Pela terceira vez no Brasil, o musical Wicked – A História Não Contada Sobre as Bruxas de Oz, que está em cartaz na Broadway há duas décadas, estreia mais uma temporada no dia 20 de março, em São Paulo.
As protagonistas Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda) voltam aos palcos com ainda mais gás depois de terem dublado a versão em português do filme Wicked (2024), estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande.
O longa, que retrata o primeiro ato do espetáculo, ganhou dois troféus do Oscar e só aumentou a fama do musical no Brasil, fazendo a venda de ingressos duplicar após o sucesso da história nas telas do cinema.
HISTÓRIA DO MUSICAL
Wicked conta o que teria acontecido antes dos eventos do famoso livro e filme O Mágico de Oz. A história retrata duas jovens bruxas, Elphaba e Glinda, que precisam aprender a conviver juntas enquanto estudam magia na Universidade Shiz, e como essa relação entre as duas leva Elphaba a se transformar na “bruxa má”, que é derrotada por Dorothy na terra de Oz.
O musical nos leva a entender mais a história da dupla e refletir se Elphaba era realmente malvada, trazendo o questionamento logo no número de abertura: “As pessoas nascem más, ou elas têm a maldade lançada sobre elas?”
Com sua estreia na Broadway em 2003, o elenco original contava com Idina Menzel e Kristin Chenoweth interpretando Elphaba e Glinda, respectivamente. As composições são de autoria do liricista Stephen Schwartz.
TEMPORADA 2025
Nessa nova e curta temporada, muitas coisas mudaram na produção da peça. Começando pelo elenco, que contará com Hipólyto no papel do galã Fiyero, Luisa Bresser interpretando a irmã de Elphaba, Nessarose, Thadeu Torres como o apaixonado Boq e a cantora e atriz Karin Hils vivendo a misteriosa Madame Morrible.
O musical também mudou de casa e será exibido no Teatro Renault, diferente da versão de 2023, que foi realizada no Teatro Santander. Dessa vez, os fãs tiveram a oportunidade de adquirir o Ingresso Esmeralda, que dá direito à uma visita exclusiva aos bastidores do espetáculo.
Nos palcos, teremos músicas inéditas, cedidas pelo próprio Stephen Schwartz; coreografias novas; figurinos exclusivos; mudanças no número Popular, solo de Fabi Bang; uma surpresa no momento mais icônico da peça: o voo de Elphaba durante a música Defying Gravity (Desafiar a Gravidade), que contará, pela primeira vez, com três sistemas de voo; novas tecnologias e, segundo o elenco, “muita magia”.
As protagonistas também explicaram que alguns elementos vistos no filme vão ser apropriados nessa nova exibição do musical “temos coisas que só o Brasil fez, alguns detalhes musicais e de cena que nem a Broadway fez”, afirmou Myra Ruiz ao podcast Venus.
Segundo Myra em uma entrevista à CNN, sua forma de ver e interpretar a Bruxa Má do Oeste se renovou para essa temporada: “a Elphaba não é tão insegura quanto a gente pode pensar que ela é, quanto algumas interpretações, inclusive minhas, traziam… eu estou tentando fazer com que ela não sinta tanta pena de si mesma”.
EXPECTATIVAS
O ator Renan Rosiq, que fez parte do ensemble e também interpretou o personagem Fiyero em 2023, conta suas expectativas sobre a nova exibição de Wicked: “é nítido que essa nova produção está se baseando no filme que foi lançado recentemente, então é bem diferente da montagem de 2023. Esse ano, temos figurinos imitando Shiz, com suas cores azuis; cenários parecidos com a escola; letras de músicas cantadas no filme e novos voos, três a mais do que na última montagem”.
Renan também ressalta as grandes diferenças na coreografia, em comparação com as exibições anteriores: “a quantidade de coreografias nesse musical é impressionante. Na última montagem, em 2023, o diretor John Stefanilk não se preocupou muito com movimentos corporais, mas sim com a interpretação. Agora, o diretor dessa nova montagem, Roni Dutra, junto com a sub-diretora, Anellita, arrasou nas coreografias, não deixando o elenco parado”.
O ator conta um pouco sobre sua história com o musical e o impacto desse espetáculo em sua vida: “Wicked é o musical da minha vida, o responsável pela minha iniciação no teatro musical. Eu sou ator desde 2016, mas quando conheci Wicked através do youtube, em 2019, minha vida artística mudou. Foi muito impressionante descobrir que existia um mundo de espetáculos cantados, os teatros musicais. Desde então, fiquei fissurado por Wicked, pois a história conta uma versão diferente da que já conhecemos, onde a bruxa verde é maléfica”.
“Foi a realização de um sonho estar no musical em 2023, ter sido cover do personagem Fiyero (par romântico da Elphaba) e, principalmente, estrelar com um personagem novo, que nunca existiu antes em nenhuma montagem no replica da Broadway, que foi o Zoltar.”
Indagado sobre a razão de Wicked fazer tanto sucesso com o público brasileiro, Renan afirma: “com certeza, esse musical irá brilhar durante toda temporada, pois a história que ele conta existe na sociedade em que vivemos. Elphaba é filha de uma traição, onde a mãe dela traiu seu próprio marido, e por causa deste acontecimento a filha nasce de cor diferente do “normal”, ela nasce verde, infelizmente fazendo com que ela seja maltratada, desrespeitada e sofra preconceito por conta de sua cor”.
“Vamos tirar toda a magia e contos de fadas que existem na história e deixar as coisas concretas: racismo, preconceitos, fake news e corrupção são temas abordados por este espetáculo, e que nos fazem refletir um pouco sobre como vivemos.”
Ele também pensa que a popularidade do filme, estrelado por Ariana e Cynthia, vai fazer com que a adaptação brasileira ganhe novos fãs.
“Wicked já tem sua bolha ‘faraônica’ de fãs, e agora, com a estreia do filme, essa bolha pode triplicar, trazendo pessoas até de fora do meio musical que foram assistir o filme no cinema e se interessam pela história”
As sessões acontecem de quarta a domingo e vão até dia 8 de junho. Os ingressos, com valores a partir de R$21,18 (meia-entrada), podem ser adquiridos através do site Tickets For Fun, ou na bilheteria do Teatro Renault.
O artigo acima foi editado por Giuliana Miranda.
Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!