Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

Principais tendências de moda ao longo das décadas (1960-2020)

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

A moda é algo que está em constante mudança ao longo dos anos. O modo de se vestir se reinventa conforme a mudança de pensamentos e costumes de determinadas épocas. Aqui você verá as principais tendências de moda ao longo das últimas décadas.  

Anos 60

Nos anos 60, o mundo da moda era um confronto ao conservadorismo. Roupas curtas eram sinal de desrespeito, mas Mary Quant veio revolucionar esse universo. É a responsável pela criação das hot pants e das minissaias. Quant teve tamanha influência que em 1966 recebeu de Elizabeth II um título pela importante contribuição na indústria da moda nacional.  

Yves Saint Laurent também deixou seu legado, foi responsável por introduzir o terno na moda feminina, o chamado “Le Smoking”, a peça foi apresentada em 1966 no contexto da “Pop Art Collection”, em uma coleção de Alta-Costura para o outono/inverno.

“Para uma mulher, o smoking é uma peça essencial com a qual ela sempre se sentirá na moda, porque é uma peça de moda e não uma peça da moda”, disse o estilista.

Anos 70

Já na década seguinte foi um pouquinho diferente, a moda dos anos 70 era inteiramente motivada pela música e principalmente pelos festivais, com influência do movimento hippie e do rock. Foi a era marcada por suas peças informais, alegres e coloridas. 

Um dos grandes símbolos do estilo hippie eram as famosas calças boca de sino, as jaquetas com franjas, camisas tie-dye, óculos escuros e os acessórios com miçangas. Na época, alguns artistas tinham influência nesse meio, sendo eles David Bowie e Jimi Hendrix.

“Granny Style”, as conhecidas peças artesanais como o crochê e o bordado e o Punk Rock com suas jaquetas de couro, camisetas de banda, calças rasgadas e acessórios com spykes também marcaram a década.

Anos 80

Nos anos 80, o exagero, o brilho, a ousadia, a cor e as estampas eram as tendências que se encontravam em alta com influência da discoteca e do rock. A moda tinha seus ícones como Madonna, Cazuza e Xuxa. Algumas peças que não podemos deixar de citar são os sutiãs pontudos, as roupas neon, e claro, a moda fitness de looks com collants, polainas, faixas de cabeça e bandanas. 

Um dos principais estilistas dessa era foi Christian Lacroix, ganhando fama por reinventar a alta costura fazendo sucesso com os yuppies, que utilizavam roupas de grife e normalmente eram pessoas luxuosas e bem sucedidas. 

Anos 90

Em 1990, a moda era representada pelo minimalismo. O estilo Grunge estava em alta, influenciando não só na moda, mas também no comportamento, os grunges usavam calças despojadas, bermudas largas e camisas xadrez.

Um dos maiores ícones da moda nessa época é a modelo Kate Moss, conhecida pela sua imersão em estilos ousados. Isso se mostrou bem claro na festa de 1993 “Look of the Year”, da Elite Model Agency, quando a modelo usou um slip dress transparente. 

Kate também aderiu à moda dos vestidos pretos clássicos desse período. Em todas as festas dava um jeitinho de usá-los, usou na Paris Fashion Week e na festa de lançamento da revista Talk em Nova York.

Anos 2000

No início do novo século, anos 2000, veio o termoY2k aesthetic” que definia a estética da época. Bolero, baby look, minissaias, lenços e conjuntos de veludo acompanhavam o look perfeito. Um comeback inesperado foi o das calças e saias de cintura baixa.

Britney Spears foi uma grande inspiração dos looks da época. Não tem como não se lembrar de seu look all jeans ao lado de Justin Timberlake no American Music Awards em 2001.

Vestido por cima da calça – sim, é isso mesmo que você ouviu, nos anos 2000 essa composição estava extremamente em alta – Miley Cyrus apareceu usando no Teen Choice Awards em 2006.

Anos 2010

Já 2010, a década marcada pelo crescimento das redes sociais permitiu maior acesso às tendências que estavam em alta e também a muitos estilos do passado.

A popularidade do Tumblr em 2010, foi sem dúvidas a rede social que influenciou a moda na época. O estiloTwee Style” deixou seu nome, um visual romântico, composto por sapatilhas, meias-calças, laços e  sobreposições com vestidos. A atriz Zooey Deschanel é uma ótima definição desse conceito com seus looks em “500 Dias Com Ela”.

E o estilo swag, marcado por Justin Bieber e Miley Cyrus, a moda dos bonés de aba reta, tênis estilo botinha, jeans e peças oversized também deixou seu legado na era.

Atualmente: anos 2020

E agora como falar da moda de 2020? O ano que passamos mais tempo em casa do que nas ruas devido à pandemia, e o ano que teve grande influência do tiktok definindo novos estilos e termos.

Soft girl, e-girl, vsco girl, são exemplos desses “novos” estilos. A estética soft girl” se intensificou com a popularização do k-pop, utilizando cores pastéis, maquiagens claras, deixando sempre o look com aparência fofa.

O termo “e-girl” lembra a estética do punk rock, usando maquiagens pesadas, saia de prega acompanhadas de meia arrastão e tops/camisetas pretas. E as “VSCO girls” surgiram com as trends do tiktok, elas usavam roupas básicas normalmente com a estampa tie-dye, crocs neutros, e os famosos bucket hats.

Você já conhecia essas tendências das décadas passadas? Continua usando alguma hoje em dia? Entendemos que a moda é cíclica e podemos nos inspirar em looks de eras passadas com um toquezinho do presente!

O texto acima foi editado por por Ana Luiza Sanfilippo.

Gostou do contúdo? Veja Her Campus Cásper Líbero para mais!

Luiza Nogueira

Casper Libero '26

Estudante de Jornalismo da Cásper Líbero apaixonada em séries, filmes e assuntos atuais importantes do cotidiano indo atrás do seu sonho!