no grupo conseguiram ter sucesso e reconhecimento em suas carreiras – e com Adéla Jergova não foi diferente.

O INÍCIO DA JORNADA

Adéla Jergova, atualmente com 21 anos, está ascendendo em sua carreira solo, que se iniciou após a sua eliminação em um reality show, mostrando ao mundo a sua essência e a sua arte.

Boa parte de seus fãs à conhecem pela sua participação no reality show Dream Academy, mas sua jornada começou muito antes disso. Durante a infância, a artista já expressava seu amor pela arte e, aos três anos de idade, começou a dançar balé em Moscou. 

Aos 9 anos, já era fluente em inglês. Curiosamente, a cantora aprendeu a falar a língua sozinha, assistindo à entrevistas e seriados americanos, fator que a impulsionou a ter uma visão mais ampla do mundo, mas, também (de acordo com ela) fez Adéla se sentir alienada da sociedade eslovaca.

A artista se mudou diversas vezes para seguir sua carreira artística, inicialmente, por conta do balé para se juntar ao Balé Estatal de Viena. Depois, para Londres, e por fim, para avançar a próxima etapa de sua carreira, para Los Angeles.

OS IMPACTOS DO “DREAM ACADEMY”

Em 2022, Adéla deu início a sua carreira musical com a Hybe; empresa de K-Pop famosa por gerenciar grupos como BTS, LE SSERAFIM, TXT,que prometia um treinamento para novas artistas debutarem em suas carreiras. Assim, garotas de diversos países mudaram completamente suas vidas para  morar juntas em uma casa e receberem um treinamento intenso, assim como os idols de K-Pop, com grande foco em uma carreira internacional. 

Porém, a situação era diferente do que foi prometido. Sem terem sido informadas antes,, as garotas  iriam participar de um Reality Show chamado Dream Academy para formar um grupo musical globa. O programa contava com eliminações que começavam antes mesmo das gravações se iniciarem. No fim, apenas teria 20 garotas iriam, de fato, participar.

Após um ano de treinamento, o programa de fato começou e foi transmitido globalmente. Infelizmente, Adéla foi eliminada na primeira missão, onde dançou a música “Pink Venom” do BlackPink. A artista era muito querida e sua eliminação causou grande comoção entre as outras participantes, tendo um cômodo inteiro de garotas chorando pela sua eliminação no reality, afinal, elas já conviviam há mais de um ano.

Adéla foi como uma irmã mais velha para as outras membros,por conta de sua idade e sua  experiência.Ela ajudou as outras participantes em várias áreas, como canto e dança, dando críticas construtivas e sendo vista, pelo público e por suas adversárias, como uma das meninas mais fortes do programa.

Assim como para as outras participantes, participar do Dream Academy foi traumático para Adéla. Isso é algo que ela deixou nítido em diversas entrevistas, citando  que não gostaria mais de ter sua carreira associada ao reality show, e sim pelo que ela está construindo atualmente.

SUA ASCENSÃO COMO SOLISTA

Adéla deu a volta por cima, e em 2024 iniciou sua carreira solo na indústria musical, usando e abusando da expressão sexual, exagerando na forma em que ela descreve diversos acontecimentos de sua vida, criando uma identidade musical e visual fortíssima e apostando em um novo estilo: cabelo rosa e roupas curtas, que destacam e valorizam seu corpo, e são extremamente autênticas.

Seu primeiro  single foi lançado em 2024, e levou o nome de “Homewrecked”. A música foi considerada, pela revista Out, o melhor single da semana. No mesmo ano, Adéla também trouxe a público seu segundo single, que leva o nome de  “Superscar”.

No entanto, o início da fama só aconteceu mesmo em 2025, derivada do seu primeiro EP “The Provocateur”.O álbum inclui o hit “SexOnTheBeat”, que viralizou nas redes sociais devido a sua estética diferente do que o público está acostumado a receber dos artistas pop atualmente.Adéla até foi comparada com  Lady Gaga no início da carreira, acredita?

Com isso, seus hits do primeiro EP tem a mesma estética visual e musical, fugindo dos padrões. As letras, inclusive, falam sobre experiências de sua própria vida de forma exagerada e artística, misturando sexualidade e artisticidade. As coreografias também não ficam para trás e exalam a sua essência. Afinal, a dança sempre esteve presente na sua vida e é uma das características marcantes de suas produções, pois são complexas e expressivas.

ADÉLA ATUALMENTE

No segundo semestre de 2025, Adéla realizou sua primeira turnê The Provocatour, passando por locais como Nova York, Los Angeles e Londres. Para a suspresa de poucos, os shows  tiveram seus ingressos esgotados em poucas horas, e a cantora até abriu  novas datas. 

O sucesso foi tanto que diversas Idols – suas amigas do Katseye e do Dream Academy – também compareceram aos seus shows. Além disso, Adéla também teve o apoio e auxílio de Demi Lovato, que têm estado muito presente na vida da artistae nessa nova etapa de sua carreira. 

Com shows  feitos em locais fechados e pequenos, a turnê possibilitou que seus fãs tivessem um contato super próximo com a cantora.  Apesar de ser sua primeira  turnê e ela ainda  estar com a carreira em ascensão, as apresentações foram um sucesso para aqueles que acompanham ela, foi um grande momento!  

No entanto, a artista sonha grande. Em seu instagram pessoal, Adéla contou: 

Minha primeira e última vez performando em locais tão pequenos, eu não quero soar arrogante, mas eu acredito que seja a verdade”. 

Com isso, a artista está disparando em sua carreira.om fãs ao redor do mundo recriando as suas coreografias, milhares de entrevistas feitas e publicadas e rumores de que ela será o show de abertura da turnê de Demi Lovato, Adéla tem um futuro bem brilhante pela frente. Agora, resta a nós, fãs,  acompanharmos o crescimento dela, pois com certeza é como acompanhar o crescimento de uma estrela de perto. 

————————————-

The article above was edited by Isabella Messias.

Liked this type of content? Check Her Campus Cásper Líbero home page for more!

Camille Zanatta

Casper Libero '28

I'm an journalism student at Cásper Líbero, I have a lot of hobbies, but my favourite things are cosplay, books and musical theater. I'm here to write about the things I like and share my love for art!!