Her Campus Logo Her Campus Logo
Casper Libero | Culture

Summer Eletrohits: o retorno do dance music para as pistas

Ana Clara de Oliveira Student Contributor, Casper Libero University
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter and does not reflect the views of Her Campus.

Se você cresceu nos anos 2000 ou escuta muitas músicas dessa era, é bem provável que já tenha dançado ao som de vários Summer Eletrohits. Hoje, depois de um tempo fora do mainstream, esse estilo vem ganhando força novamente. Mas o que é exatamente e por que ele tinha sumido das baladas?

O que é o Summer Eletrohits?

O summer eletrohits não é um gênero oficial da música eletrônica, mas sim um termo utilizado para definir sons dançantes, com batidas marcantes e vocais envolventes que remetem ao verão europeu. O termo se popularizou através das coletâneas lançadas entre 2005 e 2014 pela gravadora Som Livre de mesmo nome, trazendo faixas que misturavam house, electro house, trance e eurodance. As músicas eram feitas para serem pegajosas – não necessariamente precisavam de letras elaboradas. Nessa época artistas como David Guetta, Calvin Harris, Kesha, Flo Rida e Avicii dominavam as pistas. 

Hits como Stereo Love, Mr. Saxobeat e Summer marcaram época e são lembrados até hoje.

A estética

Videoclipes com cenários paradisíacos, festas à beira da piscina, neon e roupas extravagantes não podiam faltar. O estilo das capas de álbuns reforçavam ainda mais esse visual, sempre com cores vibrantes e muitos elementos tropicais. 

Um exemplo clássico é o clipe de Welcome to St. TropezDJ Antoine vs Timati feat. Kalenna

O que levou o estilo a ser esquecido por um tempo?

Ao passar dos anos, outros gêneros, como o funk e o pop, foram tomando o lugar nas festas que antes era dominado pelo Summer Eletrohits. O gosto musical das novas gerações tinha mudado, e a febre das coletâneas diminuído. 

Outro fator que vale a pena ressaltar, foi a forma como consumimos música. Com a chegada da era dos streamings, playlists personalizadas substituíram os álbuns compilados, o que fez as coletâneas menos atrativas comercialmente. 

O retorno aos charts

Nos últimos anos, o TikTok tem sido um dos responsáveis por reviver a nostalgia dos anos 2000, e esse estilo não ficou de fora. Muitos dos hits voltaram a viralizar na plataforma, reacendendo o interesse pelo gênero. O uso de alguma dessas músicas em filmes recentes também ajudou no comeback, como foi o caso de Pump It Up de Danzel, que fez parte da trilha sonora de A Substância (2024), estrelando Margaret Qualley e Demi Moore. Além disso, álbuns como BRAT (2024) da Charli xcx trouxeram essa vibe de volta, com faixas como “Club classics”, “360”, “Von dutch”, “365”, e entre outras. 

Como consequência, algumas festas temáticas começaram a surgir, principalmente por São Paulo e Rio de Janeiro, trazendo esse clima de verão europeu misturado com balada eletro. 

Alguns exemplos são:

Cineclube Cortina (SP)

O espaço traz noites dedicadas ao Summer Eletrohits, com DJs tocando as mais icônicas do estilo. O público costuma ser mais jovem por aqui

Edifício Martinelli (SP)

Festas temáticas como “SUMMER ELETROHITS no Edifício Martinelli” oferecem tardes e noites incríveis no topo do arranha-céu centenário, celebrando gêneros como EuroDance e Pop do anos 2000 e 2010. Nos eventos do edifício não há um grupo mais predominante, o público é bem diversificado, sendo atrativo para o maduro e o jovem também.

Seja por nostalgia ou simplesmente pela energia contagiante, o summer eletrohits continua sendo um dos melhores estilos para dançar e curtir. Afinal, algumas músicas foram feitas para tocar na pista para sempre.

————————————————-

O texto acima foi editado por Mariana Letizio.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

I am a 18-year-old brazilian journalism student at Cásper Líbero University. My main writing interests are fashion, cinema, literature and all things music! ♡