Her Campus Logo Her Campus Logo
Arianna Tucker / Her Campus
Sex + Relationships

Se Toca, Garota! #5 Benefícios Da Masturbação

O artigo abaixo foi escrito por Bianca Carvalho Lucarelli e editado por Giulia Howard. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

A masturbação feminina ainda é um tabu na sociedade. Já é hora de encarar o ato com naturalidade e como um recurso que proporciona autoestima para as mulheres. De acordo com a Dra. Lauren Streicher, professora adjunta de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Northwestern, nos EUA, a masturbação pode melhorar o sono, aliviar o estresse e melhorar a relação da mulher com o seu próprio corpo.  A médica ainda ressaltou que, assim como realizar um exercício físico ou receber uma massagem, a autoestimulação é uma ótima maneira de relaxar emocionalmente e fisicamente.

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, 40% das mulheres não se masturbam frequentemente e 70% delas dizem não atingir o clímax ao transar com seus parceiros. Nessa matéria, conheça 5 benefícios da masturbação feminina e como ela pode ajudar na saúde, na autoestima, no autoconhecimento e na vida em geral.

Alivia dores

Um dos principais benefícios da masturbação feminina é a ação analgésica. A explicação está relacionada com a liberação de um precursor endógeno da adrenalina no corpo, a norepinefrina, em resposta ao estresse físico.

Assim, a masturbação libera endorfinas, o que alivia dores – inclusive em períodos menstruais. Logo, além de ser prazerosa, a masturbação torna-se analgésico em aliviar a cólica, por exemplo, tendo em vista que, com a contração do útero e o relaxamento da musculatura genital após o orgasmo, ocorre o favorecimento da saída do sangue menstrual, melhorando os sintomas.

Melhora o sono

A masturbação melhora o sono e, novamente, isso está relacionado com a liberação de hormônios. Isso porque depois do orgasmo, mais especificamente depois de 60 segundos do orgasmo, o organismo libera ocitocina, o que diminui o efeito do cortisol (o hormônio do estresse), melhorando a qualidade do sono.

Beneficia o autoconhecimento e autoestima

A masturbação é uma forma de dar prazer a si mesma, ou seja, você sabe o que gosta e o que não gosta. É conhecer o seu corpo e pesquisar mais a respeito. A masturbação, ato negado às mulheres durante tanto tempo, é sinônimo de amor-próprio e de autocuidado. Tendo em mente que se tocar, dar-se prazer e explorar suas zonas erógenas é essencial para se conhecer.

Fortalece o sistema imunológico

Segundo um artigo publicado na revista acadêmica britânica Sexual and Relationship Therapy, o sistema imunológico dos homens que se masturbam opera de forma mais eficiente. Já com a masturbação feminina, a atividade pode prevenir endometriose, doença que pode provocar infertilidade feminina, e outras infecções, visto que contribui para que se abra o colo do útero e se libere mucosidade e fluidos cervicais.

E, de acordo com uma pesquisa do Cancer Epidemiology Centre de Melbourne, na Austrália, os homens entre 20 e 50 anos que se masturbam mais de cinco vezes por semana possuem menos chance de desenvolver um câncer.

Fortalece o assoalho pélvico

A masturbação feminina pode melhorar, e muito, a questão da incontinência urinária. A incontinência urinária pode ocorrer com mulheres que acabaram de ter filhos ou devido à idade. Vale lembrar que o assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos, tecidos e nervos que suportam a sua bexiga, útero, vagina e reto. É essencial fortalecê-lo e evitar a incontinência urinária e, consequentemente, a queda desses órgãos dentro do espaço abdominal.

E mais: assoalho pélvico fortalecido proporciona orgasmos mais frequentes seja durante a masturbação, seja durante o sexo com parceiros. 

A masturbação feminina é saudável e empodera. Além disso, favorece as relações sexuais do casal também. A masturbação feminina só traz benefícios, então se toca, garota!

👯‍♀️ Related: Why “Solar Power”, By Lorde, Is Worth 50 Minutes Of Your Day
Bianca Lucarelli, 18 anos e jornalista em formação. Possui uma paixão indescritível por séries e livros, assim como pelos seus pets. Vê a escrita como uma forma de tirar o peso do mundo de seus ombros. Atualmente divide o tempo entre a calmaria do interior e a correria de São Paulo.
Similar Reads👯‍♀️