Her Campus Logo Her Campus Logo
Entertainment

O Que Os Shows Cancelados De Justin Bieber Podem Nos Dizer Sobre A Saúde Mental Das Estrelas Pop

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.

Recentemente, o cantor Justin Bieber iniciou a Justice World Tour, sua turnê internacional para seu oitavo álbum de estúdio, mas algumas reviravoltas o impediram de seguir com seu calendário de shows da forma que pretendia.

Em junho deste ano, o cantor veio a público declarar que não poderia realizar alguns shows após ser diagnosticado com a Síndrome de Ramsay-Hunt, doença que afeta o nervo facial perto do ouvido interno, a parte mais profunda do órgão. Após presenciar uma melhora, Bieber cancelou o restante da turnê alegando que precisava preservar sua saúde mental.

Em várias outras situações, artistas se viram sem outra opção a não ser cancelar planos por conta de sua saúde psicológica, tal situação acomete muitas das maiores figuras públicas que conhecemos. Mas o que esses episódios tão recorrentes podem nos dizer sobre a saúde mental dessas estrelas?

o contraponto da fama

O próprio Bieber escreve em uma de suas músicas sobre como é ser famoso. Em sua faixa “Lonely“, JB deixa claro que muitas vezes a fama e o estrelismo que muitos invejam, não são coisas boas. Ao cantar “Todos sabem do meu passado/Como se minha casa sempre fosse feita de vidro” e “Todos me viram doente/…/Criticaram as coisas que fiz, quando um garoto idiota”, o artista exemplifica de forma explicita o julgamento e criticismo sofridos por figuras públicas ao longo de suas vidas

O público e tablóides têm um grande papel em deteriorar a sanidade mental de pop stars, ao invadir suas vidas privadas e deixando a entender que é papel desses artistas servirem como uma espécie de entretenimento.

Esses artistas vendem seus produtos, sejam eles a atuação ou músicas, não suas vidas, as quais não deveriam estar sendo expostas em vitrines para que todos possam julgar como bem entenderem.

Esse tipo de comportamento da mídia leva esses cantores a um nível muito elevado de estresse, muitas vezes causando a chamada Síndrome de Burnout, distúrbio emocional que apresenta sintomas de exaustão extrema e esgotamento físico. Assim como vários outros distúrbios, esse é causado por condições de trabalho desgastantes, e que demandam muita responsabilidade, resultando em uma grande pressão emocional. Justin, em questão, teve sua vida exposta desde muito jovem, assim como muitos outros artistas de sua época. Essa exposição causou, e continua a causar, muitos problemas mentais para eles. A pressão criada pelo público só aumentou com o uso disparado das redes sociais, que de certa forma fez com que suas vidas fossem mais expostas do que antes, tendo um alcance maior.

Artistas que também passaram por isso

BRITNEY SPEARS

Britney Spears é uma das maiores pop stars de sua época, e ao decorrer dos anos houveram diversas polêmicas vinculadas ao seu nome. A cantora pop se abriu sobre nos últimos anos, após ser mantida sob tutela financeira de seu pai por anos, o qual alegou estar preocupada que ela não seria capaz de cuidar de sua própria vida, por conta de suas doenças mentais.

Após uma série de episódios traumáticos, Britney conseguiu recuperar sua tutela, mas o trauma continua existindo.

demi lovato

Demi Lovato vive uma vida pública desde muito nova, sendo um dos grandes nomes de sua geração. Aos 18 anos, a cantora começou a se abrir sobre seu caso de ansiedade, depressão e distúrbios alimentares

Lovato usou de sua arte para desabafar muitas vezes, algumas de suas músicas retratam seu sofrimento e agonia durante seus episódios de piora em sua saúde mental.

billie eilish

Assim como Bieber, Billie Eilish tem lidado com algumas doenças físicas, que de certa forma acabam afetando sua saúde mental.

A cantora norte-americana se abriu sobre a Síndrome de Tourette, doença na qual foi diagnosticada ainda jovem. Billie também sempre foi muito aberta sobre sua saúde mental, falando sobre sua dismorfia corporal, depressão e pensamentos suicidas. Ao se abrir sobre tais assuntos, Eilish fala sobre sua ansiedade em relação às turnês. Em entrevista à Rolling Stones ela diz que sentia como se estivesse em um limbo infinito, como se não conseguisse ver um fim para aquilo. Hoje em dia, Billie diz que se acostumou a essa ideia, graças a acompanhamentos psicológicos durante o período em que está viajando.

Justin Bieber, assim como dezenas de outros artistas, deixou sua saúde física e mental de lado para conseguire atender a demanda que seu público espera, resultando em problemas ainda maiores devido ao esgotamento geral causado por essa escolha. Para muitos, a única solução que veem é se afastarem por um tempo desta vida pública, cancelando tours e se isolando com suas famílias, tentando de algum modo se recuperar do estresse causado.

Doenças mentais são mais comuns do que é apresentado na mídia – é importante que haja um acompanhamento psicológico e um tratamento específico nesses casos. Nossa saúde mental importa, assim como a saúde física.

————————————————–

O artigo abaixo foi editado por Gabriela Antualpa. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Beatriz Oliveira

Casper Libero '25

Journalism student at Cásper Líbero, who's also a very passionate reader and writer. I tend to spend most of my days fangirling over Taylor Swift, reading romcoms and talking about politics!