8 Dicas Para Você Manter A Rotina Saudável No Fim Do Ano

Por mais incrível que pareça, o movimentadíssimo 2018 está acabando e, com a chegada do fim de ano, chega também a época mais corrida de todos esses 365 dias. E como a vida de estudante e/ou estagiária e trabalhadora não é fácil, hoje nós vamos falar um pouco mais sobre como manter uma rotina boa e aproveitar esse restinho de ano com saúde e disposição. Preste atenção nestas dicas:

1. Não pule nenhuma refeição! ​

Você não pode deixar de se alimentar, principalmente no café da manhã, almoço e janta, mas é muito importante comer algo mais leve de três em três horas porque são os alimentos que te darão a energia necessária para dar conta de todas as atividades durante o dia.

2. Além de se alimentar de três em três horas, é indispensável se atentar ao que você está comendo.

Foto: Pexels

Evite comer coisas muito gordurosas e priorize alimentos bem nutritivos e ricos em fibra, porque isso mantem seu organismo funcionando bem (o que é essencial na correria de fim de ano, entregas de trabalhos e tudo mais, né?!). Saladas e frutas, por exemplo, além de todas as suas propriedades, são alimentos super leves e refrescantes para comer no calor.

3. Se você já pratica alguma atividade física, não deixe isso de lado!

Reserve pelo menos meia hora do dia para aquele esporte ou atividade que te faz bem. E se você ainda não é muito adepta a isso, essa é uma boa época para começar. Tire alguns minutos do seu dia para dançar com seu irmão mais novo, desça um ponto de ônibus antes do que você costuma, enfim, busque fazer coisas simples que exercitem o corpo que logo você verá sua disposição aumentando. Além de fazer bem para o corpo, é uma ótima prática para distrair e airar a mente!

4. A hidratação é essencial, principalmente agora que estamos nos aproximando da época mais quente do ano.

Foto: Pexels

Beba muita água, hidrate bastante a pele e a boca e não se esqueça do protetor solar!

5. Faça pequenas pausas durante o dia

O cérebro não consegue se concentrar em uma atividade por muito tempo e nós tendemos a perder a concentração e nos estressar mais fácil. Para isso não acontecer, dê uma pausa de hora em hora para lavar o rosto, ir ao banheiro, tomar um ar. Assim você vai render muito mais no trabalho ou nos estudos!

6. Não deixe de ter seus momentos de lazer

Foto: Pexels

Seja vendo séries na Netflix, lendo um livro, saindo com os amigos ou como for: são esses momentos que vão te dar ânimo para conseguir lidar com a correria. A única preocupação que você precisa ter é de optar por programações mais leves, que não atrapalhem muito seu tempo de descanso e não ingerir muita bebida alcoólica porque isso pode atrapalhar seu organismo nessas semanas de mais agitação.

7. A hora de dormir é sagrada 

Tentar manter as oito horas diárias de sono é muito importante, mas há outras coisas que você pode fazer (e deixar de fazer) antes de dormir que vão melhorar e muito sua disposição no da seguinte. Tomar um chá (ou um suco mais leve para quem não gosta muito da bebida favorita dos ingleses), se desligar de todas as tecnologias minutos antes de se deitar, pensar em coisas leves e positivas são pontos que vão te ajudar a ter uma boa noite de sono e acordar – e uma boa noite de sono é praticamente sinônimo de um ótimo dia.

8. Essa é uma dica bônus daquelas que ajuda a deixar o coração quentinho

Foto: Pexels

Por que não aproveitar que o Natal está próximo para procurar alguma instituição para começar um trabalho voluntário ou fazer doações? Além de fazer o fim de ano de outras pessoas que precisam de carinho e atenção muito mais feliz, isso vai fazer um bem danado para você mesma. Não há nada mais incrível que ver o sorriso sincero de alguém e saber que você faz parte do motivo!

Se você acha que não consegue colocar em prática todos esses hábitos de uma só vez, vá com calma, experimente mudar sua rotina aos poucos e você terá tudo para passar o fim de ano muito mais leve e disposta.

Edição: Marcela Schiavon