Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

“21 Dias”: Conheça A Produção Nacional Baseada No Álbum “Folklore” De Taylor Swift

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Uma das cantoras que mais tem o coração dos fãs brasileiros é a artista estadunidense Taylor Swift. Dessa forma, alguns desses  produziram um média-metragem baseado em algumas músicas do álbum “Folklore”. 

As canções que inspiram a narrativa são “Cardigan”, “August” e “Betty”, nelas um triângulo amoroso é vivido por Betty, seu namorado e a amiga de infância dele e cada música tem como ponto de vista um dos personagens desse triângulo amoroso. Os nomes foram adaptados para ficarem próximos com a realidade nacional, substituídos por Bete, Jonas e Agatha. 

A produção foi divulgada no último sábado dia 11 de junho por meio do canal da Kamaleoni mídia, produtora do média. Dentre os nomes que compõem o quadro de atores está, Luis Galves ator que participou da novela “Malhação – Viva a diferença”

PREPARAÇÃO

A ideia do média-metragem surgiu logo com o lançamento do álbum “Folklore” da cantora norte-americana, como contou o diretor do projeto Felipe Carvalho. Em entrevista para a revista Her Campus, Felipe revelou como surgiu a ideia dessa criação, alegando ser muito fã da artista e que o lançamento do álbum chegou de surpresa para todos, contudo Taylor Swift alertou que três músicas eram relacionadas.

 “E aí, assim que sai o álbum, a primeira coisa que a gente ficou procurando era isso. E aí chegamos a conclusão que eram três músicas e a partir disso todo mundo começou a criar uma teoria e todo mundo começou a criar os personagens na cabeça, né? E todo mundo ficava falando precisa de um filme do triângulo amoroso. Folkore precisa de um filme do triângulo amoroso (…). Na época eu comecei meus trabalhos, ia começar os trabalhos, gravava mesmo na faculdade, tinha acabado a parte teórica só para ir ver a prática. E aí, tipo eu ficava com vontade de fazer o projeto. Não dá para fazer esse projeto agora na pandemia vai ficar uma bosta. Aí conversei com a galera da minha produtora e falei: A gente tem esse projeto aqui. Eu acho que tem um potencial muito grande.”, disse Carvalho.

O projeto não foi usado logo de início dado as distâncias impostas pelo período da pandemia. Para o diretor do média, o projeto  não ficaria tão bonito sendo gravado de maneira online e preferiu guardar a ideia para utilizá-la em seu TCC, e foi o que aconteceu. 

Dentre diversas ideias propostas, Felipe Carvalho criou uma apresentação de slides e convenceu seu grupo de que aquela produção valia a pena.  Em um período de 6 meses eles escreveram todo o roteiro, que teve de ser cortado, pois, estava dando o período de quase uma hora e meia de filme, 130 páginas de roteiro, o que não caberia no orçamento. Os principais cortes vieram na história dos personagens coadjuvantes da trama. 

ADAPTAÇÕES

Por mais que a trilha que embala a história e personagens  sejam todas baseadas nas canções de Taylor, algumas adaptações foram necessárias para se aproximar do público nacional. 

As mudanças começam pela ambientação, as canções se passariam em uma “prom”, o que não é um ritual tão forte no Brasil e adaptou-se para uma festa de aniversário, a segunda mudança ocorre nos nomes, Betty transformou-se em Bete,  James em Jonas e Augustine foi um nome dado pelos fãs, mas para a trama nacional ganhou o nome de Agatha. E um fato de bastidor é que Felipe Carvalho havia sugerido o nome Augustine, mas que a equipe, ‘A galera não quis colocar o nome de velha e aí eles optaram por Agatha’.

SELEÇÃO DO ELENCO 

O elenco que deu vida a trama é composto de nomes diversos, como Carolina Esteves, Luis Galves, Thaís Tresoldi , Stefani Wrubel, mas não foi no início que seus nomes apareceram para a escolha do cast. Felipe nos contou que poucas pessoas haviam se inscrito para o Cast, então estenderam o prazo, quando começaram a receber os vídeos dos selecionados. Em entrevista dada para nossa matéria, Luis Galves contou que nas descrições da vaga, havia um limite de idade, o qual ele excedia, mas resolveu arriscar e mandou seu vídeo. 

Thaís também falou com a Her Campuse contou que o prazo estava muito apertado para ela entregar, já que tinha outros trabalhos, mas conseguiu gravar em um único take e enviou, para a felicidade da produção. O diretor Felipe Carvalho contou que desde o primeiro momento que ouviu a música, sempre imaginou em Bete, uma mulher de cabelo cacheado e viu perfeitamente em Thais esta imagem. 

HISTÓRIAS DE BASTIDORES

Mas, por trás de uma boa produção, também rendem boas histórias, e dentre elas, as mais inusitadas. Uma das cenas mais impactantes da obra é a cena de Agatha e Jonas no carro e Carolina Esteves, intérprete de Agatha nos contou em entrevista que possui CNH, porém, estava com muito medo de dirigir no momento da cena e chegou a treinar com o carro de sua mãe antes do dia da gravação, o que eles não esperavam é que o carro que estavam usando iria acabar a bateria no momento da gravação sendo preciso que o restante da equipe empurrasse o  para que a cena acontecesse conforme o previsto.

As gravações aconteceram em apenas 4 dias, e com poucas locações, como no caso da casa em que se passa a maioria das cenas, nesta locação a produção criou 5 cenários, como foi o caso do quarto do Jonas e a casa da avó de Bete. 

A tensão também esteve presente nos momentos de gravação, como no caso da cena final entre Bete e Jonas, porque além de ser uma cena de muita carga emocional, no roteiro, muitas falas era parte das letras da música.

“Eu sabia que essas palavras vinham da música e acho que foi bem complicado estudar dessa forma, porque a gente, eu, pelo menos eu, não costumo mudar tanto as coisas quando eu faço. Mas quando a gente está com isso na cabeça pra essa nossa cabeça, programa pra outra, você fala uma coisa e nossa cabeça faz outra. E aí muitos momentos eu falava Meu, será que eu vou esquecer alguma palavra? Será que eu vou confundir a frase? Porque além de você estar entregando a emoção, está entregando a verdade ali em cena.’’, disse Thais. 

Resultado

O resultado surpreendeu a todos, a equipe de maneira geral amou o resultado e chegou a vez de saber a reação do público. A divulgação ocorreu de maneira orgânica, mas Felipe, diretor, contou que estava nervoso em relação a essa parte, que esperava muito o apoio dos fãs clube da cantora no cenário nacional e os resultados foram surpreendentes, como nos revela os atores:

“Foi aquela coisa vou gravar, vou conhecer gente, vou fazer, vou fazer meu portfólio e isso show. E aí ficou muito lindo. A gente já estava muito animado, mas não imaginei que até essa repercussão eu pensei beleza”, disse Stefani

“Aí eu vi uma menina falando assim nossa, a menina que faz a Agatha e a que estava na sessão de autógrafo. Aí eu mandei para as minhas amigas. Gente, que sessão de autógrafos é essa, pelo amor de Deus! Aí eu descobri que é uma sessão de autógrafo que aconteceu em 2019 da Gisele 20, que realmente foi tirar foto com a Gisele e ela me reconheceu de lado”, Carol Esteves revelou.

“E aí meu celular não parou. Aí eu falei Meu Deus, o que aconteceu? Quando eu vi, a gente estava lá no portal gringa”, Felipe Carvalho, diretor do projeto.

“Mas é muito gostoso quando assim é. O projeto está lindo, está incrível. A gente se gosta, por exemplo, a gente assiste e gosta que está vendo. E é esse projeto que bomba, sabe? “, Thaís Tressoldi. 

“Um projeto desse que a gente faz com o coração que a gente faz, com toda alegria do mundo (…) Valeu muito a pena, valeu muito a pena. Que delícia fazer parte disso. Então eu fico muito feliz com toda a repercussão e que venha muito mais aí que seja só uma palhinha do que pode acontecer aí com esse projeto tão lindo”, concluiu Luis Galves, intérprete de Jonas.

————————————————————————————–

O artigo acima foi editado por Izabella Giannola.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Sarah Silva

Casper Libero '25

Aqui se encontra uma Paulistana daquelas típicas que vivem se programando com o horário, acho que ser capricorniana também tem sua influência KKK. Contudo, entre os horários mais corridos das cidade grande, achar beleza nas histórias e nos olhares intercruzados fascinaram-me .