Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

Kanako Kuno: quem é a artista que está viralizando entre as it girls?

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Kanako Kuno tem mais de 17 anos de carreira, mas só agora viralizou nas redes sociais. Ela ganhou uma admiração especial das garotas que disseminam tendências na internet, conhecidas como it girls, bastante ativas em sites como Pinterest, TikTok e X (anteriormente conhecido como Twitter). Mas o que ela tem de diferente para chamar tanta atenção da internet?

Uma japonesa em paris

Nascida no Japão, Kanako Kuno realizou sua graduação em pintura na Tama-Art University em Tóquio. No final de 2005, a artista mudou-se para Paris e começou a vender cartões postais dos seus desenhos.

Um ano depois, ela foi indicada para ser ilustradora de um novo projeto. Assim nasceu o “My Little Paris”, uma newsletter digital direcionada não apenas aos “parisienses natos”, mas também para aqueles que almejam encontrar dicas e bons endereços na capital. 

Em 2013 a Câmara Municipal de Paris lançou a exposição “Les Parisiens”, com a colaboração de Kuno e da editora-chefe do site, Amandine Pechiodat. Foram espalhados 48 desenhos por 1000 outdoors em diversos bairros da cidade da luz, entre eles Saint-Germain, Barbès e Champs Elysées.

A newsletter, inclusive, está ativa até atualmente, e você pode acessá-la (e se inscrever!) aqui

Muito mais que Paris

Além de ilustrar a vida parisiense, Kanako Kuno também cria desenhos relacionados ao dia a dia das mulheres por conta da newsletter – cujo público é majoritariamente feminino – trazer conteúdos sobre moda, beleza, decoração e autocuidado. 

Esse é um dos motivos de a artista estar em alta entre as it girls, principalmente no TikTok e X: seu trabalho parece nostálgico, pois são ilustrações que trazem um toque simbólico do que é se tornar mulher.

Um sentimento coletivo

Os desenhos de Kanako Kuno são carregados de representatividade feminina. São recorrentes cenas de garotas se divertindo com as amigas, trabalhando, cultivando autocuidado com o skincare, praticando exercício físico e fazendo compras no mercado ou no shopping.

A identificação coletiva acontece justamente por se tratar de ilustrações rotineiras e singelas que achávamos ser únicas. Nenhuma experiência é individual. É como experienciar um sentimento de pertencimento, pois são representadas atitudes simples da vida de toda mulher que ganham novas cores, formas e interpretações.

—————–

Esse texto foi editado por Diovanna Mores Monte.
Gostou do conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais.

Nathalia Molinari

Casper Libero '26

journalism student :)