Her Campus Logo Her Campus Logo
Experiences

Gelatos Veganos: conheça os pioneiros deste mercado em SP!

Mais do que gelatos, a Alfreddo Veggani oferece propósito e acolhimento

Após uma viagem para a Índia, influenciado pela cultura local, diversas ideias sobre alimentação saudável surgiram na cabeça de Edson Borba e, em conjunto com a natureza empreendedora de Maurício Moron, uniram-se para tirar um antigo sonho da gaveta: o projeto da sorveteria vegana. Ambos em um processo de mudança de olhar em relação ao trabalho, os sócios fizeram um investimento de risco diante dos desafios deste mercado.

Para se tornarem a primeira gelateria de São Paulo 100% vegana desde a sua abertura, estudaram gelateria tradicional e fizeram e refizeram diversas receitas, testando cada sabor com amigos e parentes, para que chegassem no gelato artesanal, puro e 100% vegano que comercializam atualmente. 

Este processo durou cerca de um ano e meio para que, em 2018, inaugurassem a primeira unidade da sorveteria Alfreddo Veggani, na Vila Mariana, um espaço aconchegante e agradável. 

O principal desafio enfrentado pelos empreendedores foi, e continua sendo, fazer sorvetes super cremosos sem nada de origem animal e sem gorduras saturadas quimicamente. Hoje, a sorveteria conta com 14 sabores de gelatos, entre sorvetes e sorbets, e a cada dia amplia seu cardápio com experiências gastronômicas exclusivas e totalmente veganas. Por isso, você também pode encontrar na loja cafés, bolos e quitutes. 

Para Maurício, “a sorveteria é nossa casa e os clientes são nossos amigos”. Foi o carinho recebido deles que fez com que os sócios passassem pela pior fase da crise econômica provocada pela Covid-19, que afetou pequenos negócios, estabelecimentos e comércios. No entanto, durante a pandemia, surgiu a oportunidade para que abrissem a segunda loja, para dar seguimento ao projeto inicial que já tinha como expectativa abrir um ponto em um endereço mais comercial e estratégico. Agora, você também encontra uma Alfreddo Veggani na R. Fernando de Albuquerque, 184.

Norteados pelo compromisso com o ideal vegano e atuação consciente, a sorveteria é avaliada em 5 estrelas pelo serviço Happy Cow, e já tem muitos planos para o futuro. A perspectiva dos empreendedores em relação à sorveteria é ter recursos para oferecer trabalho com dignidade e completar o ciclo de reciclagem das embalagens utilizadas nas lojas, bem como o lixo orgânico.

Se você tem o sonho de empreender ou já está nesse caminho, a dica que um dos sócios da sorveteria te dá é: “muito trabalho e foco!”. Esses são os ingredientes para uma jornada de muitos desafios, mas também muitas vitórias conquistadas por meio do propósito e dedicação em seu negócio.

O verão já está chegando, e você não pode deixar de experimentar essas delícias para se refrescar!

Barbara Eliza Campos

Casper Libero '23

Admiradora de todas as formas de expressão e, por isso, totalmente apaixonada pela arte e comunicação.
Similar Reads👯‍♀️