Her Campus Logo Her Campus Logo
Life

Siga Estas Dicas Se Você Quer Desapegar De Coisas Que Não Usa Mais

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Todos nós, em algum momento – ou vários! –, já nos demos conta de que possuímos coisas demais. Seja porque fomos acumulando ao longo do tempo sem perceber, seja porque nos sentimos culpados por nos desfazermos de algum item específico. Mas viver com pertences em excesso pode levar a ansiedade, estresse, baixa produtividade e falta de espaço.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a desapegar daquilo que você não usa mais!

 

Identifique os itens de que precisa se desfazer

Um bom jeito de fazer isso é tirar tudo das gavetas e armários e avaliar item por item. Você pode fazer isso por cômodo ou por categoria dos objetos (roupas, livros, material de escritório etc.). Questione a utilidade e a relevância de tudo. Avalie, também, se o objeto em questão te traz alegria – esse é um critério escolhido pela especialista em organização, Marie Kondo, que facilita muito na hora de decidir o que vai e o que fica. Não tem exatamente uma utilidade, mas te traz alegria? Guarde! Não tem utilidade alguma e não te faz feliz? Desfaça-se!

Seja realista

Você não usa aquele sapato há mais de um ano? Comprou aquele livro por impulso há cinco anos e ainda nem o tirou do plástico? Seja realista – você nunca mais vai precisar dessas coisas. Está na hora de desapegar!

Agradeça!

Marie Kondo desenvolveu um método para ajudar as pessoas a despegar daquilo que não usam mais. Esse método, chamado de KonMari, parte do princípio de que os objetos que possuímos têm um propósito a cumprir – ainda que seja nos mostrar que determinado tipo de roupa não nos cai bem ou que certo gênero literário não faz o nosso estilo. O importante é que, antes de nos desfazermos de qualquer coisa, precisamos agradecê-la pelo papel que desempenhou em nossas vidas.

Mesmo que pareça estranho à primeira vista, essa tática ajuda muito, especialmente quando se trata de itens sentimentais. Agradecer o item de que pretendemos nos desfazer contribui para diminuir a culpa de passá-lo adiante ou jogá-lo fora.

Lembre-se de quem precisa mais do que você

Aquele monte de moletons velhos que você nunca mais vestiu ou aqueles livros didáticos da terceira série podem não servir mais para você hoje, mas com certeza ajudariam (e muito) outras pessoas! Pensar nelas torna a ideia de nos desfazermos de algo menos assustadora, porque sabemos que, ao doar o que não nos serve mais, vamos fazer o bem a outros.

Foque no espaço livre

Quando estiver muito difícil desapegar de algum item, concentre-se no espaço livre que vai se abrir quando o tal item se for. Sabe aquela gaveta que nem abre mais, ou aquele armário de onde caem coisas cada vez que você abre uma porta? O desapego pode tornar esses espaços mais organizados e funcionais, sem contar no visual mais clean.

Ganhe um dinheirinho

Uma graninha extra é sempre bem-vinda, e desapegar pode te ajudar com isso! Se não tiver para quem doar os itens de que pretende se desfazer, uma boa opção é colocá-los à venda, num bazar de garagem ou na internet. É provável que você precise vendê-los por preços mais baixos do que os de compra, mas já é alguma coisa!

Assista a vídeos sobre o minimalismo

Existem vários documentários e vídeos na internet sobre minimalismo. O canal Never Too Small, do Youtube, por exemplo, tem uma série de vídeos mostrando apartamentos pequenos e minimalistas que, com certeza, vão te inspirar a possuir menos coisas!

Essas dicas são muito práticas e, com certeza, vão te ajudar nesse processo de desapegar daquilo que você não usa mais!

———————————————————

O artigo acima foi editado por Vivian Cerri.

Gostou deste tipo de conteúdo? Acesse a página inicial da Her Campus Casper Libero para mais!

I’m a writer and Journalism student at Cásper Líbero. Besides writing and reading, I’m fascinated by culture, arts and wellness.