Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

“Strange Way of Life”: O que sabemos sobre o novo curta de Almodóvar, estrelado por Pedro Pascal

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O novo curta-metragem do prestigiado diretor espanhol, Pedro Almodóvar (Tudo Sobre Minha Mãe, Ata-me) teve sua estreia na última quarta-feira (17), durante a 76ª edição do Festival de Cannes. O faroestequeer, Strange Way of Life (Extraña Forma de Vida) tem duração de 31 minutos e é protagonizado por Pedro Pascal e Ethan Hawke.

A trama conta de forma melodramática o reencontro de dois amantes, após 25 anos. Na história, o pistoleiro Silva (Pedro Pascal) retorna à cidade de Bitter Creek para encontrar seu antigo amigo de infância, Jake (Ethan Hawke), agora um xerife. O filme mergulha em uma cirúrgica tensão entre os dois personagens, após o real motivo do encontro ser revelado, enquanto ambos revivem a antiga paixão.   

O projeto é a segunda produção de Almodóvar em inglês, depois de seu curta protagonizado por Tilda Swinton, The Human Voice, em 2020. Ainda, é o segundo filme do diretor que tem como enfoque a vida de homens homossexuais e de meia idade, encarando seu passado. Em uma entrevista ao The New York Times, o cineasta de 73 anos explica que a escolha dessa abordagem não é nada mais do que um reflexo de sua própria vida.

O faroeste moderno foi uma das obras mais esperadas no Festival de Cannes deste ano e causou grande comoção com seu elenco de peso, envolvendo Pedro Pascal e Ethan Hawke. Agora, confira abaixo tudo que se sabe, até então, sobre a nova produção do diretor espanhol.

Resposta a Brokeback Mountain

Antes da função ser passada para Ang Lee, Almodóvar foi cotado para assumir a direção do filme vencedor de três Oscars, de 2005, O Segredo de Brokeback Mountain. O romance, protagonizado por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, acompanha dois cowboys apaixonados que vivem um relacionamento secreto no faroeste dos anos 60, 70 e 80.

Em uma entrevista dada ao IndieWire em junho do ano passado, o diretor espanhol confessou que seu curta poderia ser como uma reposta ao longa Brokeback Mountain.

“Em Brokeback Mountain, o personagem de Jake Gyllenhaal diz ao personagem de Heath Ledger que eles deveriam ir embora e trabalhar em um rancho (….) Heath diz: ‘O que dois homens fariam no Oeste, trabalhando em um rancho?’ De muitas maneiras, sinto que meu filme oferece uma resposta a isso.”

Disse Pedro Almodóvar, em uma videoconferência, desta vez ao The New York Times.

Almodóvar temia que, por se tratar de um filme Hollywoodiano, ao assumir o papel de diretor do clássico de 2005, ele não teria liberdade criativa e independência para produzir o que quisesse. Apesar de admirar a versão de Ang Lee, o diretor imaginava uma relação mais carnal entre os dois protagonistas, cenário que, em sua percepção, não seria permitido em um projeto vindo de um estúdio americano.

O cineasta relata que Strange Way of Life providenciou uma segunda chance para ele se aventurar no gênero. Dessa vez, com maior segurança e autonomia.

Parceria com a Saint Laurent

Strange Way of Life é o primeiro lançamento da Saint Laurent Productions. A famosa marca de grife francesa lança, este ano, uma divisão como produtora cinematográfica, Sendo assim, o curta marca o debute do estúdio da forma mais sofisticada possível, em Cannes.

A ideia de criar uma produtora foi assumida por Anthony Vaccarello, o diretor criativo da marca desde 2016. Vaccarello também é o responsável pelos figurinos das obras produzidas por eles, incluindo o curta de Almodóvar, em que também está envolvido na produção. O figurino, com cores e texturas bem pensadas, que harmonizam com os elementos da ambientação, é um dos traços cruciais das obras do diretor espanhol.

A marca de luxo é a primeira na área a adicionar a produção de obras audiovisuais em suas atividades.

Recepção em Cannes

Strange Way of Life fez sua estreia no segundo dia do festival de Cannes deste ano. O curta era uma das obras mais aguardas pelo público no festival, mesmo estando fora da competição. Com uma única sessão, seguida de um bate-papo, os ingressos foram extremamente disputados, deixando até mesmo pessoas debaixo de chuva, incapazes de entrar na sala superlotada.

O filme almodovariano recebeu uma enxurrada de opiniões positivas vindo dos mais diversos críticos de cinema.

Grandiosos veículos, como The Hollywood Reporter, Variety e Rolling Stone, exaltaram as atuações autênticas da dupla Pedro Pascal e Ethan Hawke. A maioria das análises críticas, ainda, enfatiza a falta de um maior tempo de duração – o curta de trinta e um minutos deixa o público almejando por mais.

“O único problema com Strange Way of Life, na verdade, é que o filme acaba antes mesmo de começar. (…) Ele pode ter precisado de apenas 30 minutos para contar sua história, mas deixa você querendo quatro vezes mais.”

Escreveu David Fear para a Revista Rolling Stone.

Distribuição no Brasil

Os direitos de distribuição na América Latina e na Itália foram adquiridos pela MUBI, plataforma de streaming que conta com um catálogo de filmes clássicos e destaques de festivais.  

Apesar de não ter uma data definida para o lançamento aqui no Brasil, o curta já possui uma página própria na plataforma.

—————————————————————–

O artigo acima foi editado por Fernanda Alves.

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Isadora Quaglia

Casper Libero '26

Journalism student. Passionate about film and culture, true believer of it's power as social agent.