Channel of the band Barões da Pisadinha on my computer

Mas É Só Tu Ligar Pra Mim Que Eu Não Resisto: Conheça Os Barões Da Pisadinha

Já que me ensinou a beber, já que me ensinou a sofrer, me ensina por favor como é que faz pra te esquecer” e “​eu já te superei, certeza eu superei”, são só dois trechos de músicas que, com certeza, todo brasileiro já ouviu. O chorinho que antecede as composições também é característico de muitas outras que tocam em festas e shows, dos mais variados lugares do país.

Por trás dessas canções e desse estilo tão marcante temos o grupo “Os Barões da Pisadinha”. Composto por Felipe e Rodrigo Barão que juntos, tocam e cantam forró, tecnobrega, e como o nome já diz, a famosa “pisadinha”, que é uma vertente do forró caracterizada pela união do teclado eletrônico e da voz, sem perder a essência original do estilo, seja nas letras quanto nos arranjos musicais. É comum que tal ritmo seja tocado em eventos e festas, nos famosos paredões de som. Os Barões surgem nesse meio como os principais citados e lembrados quando alguém se refere ao estilo.

O grupo surgiu em 2015, nas cidades de Heliópolis e Ribeira do Amparo, ambas na cidade da Bahia. De origem nordestina e baiana, não demorou muito para que o característico teclado ecoasse pelas cinco regiões do país, surgindo com variações em inglês, coreografias dentro do TikTok e até mesmo dentro do "Big Brother Brasil 21", em uma festa da edição onde foram chamados para cantar. É fato que Barões está na ponta da língua do povo.

As letras são marcadas pela chamada “sofrência” e por cotidianos da vida amorosa, assim como no sertanejo, mas com um toque mais animado, com aspectos nordestinos e da vida local. Sendo influenciado pelo forró, Barões da Pisadinha tem traços do arrocha e do brega, estilos semelhantes, mas que se completam e ornam. O primeiro sucesso da banda foi apenas em 2019, quando o single “Chupadinha” estourou no Youtube, uma versão caseira, que ultrapassou um milhão de acessos na plataforma.

Essa repercussão despertou o interesse da gravadora Sony Music Brasil, que assinou um contrato com a dupla. Em 2020, o grupo conquistou as plataformas de streaming no Brasil, tornando-se um dos mais ouvidos do ano no Spotify, ficando em sexto lugar, na frente até mesmo da Anitta, uma das maiores referências musicais brasileiras da atualidade. A dupla conquistou espaço dentro da indústria de música local, e se espalhou pelo Brasil e pelo mundo, dando destaque ao episódio que ecoou na Europa quando o jogador Neymar, com sua camisa do Paris Saint German, entrou com o hit “Tá Rocheda” em uma caixa de som para uma partida da Champions League. Após o ocorrido, a música atingiu ranking alto em plataformas de música em vários países do continente, incluindo os Estados Unidos.

Desde esse destaque internacional, Os Barões da Pisadinha não parou de crescer. Hits como “Recairei”, “Já Que Me Ensinou a Beber” e “Basta Você Me Ligar”, gravado em parceria com Xand Avião, garantiram o sucesso dos destaques da pisadinha em 2020. Com todo a repercussão, é essencial destacar o tamanho da importância da valorização de produtos oriundos de diversas regiões do país. A pisadinha é um artefato da cultura atual e sem dúvidas entrará para a história da música brasileira.

------------------------------------------------------------------------------

O artigo acima foi editado por Giullyana Aya Lourenço.

Gostou deste tipo de conteúdo? Confira a página inicial do Her Campus Casper Libero para mais!