Her Campus Logo Her Campus Logo
The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O TikTok é o novo “ditador de regras” dos ramos artísticos, seja de moda, cinema, mas, principalmente, da música! Muitos artistas já lançam canções pensando nos 30 segundos que “hitarão” no aplicativo. Mas além da rede ser essa “máquina de fazer sucesso”, muitos tiktokers usam a plataforma para indicar novos álbuns de estilos musicais diferentes e ”alternativos”. 

O TikTok é a rede social na qual mais existem “bolhas”, então é possível existir algum álbum nessa lista que você só conheça uma música, e nem foi do TikTok que você a descobriu… Acontece! Mas prometo que tentei ser fiel e até mesmo saí da minha bolha – tem álbuns que eu nunca tinha ouvido, e amei!

Mil Coisas Invisíveis – Tim Bernardes

“Tudo em volta tem me confirmado, bebê…” Quem nunca ouviu esse trecho em stories de casais no Instagram? Esse hit que virou clichê entre os apaixonados faz parte do segundo álbum solo do cantor Tim Bernardes, que também é vocalista da banda O Terno. Mil Coisas Invisíveis percorre por memórias da vida com uma escrita profundamente poética e instrumentais acústicos. As músicas mais famosas do disco são: “BB (Garupa de Moto Amarela)”, “A Balada de Tim Bernardes” – minha favorita! – e “Última Vez”. 

Mil Coisas Invisíveis é um conjunto de poesias muito bem escritas. E o segundo trabalho do grande artista que Tim há de ser conforme o tempo passar. Vale muito a pena ouvir na hora de fazer algo relaxante. Eu, particularmente, ouviria enquanto faço meu journal. Ou então num sítio, sozinha, parando pra pensar na vida. 

Problema Meu – Clarice Falcão

A maluquinha de 2013 ainda faz sucesso hoje em dia, acredita? Os dois primeiros álbuns de Clarice Falcão hitaram no TikTok em 2022, com as músicas: “Oitavo Andar”, “De Todos Os Loucos Do Mundo”, “Eu Me Lembro”, “Deve Ter Sido Eu”, “Como É Que Eu Vou Dizer Que Acabou” e “Vinheta”, sendo as três últimas do Problema Meu.

Esse álbum é coberto de ironia, humor e muita lavagem de roupa suja – típico da cantora. Lembro na época do lançamento que deu a maior polêmica por conta do videoclipe da música “Eu Escolhi Você”, onde só aparecem pessoas nuas – nem tentem procurar, o Youtube obviamente baniu!

Seu segundo disco de estúdio tem uma mistura instrumental bem maluca, com trompetes e uma batida que até lembra uma bandinha de fanfarra. Em algumas músicas, Clarice expressa ódio – até demais – por alguém, como em “Deve Ter Sido Eu”, “Banho de Piscina” e “Vinheta”. Mas é um bom álbum para se ouvir! Em qual ocasião? Não sei especificar… Mas ele te garante boas risadas, talvez num pós-término.

As Palavras vol.1&2 – Rubel

Rubel é uma máquina de fazer músicas para o TikTok e isso já é um fato! O dono da gaita mais famosa – de “Quando bate aquela saudade” – fez mais um hit na plataforma, no início deste ano: “Grão de Areia”, que, por acaso, ficou conhecida pela sua sanfona marcante. O hit tem a colaboração do pagodeiro Xande de Pilares e tem uma construção sinfônica digna de um grande sucesso: ela se inicia com a sanfona e vão aparecendo pequenas batidas que lembram toques de funk e logo cresce um pagode magnífico!

O álbum traz uma mistura entre instrumentais clássicos e todos os gêneros musicais brasileiros, que vão aparecendo em cada música pelas suas batidas e participações de cantores de diversos gêneros. EmToda Beleza”, Rubel traz uma lírica bem parecida com “Quando bate aquela saudade”, mas em outra faixa nomeada de “Put@ria” ele traz o funk, com participações de MC Carol, o rapper BK e o DJ Gabriel do Borel

Rumours – Fleetwood Mac

O álbum mais famoso dessa lista! Acredito que todo mundo já ouviu pelo menos uma música dessa obra-prima do Fleetwood Mac, tipo “The Chain” ou “Dreams”. 

Recentemente, outra música de Rumours fez sucesso no TikTok: “Silver Springs”, que hitou pela sua história: a vocalista Stevie Nicks escreveu essa música para seu ex-namorado, Lindsey Buckingham, que também era seu colega de banda na época, e nela diz ”You’ll never get away from the sound of a woman that loved you”, eita! 

O disco de 1976 é muito característico da época e não possui escritas muito tristes ou reflexivas, mas sim canções sobre aproveitar a vida e seguir em frente de qualquer forma, como em “Songbird”. 

Currents – Tame Impala

Também famosinho entre os alternativos, essa obra do Tame Impala trabalha muito com o lúdico, com efeitos sonoros quase hipnóticos. Esses sons lembram muito um fliperama, para trazer um pouco dos anos 80 para o ano de 2015 – quando Currents foi lançado. 

🎵 Related: Tame Impala vs. Fleetwood Mac: Modern Musicians and Their Throwback Dupes

Inclusive, a música “Disciplines” lembra muito “Alinhamento Milenar” do novo álbum do cantor Jão. Acredito que provavelmente o cantor usou o disco do Tame Impala como inspiração em sua nova obra. É um bom disco, mas pessoalmente, não me pegou tanto! Talvez seja a vibe do momento…

Born To Die – Lana Del Rey

A Lana Del Rey também é muito famosa na plataforma e é claro que esse álbum não ficaria de fora! De 15 músicas, seis são conhecidas no TikTok, e elas são: “Born To Die”, “Video Games”, “Diet Mountain Dew”, “Dark Paradise”, “Million Dollar Man” e “Summertime Sadness”! 

O segundo disco de estúdio da cantora é conhecido por seu estilo musical único, que combina elementos do pop, do rock e do hip-hop, criando uma atmosfera melancólica e nostálgica. As letras das músicas muitas vezes exploram temas como amor, relacionamentos conturbados, decadência e a estética da cultura pop americana. É um bom álbum para garotas se sentirem garotas!

Esse texto foi editado por Diovanna Mores Monte.

Gostou do conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais.

Tiffany Maria

Casper Libero '26

I'm a journalism student at Cásper Líbero. I love read and write about anything, especially music and art. I perceive art in everything where my eyes can see. As a new person in journalism world, I’m expecting that one of my texts impacts you from some way.