Her Campus Logo Her Campus Logo
Casper Libero | Culture > Entertainment

Vale Tudo: o que esperar do remake mais de 30 anos depois?

Annie Figueiredo Student Contributor, Casper Libero University
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter and does not reflect the views of Her Campus.

Dia 31 de março estreia a nova novela das 9 da Globo, o remake de “Vale Tudo”. A novela que foi um sucesso em 1988, gera expectativa entre os espectadores em relação ao remake, agora com outros grandes artistas, como Tais Araújo, Bella Campos e Cauã Reymond

A história que marcou uma época

A novela conta a história de Raquel, uma mulher batalhadora, e sua filha Maria de Fátima, uma jovem ambiciosa, que acredita que honestidade não leva a lugar nenhum; a jovem decide vender a casa da família, no Paraná, e fugir com o dinheiro para o Rio de Janeiro, com o objetivo de enriquecer. Assim que Raquel descobre a atitude de Maria de Fátima, ela vai atrás da filha e começa a vender sanduíches na praia. 

Outra personagem marcante da novela é Odete Roitman, diretora da companhia aérea TCA (Transcapital Aerolinha). Rica e arrogante, Odete Roitman tem o costume de manipular a vida dos filhos, ela ficou marcada na história da teledramaturgia pelas suas falas e é considerada uma das maiores vilãs de todos os tempos. 

Um dos momentos mais impactantes da trama foi o assassinato de Odete Roitman que ocorreu nos últimos capítulos. O final da trama parou o Brasil, todos na expectativa de saber quem matou a vilã, com apostas e debates na época. 

Remake

Vale tudo foi criado por Gilberto Braga, Agnaldo Silva e Leonor Bassères e tem como proposta escancarar a realidade do Brasil da época mostrando questões como honestidade, moralidade e a busca incessante pela ascensão social. Na década de 1990, as novelas da emissora passaram por uma mudança depois da Constituição de 1988 que pôs fim na censura e abriu espaço para abordagens com temas sociais e temáticas que antes eram censuradas pela Ditadura Militar. 

A primeira versão da novela contou com grandes nomes como Glória Pires, Regina Duarte, Renata Sorrah, Antonio Fagundes, Beatriz Segall e Cassiano Gabus Mendes. O remake contará com os atores Bella Campos, Taís Araújo, Paolla Oliveira, Renato Góes, Débora Bloch e Humberto Carrão.

A nova versão será adaptada por Manuela Dias, que tem grandes trabalhos como Amor de Mãe (2019) e a série Justiça 2 (2024), além disso, a novela terá produção artística de Paulo Silvestrini, o mesmo que trabalhou em Vai na Fé (2023).

Manuela Dias está no processo da realização do remake há cerca de dois anos e tem a responsabilidade de fazer um remake digno da versão original. A autora, em entrevista, disse que tem como proposta deixar a novela com uma perspectiva mais contemporânea, mas ao mesmo tempo sem perder a essência desse clássico da televisão brasileira. 

Para alívio dos noveleiros de plantão, Manuela garante que Odete Roitman continuará a ser uma grande vilã, do mesmo modo que Marco Aurélio conservará seu papel de corrupto e assediador moral. 

Raquel seguirá uma mulher batalhadora, sua filha Maria de Fátima fará de tudo para ascender socialmente e Solange Duprat ainda terá sua tão marcante franjinha. Enquanto em 1988 Vale Tudo mostrou o lado corrupto e desonesto do país, dessa vez, Manuela quer dar uma outra perspectiva, ela quer destacar o Brasil mais unido do que as redes sociais parecem mostrar.

Expectativa do público

A expectativa dos brasileiros é alta em relação a essa nova versão da novela e a emissora também está apostando nisso, já que é um dos principais produtos em comemoração dos 60 anos da Globo. Os telespectadores estão curiosos para saber como os assuntos da contemporaneidade serão abordados e esperam que o remake consiga ter sua própria originalidade, mas que não fuja das características do sucesso dos anos 1990.

O artigo abaixo editado por Ana Carolina Carvalho.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Annie Figueiredo

Casper Libero '28

Estudante de jornalismo na Cásper Líbero que ama entretenimento e esportes.