Her Campus Logo Her Campus Logo
Casper Libero | Style > Fashion

Donatella Versace deixa direção criativa da Versace: relembre seus melhores momentos!

Giovanna Ghenaim Student Contributor, Casper Libero University
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter and does not reflect the views of Her Campus.

Após 28 anos como diretora criativa da Versace, Donatella Versace decidiu retirar-se do cargo e tornar-se embaixadora-chefe da marca. A estilista será substituída por Dario Vitale, ex-diretor de design e imagem da Miu Miu, do grupo Prada

A designer assumiu a marca em 1997 após seu irmão, Gianni Versace, fundador da grife, ser assassinado. Donatella foi responsável por expandir a presença global da Versace e, desde então, proporcionou eventos memoráveis e icônicos no mundo da moda, além de ter criado uma estética ousada, luxuosa e sensual. 

Donatella Versace se tornou uma referência quando o assunto é moda. Ao assumir o cargo que posteriormente era de seu irmão, disse que continuaria o seu legado, mas, ao mesmo tempo, acabou criando o seu próprio legado e identidade na grife. Pensando nisso, a Her Campus Cásper Líbero selecionou alguns dos melhores momentos da estilista na Versace para relembrarmos!

1. Outono/Inverno 1998

Esse foi o primeiro desfile de alta-costura apresentado pela modista após a morte de seu irmão. Nele, como forma de homenagem, estavam presentes todas as modelos que eram consideradas musas por Gianni, como Naomi Campbell, Shalom Harlow e Amber Valletta

O desfile aconteceu no dia 8 de julho de 1998, um ano e três dias após a morte do irmão de Donatella. Sua estreia marcou o início de uma nova era. De acordo com a Folha de S. Paulo, Donatella entende de alta-costura e sabe deixar uma mulher maravilhosa com decotes inesperados. 

2. Jungle Dress 

Vestido responsável pela criação do Google Imagens, o Jungle Dress foi criado sob medida para Jennifer Lopez usar no Grammy dos anos 2000. A vestimenta fez muito sucesso e chamou atenção pelo seu decote, fazendo com que as pessoas quisessem ver mais do vestido. 

Acontece que, nessa época, não havia Google Imagens (ferramenta facilitadora para a busca de registros fotográficos), apenas o Google Texto que conhecemos. Mesmo assim, naquele dia, o assunto mais pesquisado eram as fotos da Jlo com o vestido, impulsionando o aplicativo a desenvolver, em 2001, a função de fotos. 

Na coleção de Primavera/Verão 2020, a cantora desfilou com um vestido inspirado no famoso Jungle Dress. Antes dela desfilar, a estilista fez uma introdução relacionada ao Google, onde a voz do aplicativo anunciaria o verdadeiro vestido.

3. Butterfly Dress

O “Butterfly Dress” é da coleção de Outono de 2002 e se tornou um dos looks mais emblemáticos de Britney Spears, que o usou no desfile de Primavera/Verão da Versace em Milão, Itália. O vestido ficou muito conhecido por suas lantejoulas em tons do arco-íris e sua configuração remetendo às borboletas, entrando em alta novamente quando a atriz Blake Lively o usou em agosto de 2024, na estreia do filme É Assim Que Acaba. 

4. Primavera/Verão 2003

A coleção ficou conhecida por dar origem ao vestido que marcou não só muitas adolescentes, mas também a cultura pop. A simbólica vestimenta de Jenna (interpretada por Jennifer Garner), personagem do filme De repente 30 é mais uma das criações de Donatella. Sua primeira aparição foi em 2003 no desfile de Primavera, mas sua popularização se deu em 2004 após o lançamento do filme.

5. Primavera/Verão 2018

Em 2018, a coleção criada pela Versace foi uma homenagem à Gianni. Todas as roupas foram inspiradas em designs antigos que o artista havia criado, resgatando seu legado. A trilha sonora também deixou bem claro o tributo, quando chama o estilista de gênio e o agradece dizendo que tudo isso é para ele. 

E não para por aí! A então diretora criativa voltou reunir as “musas” de seu irmão para um grand finale, as cinco supermodelos, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Helena Christensen e Carla Bruni, entram na passarela com vestidos dourados metálicos e se juntam a Versace caçula para encerrar o desfile e a homenagem, consolidando um dos momentos mais marcantes e emocionantes da história fashion

6. Met Gala 

Não é novidade que Donatella é um nome extremamente presente nos eventos anuais do Met Gala e toda edição há alguma criação sua que se destaca. Em 2018, por exemplo, o tema Corpos Celestiais: Moda e Imaginação Católica fez Donatella destacar-se nos modelos.

Seu nome esteve extremamente presente nas criações dos famosos, como: Kim Kardashian, Gisele Bundchen, Gigi Hadid (seu vestido foi inspirado nos vitrais das igrejas), Katy Perry (estava vestida de anjo), Zendaya (com roupa foi inspirada em Joana d’Arc) e Chadwick Boseman

Entretanto, o maior destaque da noite foi Blake Lively, que apostou no vestido da grife em tom de vinho, branco e dourado, cores que os padres usavam em cerimônias. O look foi eleito pela CNN um dos 10 mais icônicos do Met Gala. 

Já em 2019, com o tema Acampamento: Notas sobre Moda, o realce foi para as irmãs Jenner. Kylie e Kendall Jenner chamaram atenção por seus vestidos coloridos. 

Na edição América: Um Léxico da Moda, em 2021, quem roubou a cena foi o cantor Lil Nas X, que não vestiu um, nem dois, mas sim três figurinos da Versace. O primeiro visual é uma capa de veludo bordada; o segundo uma armadura dourada metálica e, sob a armadura, no seu terceiro look, um macacão brilhante em tons marrons e dourados.

Em 2022, sob o tema Na América: Uma Antologia na Moda, Blake Lively novamente atraiu as atenções para seu visual. Um vestido que a priori é no tom cobre e representa a estátua da liberdade, posteriormente transforma-se em partes azul, simbolizando a oxidação da estátua da liberdade. 

Por último, mas não menos icônico, a marca proporcionou um vestido que exala poder, riqueza e sofisticação no Met Gala de 2023. O tema era Karl Lagerfeld: Uma Linha de Beleza e quem evidenciou-se foi Anne Hathaway

7. Cantoras Pop

Donatella já vestiu diversas celebridades, mas suas collabs com as musas pop são um dos seus maiores feitos. Beyoncé, Lady Gaga e Dua Lipa são alguns desses nomes. 

Em diversos shows, Bey ostentou vários looks do Atelier e, no clipe de “Crazy In Love”, o vestido laranja usado pela rainha do pop é da coleção de Primavera/Verão 2003 do Atelier.

Já na coleção de Primavera/Verão de 2014, Lady Gaga foi a musa da campanha, saindo do seu personagem extravagante e mostrando-se em uma skin sofisticada. A cantora também usou outro figurino Versace, em seu show no Super Bowl.

Por fim, Dua Lipa se juntou a Versace na campanha La Vacanza, onde foi vestida para o filme Barbie. A cantora ainda usou um vestido também denominado “Butterfly Dress” para o Grammy de 2021 e participou do desfile de Primavera/Verão de 2022.

👯‍♀️ Related: 7 Black Celebrities To Add To Your Fashion Lookbook 

__________

O artigo acima foi editado por Clara Rocha.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!

Giovanna Ghenaim

Casper Libero '28

Journalism student at Cásper Líbero University, passionate about fashion, entertainment, travel and sports.