Você sabe o que é pansexualidade?

Pansexualdiade está na esfera da sigla LGBTQ+. Apesar de muitos famosos declararem serem pansexuais, como o ator global Reynaldo Gianecchini e a atriz internacional Bella Thorne, ainda há muita confusão sobre esta orientação sexual. Afinal, o que é ser pansexual?

O P da sigla LGBTQ+

De acordo com o Manual de Comunicação LGBTI+, publicado pela Aliança Nacional LGBTI e a Rede GayLatino, ser pansexual significa poder “desenvolver atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, independetemente de sua identidade de gênero ou sexo biológico”. Isto é, são indivíduos capazes de sentirem atraídos sexualmente e amorosamente por qualquer pessoa, incluindo não-binários e pessoas transgêneros.

O prefixo “pan” quer dizer tudo ou todos. A pessoa pansexual pode sentir atração por qualquer outra sigla LGBTQ+ e por indivíduos heterossexuais. Em resumo, ela pode se apaixonar por qualquer pessoa, sem limitações de gênero e identidade sexual.

Vale ressaltar que pessoas pans só se sentem atraídas por pessoas. E não animais e objetos. Apesar de parecer absurdo, há certa confusão por parte da sociedade, o que, geralmente, resulta em preconceito.

É importante também entender o que significa as outras orientações e identidades de gênero. Recentemente, a Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD), referência na defesa dos direitos LGBTQ+, elaborou algumas definições básicas sobre algumas das letras da comunidade.

  • Cisgênero: são pessoas que se identificam totalmente com o gênero relacionado com seu sexo biológico, ou seja,  se consideram homem ou mulher.
  • Transgênero: é um termo guarda-chuva que abrange todas as pessoas que não se identificam, em diferentes graus, com o seu sexo biológico.
  • Não-binário: pessoas que entendem sua expressão de gênero transborda às categorias "masculino" ou "feminino", pode até se encontrar entre essas duas categorias.
  • Gênero fluído: são indivíduos que podem "flutuar" por outras identidades de gênero, se identificando como mulher em algum momento e homem em outro, por exemplo.
  • Agênero: pessoas que carcterizam ausência de gênero, isto é, estão além do sistema binário e cisgênero.

Diferenças entre pansexual e bissexual

É comum também as pessoas confundirem a bissexualidade com a pansexualidade, visto que ambos se relacionam com mais de um gênero. O primeiro se relaciona com homem e mulher, sendo, portanto, mais restrito. Isto é, a atração ocorre somente pelos dois gêneros.

Já indivíduos pansexuais se relacionam com pessoas em geral, sendo um espectro mais abrangente. Pode ocorrer o interesse para além dos gêneros binários, pessoas transgêneros, agêneros, não binários, entre outros.

Famosos pansexuais

Pensando no quanto a representação é importante, preparamos uma lista com alguns famosos que declararam sua pansexualidade.

1.Reynaldo Gianecchini

2.Preta Gil

3.Miley Cyrus

4.Cara Delevingne

5.Bella Thorne

6.Janelle Monáe

7.Amandla Stenberg

8.Lachlan Watson

9.Brendon Urie

10.Sophie Turner

---------------------------------------------------------------------

Liked this type of content? Check Her Campus Cásper Líbero.