Her Campus Logo Her Campus Logo
Style

Oscar: O Impacto Dos Looks No Mundo Da Moda e Visuais Que Se Destacaram

Com a premiação anual mais prestigiada no mundo do cinema se aproximando, entram em pauta discussões sobre as principais produções do último ano, atores que se destacaram e, também, as tendências que serão vistas nos looks dos convidados. A expectativa para ver os ganhadores é grande, assim como a ansiedade para ver as roupas usadas por essas celebridades no red carpet que podem causar grande impacto no mundo da moda.

Se olharmos do ponto de vista das marcas de alta costura, o impacto é mínimo nas coleções seguintes, já que são elas que costumam ditar as regras no mundo da moda, e são, normalmente, mais ousadas do que até mesmo as peças mais diferentes vistas nessas premiações. No entanto, são em eventos como o Oscar que casas de alta costura se consagram, como ocorreu com a Versace após Elizabeth Hurley usar um vestido preto com detalhes dourados no lançamento de “Quatro Casamentos e Um Funeral”. Isso ocorre devido ao alto número de espectadores e o impacto imediato causado, que se tornou crucial para o fashion business.

A audiência dos Oscar passa o número de 25 milhões de telespectadores quase todos os anos. Ou seja, são mais de 25 milhões de pessoas vendo ao vivo os modelos escolhidos pelas celebridades e assinados pelos mais relevantes estilistas e marcas do mundo, além da visualização posterior e da repercussão na internet que é gigantesca. Consequentemente, a imagem dessas marcas entra em destaque, fazendo com que ganhem visibilidade, mercado e público.

O efeito causado no público também é instantâneo, não à toa a busca por vestidos rosas e capas aumentaram no último ano, após ambos serem bastante vistos na última edição do evento. As maquiagens e cabelos usados também antecipam as tendências que veremos durante a temporada. No último ano da premiação, sombras coloridas, cabelos platinados e curtos, brilho nos olhos… A consequência foi vista durante todo o ano que veio a seguir.

Felicity Warner / HCM

Looks Que Se Destacaram:

Audrey Hepburn e Seu Vestido de Renda Branca (1954)

A parceria da eterna Bonequinha de Luxo com a maison de couture, que durou quase 4 décadas, marcou a imagem de Audrey Hepburn assim como a da Givenchy por gerar modelos icônicos, como o usado pela atriz na 26° edição do Oscar quando conquistou a estatueta de Melhor Atriz pelo seu papel em “A Princesa e o Plebeu”, usando um vestido floral branco de Hubert de Givenchy.

 A Transparência de Barbra Streisand (1969)

A atriz ganhou o prêmio de Melhor Atriz por “Funny Girl” naquela noite, mas não foi isso que fez com que ela fosse o alvo dos comentários. Para a ocasião, ela escolheu terninho e calça de lantejoulas assinados por Arnold Scaasi. O que ela não esperava era que sob as luzes eles ficassem transparentes. Mas para sua sorte ficaram, já que o incidente tornou o look um dos mais memoráveis da premiação.

Cher em Sua “Fantasia Carnavalesca” (1986)

O look usado por Cher no Oscar de 1986 poderia facilmente ser de uma passista no carnaval brasileiro. Anos depois, ela contou que o look exótico havia sido uma maneira de enfrentar a Academia que parecia não simpatizar muito com ela.

O Atemporal Vestido Que Cindy Crawford (1991)

O Versace vermelho com decote profundo, que a modelo usou para a cerimônia de 1991, ao lado de seu, até então, namorado Richard Gere, é ainda um dos mais famosos e copiados na história.

Nicole Kidman Com Seu Icônico Dior (1997)

Ao lado de Tom Cruise, seu ex-marido, Nicole desfilou pelo tapete vermelho da premiação usando um modelo da Dior em seda verde chartreuse detalhado com chinoiserie e assinado por John Galliano. O vestido, inclusive, foi por muito tempo o mais caro da premiação avaliado em 2 milhões de dólares na época.

O Vintage de Julia Roberts (2001)

O vestido usado por Julia Roberts na noite em que ganhou a estatueta por “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” teve grande impacto no mundo da moda. O modelo da Versace escolhido era um preto e branco, de 1992, da grife italiana. Em seu documentário, “Valentino: O Último Imperador”, o estilista declarou: “Esse foi o vestido mais sensacional já visto em uma celebridade. Isso criou um novo item de moda, o vintage“.

Björk e seu cisne (2001)

O mais controverso da lista e também um dos mais impactantes: o vestido de cisne usado pela cantora e compositora. Além disso, ela levou ovos falsos para deixar seu rastro ao longo do caminho. Não podemos dizer que o vestido foi muito influente mas com certeza ficou marcado na história da premiação.

Halle Berry com seu ousado Elie Saab (2002)

Halle fez história naquela noite por ser a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz usando um vestido com muita transparência assinado por Elie Saab, foi nesse momento que o libanês teve seu merecido destaque e viu seu nome crescer dentro da moda.

Charlize Theron Como Uma Verdadeira Hollywoodiana (2004)

A loira recebeu sua estatueta de Melhor Atriz pelo papel no filme “Monster” em um modelo da Gucci, e com cabelo e maquiagem remetendo ao incrível estilo antigo de diva hollywoodiana.

O Sexy Sem Ser Vulgar de Hilary Swank (2005)

Na noite em que ganhou o Oscar de melhor atriz por seu papel em “Million Dollar Baby”, a atriz ficou marcada na história da moda com seu icônico vestido, com um cut-out marcante nas costas, Guy Laroche.

Penelope Cruz (2007)

O Versace escolhido por Penelope Cruz, para a edição em que concorria a Melhor Atriz por Volver, era um modelo bem dramático, bem como uma noite de Oscar pede.

A Fenda de Angelina Jolie (2012)
https://www.youtube.com/watch?v=CTT2PMzeeh0

Para a 84° edição do Oscar, Angelina Jolie escolheu um pretinho nada básico da grife Atelier Versace. O vestido usado pela atriz foi um dos assuntos mais comentados da noite devido a sua profunda fenda, e com certeza, virou referência quando o assunto é esse.

Jennifer Lawrence e Seu Milionário Dior (2013)
https://www.youtube.com/watch?v=WDU7zLAd2-U

Nem os memes após pisar na barra do vestido e cair ao ir receber sua estatueta de Melhor Atriz, por sua atuação em “O Lado Bom da Vida”, abalaram Jennifer Lawrence. A atriz vestiu um Dior milionário avaliado em nada menos do que 21 milhões de reais, o mais caro usado na premiação até hoje. Era “rosa pálido, estilo princesa, é ajustado nos quadris, deixando-a parecida com uma sereia“, como escreveu a revista Times quando elegeram esse o melhor look do ano. O que é um tombinho quando se é a mais bem vestida do ano, não é mesmo?

Lupita Nyong’o Como Cinderela (2014)

O vestido usado por Lupita Nyong’o na 86° edição do evento era digno de uma princesa. A atriz quênio-mexicana recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante naquela noite pelo seu papel no longa “12 Anos de Escravidão” em um Prada azul céu, o que fez com que a cor ganhasse destaque após o evento. 

Vale lembrar que no ano seguinte ela usou um modelo da Calvin Klein com 6 mil pérolas que foi roubado e devolvido, já que os ladrões descobriram que, na verdade, as pérolas eram falsas.

Alicia Vikander em Um Moderno Conto de Fadas (2014)

Assim como Lupita Nyong’o em 2014, Alicia Vikander parecia uma princesa em seu Louis Vuitton. O amarelo suave do vestido com a silhueta marcada e o penteado da atriz, poderia ser facilmente uma produção para o live-action de “A Bela e a Fera”. No entanto, a assimetria da saia com a barra quase bufante e dos detalhes prata garantiram modernidade ao vestido, que é lembrado como um dos mais elegantes do evento.

O Vestido Smoking de Billy Porter (2019)

Billy Porter roubou a cena no evento da Academia de 2019 ao aparecer com um vestido em veludo preto assinado por Christian Siriano. O ator com certeza causou grande impacto ao ousar com seu objetivo: mostrar que roupas não tem gênero.

A 93° edição do Oscar acontece no dia 25 de abril, no Teatro Dolby em Los Angeles. Entre as presenças confirmadas temos Zendaya, Brad Pitt, Reese Witherspoon e Halle Berry. Ansiosa para descobrir as próximas tendências lançadas no red carpet da premiação.

—————————————————————————-

O artigo acima foi editado por Mariana Miranda Pacheco

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira a home page da Her Campus Casper Libero para mais!

Júlia Polo

Casper Libero '24

A journalist in the making who likes to talk about politics, fashion, soccer and whatever it´s aloud.
Similar Reads👯‍♀️