Her Campus Logo Her Campus Logo
Girl In Iu Hoosiers Shirt With Dog
Girl In Iu Hoosiers Shirt With Dog
Anna Schultz / Her Campus
Wellness > Mental Health

“Mãe de Pet”: Como Ter Um Bichinho Muda A Sua Vida

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Ter um animal de estimação pode ser a melhor das experiências para quem se considera “mãe de pet”. O amor envolvido entre os tutores e bichinhos é tanto que os animais se tornam verdadeiros membros da família, e às vezes recebem mais mordomia do que os próprios donos. 

Essa história não é nada estranha para Mônica Lamussi, tutora da Bella, uma Lhasa Apso de 4 anos. 

A chegada da Bella

Mônica conta que a conexão com a cachorrinha foi à primeira vista: “Quando a vi eu falei ‘ela é minha’ e, por mim, eu a carregaria no colo o dia inteiro”. A chegada da Bella foi um sucesso na família. Ela veio com apenas 3 meses, bem pequena, e já conquistou todo mundo. “Até minha mãe, que nunca gostou de cachorro, sempre pergunta como ela está e dá comida quando ela pede. Mesmo não admitindo que gosta da Bellinha, todo mundo sabe”, relata a tutora, rindo.

Além do amor envolvido, poder contar com a companhia de Bella ajudou Mônica Lamussi a superar o medo de cachorro. Agora, até coloca a mão na boca da cachorrinha para ela brincar de morder. 

Um conforto na pandemia

Durante o período pandêmico, Bella foi a grande alegria da casa de Mônica: “Na quarentena ela ficou ainda mais perto de mim, das minhas filhas e do meu marido. Ela começou a seguir a gente o dia inteiro, ficou ainda mais carinhosa. Acho que é porque passamos mais tempo com ela.” 

Nos piores dias da pandemia da Covid-19, ter uma forma de conforto para se desconectar, mesmo que por alguns instantes, da massiva quantidade de notícias ruins era algo importante – e, para a tutora e sua família, Bella foi exatamente isso.

A dinâmica familiar

“Ela não é só mais um bicho de estimação, ela é minha filha”, diz a tutora. A rotina da Bella mudou toda a organização da família, explica Mônica: “Ela tem a hora de levantar, de ‘ir no banheiro’, de comer. E quando ela pede alguma dessas coisas todo mundo para o que está fazendo para atendê-la. É engraçado, minhas filhas a chamam de patroa por causa disso. Tudo o que ela manda, nós fazemos na medida do possível”, brinca.

O amor pelo bichinho

A companhia de um bichinho traz conforto. Eles estão perto nos melhores e piores dias, fazendo companhia e arrancando risadas sem se esforçarem. Essa sensação de se sentir mais feliz quando eles estão por perto é a precisa representação de amor. Claro, ter um animal de estimação não é simples e requer atenção, cuidado, carinho e um dinheirinho sobrando para dar conta dos custos, mas, no fim, vale a pena para que os bichinhos vivam bem – e da maneira que merecem. 

Mônica Lamussi conta que Bella é companheira, gosta de deitar perto mesmo que ela tenha sua própria caminha ou um espaço no sofá e, sempre que alguém chora, vem correndo para lamber as lágrimas. A hora que os donos chegam em casa, também, é só felicidade: “eu adoro quando eu chego e ela é a primeira a me receber, ela faz festa”. 

Histórias como a de Mônica e Bella demonstram que a presença de um pet em casa é capaz de transformar a vida das famílias, criando momentos e lembranças que duram para sempre. E você, leitora da HC, já tem um bichinho na sua família?

Ana Carolina Lamussi

Casper Libero '24

Journalist