Her Campus Logo Her Campus Logo
Career

SLAVATO: TENDÊNCIAS, EXCLUSIVIDADE e SLOW-FASHION EM SEUS PRODUTOS.

O erro mais cometido pelos jovens na hora de seguir os seus sonhos, segundo Paloma Vilaça, é procurar o que vem monetariamente com cada um. Ela fala isso por experiência própria: “eu sempre quis trabalhar com moda e até fazer faculdade de moda, mas acabei desistindo porque ficava vendo a pretensão salarial”. Mas a vocação tocou mais alto e hoje a empreendedora – formada em Administração pela PUCCAMP e Fashion pela Parsons NY – é responsável pela Slavato, uma marca nacional focada em slow fashion e produção própria.

A ideia da criação da Slavato surgiu unindo a paixão da Paloma pelo mundo fashion e a habilidade de sua mãe Patrícia, de 52 anos, que costurava bolsas com detalhes em couro e dava aula para outras pessoas em seu ateliê, sendo uma grande admiradora da arte e do patchwork. O trabalho com moda de Paloma, inclusive, começou em família.

A sócio-fundadora da marca relembra quando ela e sua mãe foram à uma feira de patchwork, e Paloma se interessou por uma bolsa. Quando a sua mãe disse “eu vou fazer para você” – esse foi o início de um trabalho em conjunto. Paloma passou a vender as peças na faculdade, e a Slavato foi criada no final de 2017, com foco em acessórios e bolsas. Mais tarde, a primeira coleção de roupas da marca seria lançada, no ano de 2019.

A Slavato se desenvolveu com o objetivo de trazer peças diferenciadas, com qualidade, livre de mão-de-obra escrava e no modelo slow fashion, sendo destinada principalmente para jovens mulheres que gostam de peças diferenciadas, amam a natureza, viagens e um dia-a-dia com praticidade. 

O nome da marca surgiu através de um sonho que a Paloma teve, em que ela estava com uma bolsa jeans manchada. Na época ela já estava buscando um nome para a marca e, após o sonho, ela relembra que foi pesquisar a tradução da palavra “manchado” em italiano e as ideias começaram a florescer em sua mente.

A abertura da loja física, que fica localizada em Atibaia, no interior de São Paulo, foi super animada, com altas expectativas. Ela ocorreu após 4 anos de marca, e foi a virada de chave para a Slavato de acordo com Paloma, pois com o espaço veio o rebranding da marca e assim foi possível transparecer o novo conceito para as clientes. No primeiro semestre de 2022, o crescimento foi de 100% em relação ao primeiro semestre de 2021. “Isso é muito bom, nos motiva ainda mais para alcançarmos os nossos próximos objetivos”, comenta Paloma.

Atualmente, a empresa é formada por seis integrantes: a sócio-fundadora, Patrícia, responsável pela produção, e a sócio-fundadora Paloma, responsável pela área administrativa e de marketing, ambas contam com mais duas integrantes para auxiliar nos processos da marca.

“Os maiores desafios foram no começo, pois sempre aprendemos tudo na prática, então erramos muito até conseguir ajustar todos os pontos da marca”, conta a empreendedora. Mas as dificuldades só abriram espaço para o crescimento da Slavato: “as maiores conquistas foram a produção própria com a equipe crescendo, a loja física e a expansão para a produção de roupas. A Slavato nos empodera e nos desafia. Empreender é algo muito desafiador.”

A proposta da marca vai muito além do esperado. Como o desenvolvimento de todas as peças é feito 100% pela Slavato, além de ser em pequena escala, é possível a criação de peças exclusivas para as clientes. Até há a repetição de algumas coleções, porém são apenas os best sellers, que sempre voltam de forma diferenciada, com outras cores ou até mesmo outros tecidos.

As expectativas para o futuro são altas, e está no planejamento iniciar a venda de atacado em 2023. E a equipe continuará trabalhando diariamente para atingir todos os objetivos, que nós temos certeza que serão conquistados!

Gostou da proposta da marca, se identificou ou quer conhecer um pouquinho mais? Visite o Instagram ou o site da marca aqui.

O artigo abaixo foi escrito por Giovanna Oliveira e editado por Ysadhora Medeiros. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Giovanna Oliveira

Casper Libero '25

21 years old. Advertising student at Casper Libero. Passionate about books and travelling. Events producer at HC since fall '22.
Similar Reads👯‍♀️