Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

Vanderlei Luxemburgo de volta ao Corinthians: O que esperar do novo treinador do Timão?

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Um bom filho à casa torna, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou ao comando técnico do Corinthians. A equipe do Parque São Jorge começou a temporada sob o comando de Fernando Lázaro, mas com oscilação em seu trabalho e eliminação nas quartas de final para o Ituano dentro de casa, o “novo técnico” caiu. A aposta seguinte da diretoria alvinegra foi Cuca, mas devido o seu caso de estupro, quando ainda era jogador do Grêmio, o comandante ficou apenas por dois jogos na área técnica. O ex jogador Danilo então comandou a equipe no último derby, logo após a queda de Cuca..  

A fim de mudar o rumo da equipe do Corinthians nesta temporada de 2023, a diretoria escolheu Vanderlei Luxemburgo para o comando técnico. Luxemburgo está na sua terceira passagem pelo alvinegro, onde já foi campeão. Suas outras passagens foram em 1998 e 2001. 

1ª PASSAGEM 

Em 1998, aconteceu o primeiro comando de Vanderlei pelo Corinthians, e foi movimentada com título, desentendimento e ida para a seleção brasileira. O técnico vinha do Santos, onde havia sido campeão do Torneio Rio-São Paulo. Chegou a equipe do Parque São Jorge  que manteve a sua base de atletas de 1997 que havia sido campeã paulista na temporada.  

Sob o comando do Corinthians, Vanderlei teve um primeiro semestre movimentado. Levou a equipe à final do Campeonato Paulista, mas foi derrotada na final para o São Paulo de Raí que foi peça importante para aquela final tricolor. O Corinthians até havia ganhado a primeira partida, mas foi superado no outro jogo,  Luxemburgo ainda teria muito o que disputar pelo alvinegro.

Ainda na primeira parte do ano, o alvinegro caiu nas oitavas de final para o Cruzeiro na Copa do Brasil. Já no segundo semestre, Luxemburgo foi convidado para comandar a Seleção Brasileira e dividiu seu trabalho na seleção e no Corinthians. O que mais para frente foi motivo para desentendimentos com a diretoria do clube e culminaria  na sua demissão. 

Luxemburgo ainda enfrentou um desentendimento com o famoso jogador Marcelinho Carioca, o qual ficou afastado da equipe por 19 dias. 

O Corinthians foi campeão Brasileirão daquela temporada, quando a fase final do torneio era disputada em mata-mata. 

No final da temporada de 1998, Vanderlei Luxemburgo saiu do Corinthians e dedicou seu trabalho exclusivamente para a Seleção Brasileira

2ª PASSAGEM

A sua segunda passagem aconteceu em 2001, quando o Corinthians estava vivendo um período de crise e a equipe estava ameaçada de rebaixamento no Paulistão. mas com ajuda do “Pofexô”, o Corinthians chegou ao título do Paulistão e bateu na trave em outras duas competições. 

O time paulista chegou na final da Copa do Brasil, mas acabou perdendo para o Grêmio de Tite. Quando falamos da Copa Mercosul, o Timão foi até a semifinal, quando foi eliminado pelo San Lorenzo.  

TEMPORADA 2023

Vanderlei Luxemburgo chega como o quarto comando técnico da equipe do Corinthians nesta temporada. O Timão vive uma fase complicada, foi eliminado nas quartas de final do Paulistão dentro da Neo Química Arena, nessas primeiras fases do Brasileirão o Corinthians está ocupando a zona de rebaixamento e na Copa Libertadores está ocupando a terceira colocação do grupo E, ainda corre o risco de cair para a Copa Sul Americana, 

Neste ano, uma crítica da torcida é a falta de reforços, a diretoria corinthiana trouxe Romero, Matheus Bidu e após o Paulistão contratou Chrystian Barletta, que foi o destaque do São Bernardo na competição. 

Luxemburgo chega ao clube com uma difícil missão de reestruturar o time montar um “pojeto” com as peças que o clube tem. Vanderlei é um técnico experiente, que já teve rodagens por equipes como o Bragantino, Cruzeiro, Palmeiras, Real Madrid e a Seleção Brasileira. 

Além disso, o “Pofexô” tem como característica tomar as responsabilidades para si e  realizar mudanças bruscas e colocar até mesmo medalhões no banco. Outro ponto de Luxemburgo é a sua fama de utilizar jogadores da base, o que é uma ótima saída para a equipe do Corinthians, uma vez que a equipe precisa de reforços, não tem muito dinheiro em caixa, com uma das bases mais campeãs do Brasil. 

Foi sob o comando de Vanderlei Luxemburgo que o Corinthians fez uma das maiores negociações da sua história, vendendo Edu por 10 milhões de dólares para o Arsenal. Assim como o atacante Ewerthon para o Borussia Dortmund pelo preço de 6,5 milhões de dólares e o lateral esquerdo Kléber para o Basel por 3,2 milhões de dólares. Os jovens lançados por Luxemburgo renderam muito dinheiro para os cofres do Timão. 

—————————–

👯‍♀️ Related: CAMPEONATO BRASILEIRO ESTÁ AÍ: QUEM SÃO AS EQUIPES QUE CHEGAM FORTES PARA A COMPETIÇÃO?

O texto acima foi editado por Izabella Giannola.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Sarah Silva

Casper Libero '25

Aqui se encontra uma Paulistana daquelas típicas que vivem se programando com o horário, acho que ser capricorniana também tem sua influência KKK. Contudo, entre os horários mais corridos das cidade grande, achar beleza nas histórias e nos olhares intercruzados fascinaram-me .