Her Campus Logo Her Campus Logo
jake dela concepcion SDktAkDbmgE unsplash?width=719&height=464&fit=crop&auto=webp
jake dela concepcion SDktAkDbmgE unsplash?width=398&height=256&fit=crop&auto=webp
/ Unsplash
Culture > Entertainment

#6 Romances Dos Anos 80 e 90 Para Aquecer O Coração

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O artigo abaixo foi escrito por Julia Pujar e editado por Giulia Howard. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

No mês de junho, é comemorado o dia dos namorados no Brasil. Esteja você namorando, a procura de um amor ou sem nenhuma vontade de estar em um relacionamento, é o momento perfeito para comprar chocolates, fazer uma pipoca e assistir um bom filme de romance, daqueles de aquecer o coração e que te fazem acreditar no amor, e quais melhores que os lançados nos anos 80 e 90?

Os grandes clássicos, que inspiram filmes de romance até hoje, normalmente são esquecidos em meio a outros que conseguiram cativar os românticos das novas gerações, como “As Patricinhas de Beverly Hills” e “10 coisas que Odeio em Você”. Por isso, a seguir, você confere uma lista com os 6 filmes que merecem uma chance, ou até mesmo uma revisita, nesse período especial e carregado de amor.

1) Gatinhas e Gatões (1984)

Um grande clássico dos anos 80, o filme acompanha a história de Samantha Baker, que não está vivendo nada do que esperava dos seus doces 16 anos. Além da sua própria família ter se esquecido do seu aniversário por conta do casamento da sua irmã mais velha, que está roubando toda a atenção, ela ainda tem que lidar com o nerd esquisito do colégio que está apaixonado por ela e não a deixa em paz, enquanto só tem olhos para o cara mais popular da escola.Apesar de algumas problemáticas que hoje em dia somos capazes de reconhecer, “Gatinhas e Gatões” faz um ótimo trabalho em representar a adolescência, com seus dramas, desafios e descobertas. O filme está disponível para alugar no serviço de streaming “Amazon Prime Vídeo”.

2) Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

É impossível falar de filmes de romance dos anos 80 sem citar Dirty Dancing. Indicado a diversos prêmios, sendo um deles o Globo de Ouro de melhor canção original para a famosa “(I’ve Had) The Time of my Life”, o qual venceu, o filme, que se passa em 1963, conta a história de Frances Houseman, ou Baby como é mais conhecida, uma jovem de 17 anos que ao viajar com a família para um resort em Catskills, conhece Johnny Castle, um professor de dança que participa com outros funcionários do resort de uma festa às escondidas do proprietário do local, na qual Baby consegue se infiltrar. Após problemas com a parceira de dança do professor, Baby se oferece para ocupar o lugar, já que está perdidamente apaixonada por ele. Porém, tudo precisa ser feito em segredo, já que, caso descobrisse, o pai de Baby ficaria furioso, principalmente pela diferença de classe entre ela e Johnny.O filme foi um sucesso na época, tanto por sua história envolvente como por sua marcante trilha sonora, e é lembrado até hoje como tal. Também é conhecido por suas polêmicas de bastidores, como a de que os atores Patrick Swayze e Jennifer Grey (Johnny e Baby, respectivamente) não se suportarem, apesar de contracenarem como um casal. Dirty Dancing ganhou uma sequência, prevista para 2024. Plataformas para conhecer a história original não faltam: ela está disponível nos serviços “Globoplay”, “Star +” e “Amazon Prime Vídeo”.

3) Uma Linda Mulher (1990)

Não há como negar que Julia Roberts é a rainha dos filmes de romance dos anos 90, principalmente após protagonizar o que talvez seja o maior e melhor do gênero. Ao lado de Richard Gere, um dos galãs da época, a atriz entregou um dos papéis mais marcantes de sua carreira, que lhe garantiu um Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical.

O filme nos apresenta Edward Lewis, um empresário de sucesso que é largado por sua namorada através de uma ligação durante uma viagem de negócios em Los Angeles. Desolado e confuso, Edward acaba contratando os serviços de uma garota de programa chamada Vivian e o que era para ser algo de apenas uma noite acaba se tornando um namoro de fachada durante a semana em que Edward ficará na cidade. Esse foi um trato entre os dois e Vivian aceitou fazer isso em troca de grande quantia de dinheiro. Porém, o que nenhum dos dois esperava era que a relação se tornaria muito mais profunda do que o planejado.A obra atemporal é obrigatória para os amantes de filmes de romance e, caso nunca tenha visto (ou queira rever pela centésima vez), pode o encontrar no streaming “Star +”.

4) Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990)

Dono de uma das cenas mais marcantes da história do cinema – a famosa cena da cerâmica – Ghost talvez seja o filme mais dramático dessa lista, mas seu romance tão memorável merece ser lembrado.

Sam Wheat e Molly Jensen são um casal apaixonado, mas um trágico evento os separa: Sam é morto por aquele que considerava ser o seu melhor amigo. Porém, o espírito de Sam decide ficar neste plano para ajudar Molly, que corre risco de vida. Para conseguir se comunicar com sua esposa, ele conta com a ajuda de Oda Mae Brown, uma médium que consegue ouvi-lo.Ghost consegue misturar romance com drama e um toque de sobrenatural, agradando todo o tipo de público com sua história emocionante. O filme está disponível para alugar no serviço “Amazon Prime Vídeo”.

5) O Guarda Costas (1992)

Todo mundo já ouviu ao menos uma vez na vida a clássica e desafiadora música “I Will Always Love You”, de Whitney Houston, mas poucos sabem que ela é trilha sonora de um famoso romance dramático, lembrado até hoje pela sua história emocionante.

Protagonizado pela cantora, ao lado de Kevin Costner, o filme traz a história de Frank Farmer, um eficiente segurança que é contratado para proteger a atriz e cantora Rachel Marron, que vem recebendo cartas anônimas contendo ameaças. Frank é atormentado por seu passado e, por isso, mesmo estando apaixonado por Rachel, não permite se entregar a esse amor, que cresce enquanto novos atentados começam a acontecer. Essa intrigante história, que mescla romance e suspense, está disponível no streaming “HBO Max”.

6) Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)

Mais um filme de Julia Roberts na lista, mostrando o seu poder em protagonizar belas histórias de romance, dessa vez ao lado de Hugh Grant, outro nome famoso dos filmes do gênero. Com uma dupla de protagonistas como essa, não é de se surpreender que Um Lugar Chamado Notting Hill seja tão acolhedor para os corações românticos, apresentando uma trama clichê e, mesmo assim, única.

A trama se inicia com William Thacker, que vive uma vida pacata como dono de uma livraria em Londres. Porém, ele vê sua realidade viradando de cabeça para baixo quando Anna Scott, uma das atrizes mais famosas dos Estados Unidos, aparece em sua loja. Um encontro tão improvável logo dá início a uma história de amor repleta de desafios, já que parece impossível conciliar vidas tão diferentes.

O relacionamento de William e Anna envolve rapidamente o espectador, fazendo-o torcer pelo casal o tempo inteiro, mesmo diante de tantos obstáculos. O filme pode ser assistido no serviço “Globoplay”. 

Giulia Howard

Casper Libero '24

Jornalism student at Casper Libero who loves to talk about movies, tv series, books and anything related to entertainment and culture.
Julia Pujar

Casper Libero '21

18 anos Paixão por cultura pop Análises de filmes, livros e séries