Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

“Uma Advogada Extraordinária” e mais 5 obras imperdíveis de protagonistas com deficiência

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Atualmente uma das séries mais assistidas da Netflix, o K-drama “Uma Advogada Extraordinária” vem roubando a cena nas telinhas mundiais.

A história acompanha Woo Young-woo, uma advogada no espectro autista e novata na firma de advogados Hanbada.

Um dos tramas principais do dorama é justamente a abordagem didática sobre o autismo, e através de seu roteiro cativante incentiva a discussão sobre a importância da inclusão e respeito às pessoas com autismo.

A representatividade no entretenimento é fundamental para inserir essa população em um contexto em que elas não seriam incluídas antes, quebrando barreiras construídas pelo preconceito.

Para trazer à tona uma temática tão importante no Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência, que é celebrado no dia 21 de setembro, selecionamos 5 séries e filmes que possuem personagens com deficiência.

Atypical

Quando um adolescente com traços de autismo resolve arrumar uma namorada, sua busca por independência coloca a família toda em uma aventura de autodescoberta. Série disponível na Netflix.

Conceitos – chaves: Neurodiversidade, pedagogia da diversidade, desenvolvimento das relações familiares.

Hoje eu quero voltar sozinho

Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Com a chegada de um novo colega de classe, novos sentimentos começam a surgir, fazendo com que Leo descubra mais sobre sua sexualidade. E o melhor: esse filme é nacional! Assista agora na Netflix.

Conceitos – chaves: Interseccionalidade, autonomia e independência, sexualidade da pessoa com deficiência.

Special

Baseada no livro de 2015 I’m Special: And Other Lies We Tell Ourselves de Ryan O´connel, Special acompanha Ryan Hayes, um jovem gay e com uma leve paralisia cerebral que decide recomeçar sua vida e fazer tudo aquilo que sempre deixou para depois. E o mais interessante é que o próprio autor do livro atua na série semi biográfica! A série pode ser assistida na plataforma da Netflix.

Conceitos – chaves: Autoaceitação, sexualidade da pessoa com deficiência. 

Como estrelas na terra.

O filme indiano é protagonizado por Ishaan Awasthi, que sofre de dislexia e é incompreendido pela família e pela escola sendo vítima de preconceito e bullying. Seu destino muda quando o professor de artes Nikumbh consegue diagnosticar a razão da dificuldade de aprendizagem do menino e se esforça para motivá-lo. Confira na Netflix.

Conceitos-chave: Múltiplas maneiras de aprendizagem, inclusão escolar.

No ritmo do coração

Ganhador do Oscar 2021, acompanhamos a história de Ruby, uma jovem de 17 anos.. Ela é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações. Disponível na Amazon Prime.

Conceitos –chave: relações familiares, falta de acessibilidade, inclusão, empatia.

_______________

O texto acima foi editado por  Gabriela Antualpa.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais.

Anna Maria Prado

Casper Libero '25

Just a latin american girl who loves books, musical theater and pasta. My grandpa once said writing is like traveling: once you do it once, you never want to stop. I could not agree more. You can find me at @annaprad_ or anna.silvaprado@hotmail.com