Como Manter Uma Rotina de Exercícios Físicos em Casa?

A pandemia do Coronavírus, juntamente com o isolamento social e a restrição de circulação, provocaram mudanças nos hábitos e nas rotinas das pessoas, alterando também as formas e possibilidades de atividade física. E, neste contexto, a prática de exercícios de forma regular é muito benéfica, não somente devido aos resultados que ela proporciona, mas também por promover o bem-estar e aliviar o estresse cotidiano. Contudo, com o fechamento das academias e os espaços ao ar livre sendo evitados, se tornou necessária a adaptação e a transferência dos exercícios físicos para dentro de casa.

Se você busca manter o seu corpo ativo e saudável mas ainda não descobriu como se exercitar regularmente durante a quarentena, a Her Campus selecionou 5 dicas para que você consiga criar uma rotina de atividades físicas neste período de distanciamento social!

  1. 1. Reserve tempo para treinar

    Com a correria do dia a dia, as pessoas tendem a deixar as atividades físicas em segundo plano por acreditarem não possuir tempo para se exercitar, devido inúmeras tarefas diárias. Entretanto, talvez, desorganização, desânimo e até mesmo ansiedade podem ser obstáculos para uma rotina saudável de exercícios. Por isso, como forma de reverter a situação, é aconselhável reservar um horário específico do dia para realizar atividades físicas, e assim tentar seguir essa rotina com disciplina.

    Porém, neste sentido, é necessário ressaltar que a atividade física não deve ser encarada como uma obrigação. A prática de exercícios de forma regular vai além de perder peso ou garantir o 'corpo ideal' em termos de estética. Se exercitar está também relacionado à saúde mental e física, uma vez que auxilia na liberação de serotonina e endorfina, que são hormônios relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir estresse e ansiedade. Deste modo, todos os dias você terá um certo momento do dia dedicado não só para movimentar o corpo, mas também para aliviar o esgotamento do dia a dia!

    Para garantir o cumprimento do horário e evitar a procrastinação, coloque o despertador do celular para tocar todos os dias na mesma hora como forma de lembrete e incentivo. Além disso, é recomendável exercitar-se logo pela manhã, uma vez que ao final do dia a tendência é estarmos ainda mais cansados e desistirmos do treino.

  2. 2. Crie um ambiente para se exercitar

    Afaste os móveis e torne o ambiente propício para a prática de exercícios! Deste modo você se sentirá muito mais motivado, confortável e ambientado para se exercitar.

    Porém, a limitação de equipamentos e falta de ambientes amplos e abertos não deve ser empecilho. É recomendável, sim, a escolha de lugares mais espaçosos para se exercitar com maior conforto - no entanto, se em sua casa não houver um ambiente grande para realizar suas atividades físicas, não desanime! É possível treinar em espaços menores a partir de treinos adaptados para serem realizados em qualquer cômodo, substituindo alguns movimentos por outros que não demandam um espaço muito amplo para serem realizados.

    Além do mais, seja criativa: utilize o que tem em sua casa para substituir os aparelhos de academia! Continue com a sua rotina de treinos, porém com materiais como, por exemplo, garrafas, que podem substituir halteres.

    Woman exercising with resistance band
  3. 3. Treine com companhia

    Em tempos de distanciamento social, o ideal é se exercitar em casa, mas que tal convidar alguém para treinar com você? Pode ser um familiar que more com você ou um amigo via vídeo chamada! Assim, ambos se estimulam a manter uma rotina de exercícios e motivam um ao outro durante o treino.

    Como se exercitar presencialmente com outras pessoas se tornou uma opção inviável neste momento, muitos estúdios e academias estão realizando aulas online em grupos. Deste modo, essa alternativa remota com professores pode servir para lhe ajudar na montagem do treino, te manter motivado, além da possibilidade de interação com profissionais e outras pessoas que também estão buscando suporte e uma rotina saudável.

    Workout partner
  4. 4. Apps e vídeos para te motivar

    Com as academias e estúdios fechados devido a pandemia do Coronavírus, nossas salas se tornaram verdadeiros centros fitness enquanto nossas TVs e celulares se tornaram os instrutores. Foi assim que aplicativos e vídeos em plataformas digitais, no Youtube, Instagram e TikTok, começaram a fazer sucesso entre aqueles que buscam assistência e uma rotina de exercícios físicos.

    Nike Training Club, Adidas Training by Runtastic, BodBot Personal Trainer e Down Dog são exemplos de aplicativos para quem quer continuar ou iniciar a prática de exercícios físicos neste período, tendo esses apps tanto exercícios para emagrecimento e fortalecimento de músculos, quanto exercícios para relaxamento e respiração, como yoga e alongamento. Eles possuem uma grande variedade de treinos, além de vídeos e áudios explicativos dos movimentos, sendo todos gratuitos e disponíveis para qualquer smartphone.

    Além do mais, youtubers como MadFit, Alexis Ren e Chloe Ting estão fazendo bastante sucesso na quarentena por trazerem vídeos de treinos curtos de grande gasto calórico e um ótimo resultado!

    YouTube application on laptop
  5. 5. Deixe a atividade física mais divertida

    O exercício físico não deve ser massante e muito menos visto como uma obrigação, sendo assim necessário torná-lo um momento divertido do seu dia! Então, para variar sua rotina e torná-la mais dinâmica, busque diversificar as modalidades! Há infinitas possibilidades de exercício que podem trazer diversos resultados e benefícios. Yoga, fit dance, treinos funcionais e alongamento são exemplos de atividades que podem ser incorporadas no seu dia a dia. E, mesmo dentro de cada modalidade, é interessante procurar sempre conteúdos novos, para variar o treino e deixá-lo mais desafiador.

    Além disso, a música durante o treino é essencial para tornar a atividade ainda mais divertida! Coloque uma playlist animada com músicas que você goste para te motivar e animar o treino!

E lembre-se: sua rotina de exercícios físicos não deve ser mais uma obrigação no seu dia a dia ou apenas para fins estéticos! Exercitar-se regularmente é sinônimo de bem estar e autocuidado, sendo assim muito importante para aliviar a tensão em tempos de pandemia. Desta maneira, seguindo estas dicas, você conseguirá criar uma rotina de exercícios de forma leve e divertida visando não só sua saúde física, mas também mental!

-------------------------------------------------------------------

The article above was edited by Luíza Fernandes.

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!