Qual É O Futuro Da Educação Brasileira Após A Pandemia De Covid-19?

O Seminário “Semana Educacional Jovem do Futuro”, que acontece de 6 à 10 de julho, aborda os principais desafios impostos pela pandemia na educação, através da perspectiva das juventudes e diálogo com Secretários Estaduais de Educação de todo o país.

  1. 1. O que é o MAPA Educação?

    O Mapa Educação é uma organização sem fins lucrativos, que tem a missão de levar uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros. É um movimento que mobiliza a juventude em prol de melhores políticas públicas educacionais, com foco na política local. Segundo a organização, os jovens são os principais afetados pela qualidade da educação pública brasileira, por isso trabalham no engajamento e formação de jovens de todo o país para a construção de soluções efetivas, formando líderes dispostos e qualificados para enfrentar os problemas da nossa educação com prioridade na prática.

    No dia 23 de junho, o Mapa Educação, junto com o CONJUVE, UNESCO, Fundação Roberto Marinho, Porvir, Visão Mundial, Rede Conhecimento Social e Em Movimento, lançou a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, uma pesquisa com a participação de 33.688 jovens que mostra como a pandemia do coronavírus impactou a rotina dos jovens. Com quatro eixos estruturantes, o eixo Educação e Aprendizagem trouxe dados importantes e preocupantes.

    Dos respondentes que estudam, 28% assumiu que já pensou em não voltar para a escola no pós pandemia. Além disso, entre os jovens que pretendem fazer o ENEM ou ainda não se decidiram, 49% já pensou em não participar da próxima edição do exame e 67% disse que não estão conseguindo estudar desde que as aulas foram suspensas. A pesquisa foi destaque no Jornal Nacional do dia 22/06, O Globo, Estadão, G1, CBN, Agência Brasil e Exame.

    Isabella Rozzino, copresidente do Mapa Educação, conta que “A pandemia do coronavírus escancarou desafios da educação pública. A pesquisa que lançamos junto com outras organizações validou muitos dos temores das consequências que a crise traria para a educação. Em momentos em que soluções são complexas, acreditamos ser ainda mais importante criar um ambiente de construção coletiva entre jovens e tomadores de decisão para buscar soluções com base em evidências e que tragam resultados concretos para a nossa educação, adequados aos anseios dos jovens. É inédito uma organização que coloque Secretários Estaduais de Educação lado a lado com jovens e esperamos que surjam ideias para auxiliar tanto na retomada da educação, como nos problemas já conhecidos da nossa Educação”.

    Dada a importância e urgência de debater esses e outros dados entre jovens e representantes do poder público, construindo juntos possibilidades de futuros para estes temas tão complexos e importantes para as juventudes brasileiras, a “Semana Educacional Jovem do Futuro” irá acontecer entre os dias 6 e 10 de julho, das 16h às 18h e será transmitido pelo canal do Youtube do Mapa Educação.

    Jovens e entusiastas da educação poderão, de forma remota, participar do seminário online realizado pelo Movimento Mapa Educação, que tem como objetivo promover diálogo entre jovens de todas as regiões do país e tomadores de decisão, para que avancem juntos no debate sobre o futuro da educação no pós pandemia. O evento conta com cerca de ⅓ dos Secretários Estaduais de Educação do Brasil confirmados.

Consciente das diversidades regionais de nosso país, o evento acontecerá em 5 dias para que se possa debater com mais profundidade especificidades regionais. Assim, a distribuição dos dias será a seguinte: região Norte (6 de julho), região Nordeste (7 de julho), região Centro Oeste (8 de julho), região Sudeste (9 de julho), região Sul (10 de julho). A transmissão será feita pelo canal do youtube do Movimento Mapa Educação. Faça sua inscrição gratuita!

PROGRAMAÇÃO:

06 de julho: Região Norte das 16h às 18h

Goreth Sousa - Secretária de Educação do Amapá

Michely Alves - Coordenadora de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Pará Luis Fabian Barbosa - Secretário de Educação e Desporto do Amazonas                        

07 de julho: Região Nordeste das 16h às 18h

Josué Modesto dos Passos Subrinho - Secretário de Educação, do Esporte e da Cultura do Sergipe Felipe Costa Camarão - Secretário de Educação do Maranhão                    

08 de julho: Região Centro Oeste das 16h às 18h

Cecília Amendola da Motta - Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul

 

09 de julho: Região Sudeste das 16h às 18h

Claudia Raybolt - Subsecretária de Ensino no Rio de Janeiro                    

 

10 de julho: Região Sul das 17h às 19h

Renato Feder - Secretário de Educação do Paraná

Natalino Uggioni - Secretário de Educação de Santa Catarina