Her Campus Logo Her Campus Logo
Anna Schultz / Her Campus
Mental Health

TCC Na Quarentena? Saiba Como Não Surtar!

“É 2020, esperava mais de você…” – disse a formanda que havia planejado (e idealizado) o último ano da faculdade como um dos mais incríveis de todos. A pandemia do novo coronavírus causou grandes mudanças em nossos planos, dentre eles, o planejamento e execução do projeto mais importante de nossa graduação: o TCC. Esse fato, é claro, chegou chegando e encarar a realidade, com suas mudanças e incertezas, não é uma tarefa fácil. Surtar com tudo parece ser a alternativa mais viável. Mas calma, nem tudo está perdido!

Em meio a um cenário caótico como este que estamos vivendo, ter uma visão macro pode ser um dos principais fatores a nos ajudar para não enlouquecermos. Por mais que seja difícil, analisar nossas opções, conversar com o orientador, nos organizar e muito mais são coisas que podem aliviar a tensão. Quer ver? Então confere algumas dicas para não surtar e continuar o trabalho!

Tenha uma Amizade Sincera com seu Orientador!

Para começar, uma boa relação com seu professor pode facilitar muito durante a execução do TCC – e isso vale para tudo, não somente em tempos de pandemia. Afinal será ele que irá indicar as melhores alternativas e, até mesmo, mudanças para que o trabalho possa ser entregue em meio às dificuldades no processo. Portanto, manter a comunicação e estar aberta a novas ideias vale muito para que nós não fiquemos loucos durante a quarentena. É claro que mudanças nem sempre são bem-vindas e é realmente frustrante encarar que um planejamento de meses precisar ser adaptado. Porém, o objetivo de ambos os lados é entregar um trabalho incrível, não é mesmo? Então respira, pensa que todo mundo (literalmente todo mundo) está tendo que se organizar em meio ao contexto atual e que você não está sozinho! 

Organização é tudo!

Pode parecer que está tudo um caos, mas uma boa organização pode clarear suas ideias! Já parou para pensar que, mesmo em casa, também é possível adiantar algumas partes do trabalho como, por exemplo, o relatório? Se você está fazendo um documentário, realizar pré-entrevistas também está valendo. O importante é tentar aproveitarmos o tempo que temos e se algum processo está atrasado por conta da pandemia, certamente outro poderá ser feito enquanto isso. Além disso, criar metas também é uma boa saída, pois estamos reféns de diversas distrações durante a quarentena. Então analise suas idéias, coloque-as no papel e se programe. Lembre-se de que você está fazendo tudo aquilo que está ao seu alcance!

Fugir um pouco também faz parte!

É importante lembrar que também existe uma vida, cheia de gostos e vontades, em meio a uma execução de TCC. Então não pense que você precisa estar 24/7 focada, pois isso pode lhe fazer um mal danado. Descansar, se divertir na medida do possível e até mesmo dar um tempo na pesquisa também pode nos ajudar a não surtar. Fique tranquilo, ninguém vai te julgar se você fizer uma pausa na apuração para assistir um filme ou bater um papo. Lembra da organização? É só você separar um tempinho para você também!

Seus amigos estão no mesmo barco que você!

Os formandos de 2020 estão vivendo situações inéditas e ninguém, absolutamente ninguém, estava preparado para isso. Nossos amigos estão passando perrengues parecidos e mesmo distantes fisicamente, são eles uma grande saída para que o surto em meio a quarentena não aconteça. Sabe por quê? Presença, uma boa conversa e companheirismo são essenciais em momentos de tensão, afinal tem horas que a gente só quer ter um ombro para chorar. E eles, por mais que estejam enfrentando seus próprios obstáculos, também estão sentindo tudo isso. Lembra daquela frase famosa “uma mão lava a outra”? Converse com eles, faça chamadas de vídeo, pergunte o que eles estão fazendo e de que forma estão levando o TCC. Quem sabe você não acaba descobrindo novos caminhos para o seu projeto!

Entrega, banca, etc, é outro esquema!

Somos ansiosas e já olhamos lá na frente, preocupadas com a entrega do trabalho. Estamos errados? Claro que não! Mas também não podemos pensar apenas no amanhã quando ainda temos que viver o hoje. Lembra que você está fazendo o possível? Seu orientador está ciente disso, assim como a faculdade. O contexto atual nunca foi presenciado e se seu tema sofreu algumas alterações, quem sabe a própria entrega também não sofra? Nunca se sabe! Porém, o que temos certeza é que todo mundo sabe que os formandos de 2020 estão se dividindo em dois para levar o TCC e essa luta não é solitária. Estamos juntos nessa!

—————————————————————–

The article above was edited by Vivian Souza.

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!

Journalism student, born and raised in São Paulo. 
Similar Reads👯‍♀️