X-Women: As Mulheres Mais Poderosas Do Universo X-Men

Criadas por Stan Lee e Jack Kirby, em 1963, essas mulheres marcaram presença em diversas aventuras da Marvel e conquistaram um espaço significativo no mundo dos quadrinhos desde a sua primeira aparição. Preparadas para conhecê-las um pouco mais de perto? Vamos lá!

Jean Grey

Para começar, nada mais justo do que citar logo de primeira a mutante mais famosa do Universo Marvel, Jean Grey. Começando como garota Marvel, ela foi muito importante ao longo das histórias dos mutantes e fez parte dos cinco X-Men originais. Entretanto, foi durante a Saga da Fênix que ela se destacou de fato no universo, pois, além de ser uma mutante telepata nível ômega, ela também se tornou hospedeira da Força Fênix, tornando-se ainda mais poderosa.

Mística

Fazendo jus ao seu nome mutante, pouco se sabe sobre as origens de Raven Darkhölme. Mística é uma mutante capaz de se transformar em qualquer humano, humanóide ou semi-humanóide, de qualquer gênero e pouco se sabe sobre a sua idade, mas se suspeita que tenha bem mais de um século de idade e que seja originária da Áustria. Seus poderes são estendidos igualmente a materiais não orgânicos, já que a mutante é capaz de fazer a ilusão de roupas também. Essas capacidades únicas ainda dão a possibilidade de envelhecer a um ritmo extremamente lento, se curar de maneira aumentada e ter imunidade a drogas ou venenos.

Vampira

Começando na irmandade adversária dos X-Men, Vampira inicialmente foi membro da Irmandade de Mutantes da Mística, pois quando descobriu seus poderes, Mística a encontrou e passou a cuidar da garota como se fosse a sua mãe. No entanto, depois de absorver os poderes da Ms. Marvel e quase matá-la, Vampira foi reformulada e se juntou aos X-Men. Seus poderes são bem complexos, tendo a habilidade de absorver poderes e memórias de outras pessoas, fazendo assim com que ela se afastasse dos humanos.

Tempestade

Descendente de uma antiga linhagem real de sacerdotisas africanas, Orore Munroe tem uma importância significativa na história dos X-Men e possui um status incrível no Universo. Por ser a primeira super heroína negra, ela representa diversidade e igualdade para o mundo dos super-heróis. Com habilidades extraordinárias, ela controla os aspectos do tempo, sendo capaz de criar de relâmpagos e os manipular como ataque, para gerar neve, chuva, nevoeiro e ventos com intensidade variável, incluindo furacões. Orore se tornou a Tempestade quando aceitou o convite do Professor Xavier para ingressar os X-Men e, anos mais tarde, assumiu o posto de diretora da Escola Xavier Para Jovens Super-Dotados.

Emma Frost

Nascida em um lar, digamos, conturbado, Emma é uma mutante altamente poderosa, mas que, infelizmente, não é tão famosa como as outras. Possuindo poderes incríveis, ela é capaz de ler mentes, criar escudos psiônicos, fazer viagens astrais, criar ilusões e camuflagens telepáticas, induzir dor, sofrimento e plantar memórias, além de criar elos psíquicos. Além disso, ela também pode transmutar seu corpo em um construto vivo de diamante, ganhando super-força, resistência e durabilidade, embora não consiga usar seus poderes mentais estando dessa forma. Seu primeiro contato com os X-Men foi quando tentou recrutar a jovem Kitty Pryde, o que fez com que os heróis mutantes a perseguissem e a confrontassem, no começo da Saga da Fênix Negra.  Edição: Letícia Giollo