Muito Além Do Hit “Telepatía”: Conheça Kali Uchis

Kali Uchis, cantora latino-americana que bombou com o hit Telepatía”, é uma artista versátil que iniciou sua carreira profissional na música em 2012. Apesar de hoje ser conhecida musicalmente, Kali também é produtora, compositora, atriz e designer de moda. Ela sempre esteve ligada ao mundo das artes com criatividade, não à toa deu o pontapé inicial na sua carreira de cantora lançando “Drunken Babble”, seu primeiro álbum – em forma de mixtape – que produziu sozinha.

Hoje, a cantora que ocupa a 77ª posição dos artistas mais escutados no Spotify, está com a carreira em notável ascensão. Telepatía está com mais de 225 milhões de reproduções no Spotify, 72 milhões de views no YouTube e a taxa de popularidade acima de 97% no Deezer. Parte desse resultado se deve ao fato da música de seu álbum “Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios)”, lançado em novembro de 2020, ter viralizado no TikTok em fevereiro de 2021. No entanto, a carreira da cantora não se consolidou devido a esse acontecimento.

  1. 1. A carreira musical

    Atuante em diversos meios artísticos, Kali Uchis sempre colocou a mão na massa em seus projetos. Em “Drunken Babble”, ela quem compôs as letras e harmonias, além de criar as melodias das músicas utilizando o aplicativo Garageband (disponível na App Store). Foi ela também que criou a capa do álbum e, um ano depois, auxiliou na direção do clipe de uma das músicas. O mixtape tem um estilo underground clássico, que, por muitos anos, foi o principal gênero da cantora.

    Com o passar do tempo, Kali abraçou outros estilos musicais, como o alternativo e o indie, mas nunca largou mão de suas influências, que contam com os gêneros jazz, blues e soul. Hoje a artista possui mais de 40 músicas publicadas, já fez cinco turnês e foi indicada a premiações importantes, como o Grammy, que venceu em 2021 na categoria Best Dance Recording, com a música 10%”, feita em parceria com o Dj Kaytranada.

  2. 2. Features

    Desde 2012, a carreira profissional de Kali se consolida e a cantora ganha cada vez mais conhecimento no universo musical. O crescimento e popularidade incentivam o surgimento de propostas de parcerias com outros cantores. Hoje, Kali tem mais de dez features. Em seu último álbum, "Sin Miedo”, existem três parceiras, mas “Isolation”, lançado em 2018, lidera o ranking com cinco feats.

    Dentre as #Top20 músicas mais tocadas de Kali Uchis, quatro são produções feitas em parceria com outros artistas. “After The Storm (feat. Tyler, The Creator & Bootsy Collins)”, do álbum “Isolation” é o feature mais escutado da cantora, com mais de 155 milhões de reproduções no Spotify. 10%”, “la luz(Fín)” e “¡aqui yo mando!” são as músicas de Kali feitas em parceria com outros artistas mais escutadas, atingindo, respectivamente, números superiores a 45, 20 e 17 milhões de reproduções na plataforma de streaming.

    Kali também fez parcerias em álbuns de artistas como Tyler, The Creator, com a música “See You Again” e Daniel Caesar, com Get You”. Os hits possuem, respectivamente, 366 e 431 milhões de reproduções no Spotify.

  3. 3. A mudança que o hit trouxe

    Viralizar hoje em dia acarreta em um “boom” de crescimento. Kali Uchis criou sua conta no Instagram em janeiro de 2015 e alcançou a marca de 2 milhões de seguidores em outubro de 2020. Com o lançamento de seu último álbum “Sin Miedo”, que trouxe o hit “Telepatía” em novembro de 2020, a cantora subiu para 2,9 milhões de seguidores em apenas seis meses. Além disso, a artista, hoje, está com um índice considerável de ouvintes mensais no Spotify, ultrapassando a marca de 28,5 milhões.

    Analisando as regiões que mais escutam a cantora, 4 das 5 cidades que mais reproduzem suas músicas estão na América Latina (no México, Chile e Peru), representando mais de 2,3 milhões das reproduções da cantora na plataforma de streaming. Esses dados refletem o atual centro do público da artista, que, mesmo em crescente ascensão em todo o mundo, é mais reproduzida na América Latina. Isso se deve, em partes, pelo idioma espanhol da maioria de suas músicas.

  4. 4. Bastidores do sucesso

    O hit “Telepatía” bombou nas redes sociais pelo seu estilo indie e pela sensação de plenitude que traz. Em sua conta no TikTok, Kali Uchis disse que escreveu a letra da música sobre espiritualmente estar com alguém, que, fisicamente, não pode. “Enquanto fazia a música, enviava amor telepático de cura a todos”, completou. Para ela, o hit tem poder de cura e torna quem o escuta um ser humano melhor.

    Kali participou da produção do videoclipe da música não apenas como cantora, mas como diretora criativa. O clipe foi publicado no Youtube dia 18 de março de 2021, 4 meses após o lançamento da música. A produção ajuda a transmitir as principais sensações que fizeram o hit bombar nas redes sociais, além de formar um enredo que se passa em sua cidade natal, Pereira, na Colômbia.

Fãs demonstram empolgação nas redes sociais pelos próximos capítulos da carreira da cantora. A ansiedade para os novos álbuns, singles e features da Kali é unânime entre seus admiradores, mas eles também levantam algumas indagações. Internautas se perguntam sobre os próximos lançamentos da cantora serem em inglês ou espanhol, afinal, o fato de “Telepatía” ter trechos em inglês pode ter influenciado para torná-lo uma música viral. De qualquer forma, o hit reiterou não apenas para seus fãs, mas para o mundo o amor que Kali Uchis tem pela carreira que escolheu seguir, que envolve música, produção, direção e, enfim, muita criatividade.

-------------------------------------------------------------------------

O artigo acima foi editado por Giullyana Aya Lourenço.

Gostou deste tipo de conteúdo? Confira a página inicial do Her Campus Casper Libero para mais!