Entenda A Psicologia Das Cores Por Trás Da Série Breaking Bad

As cores refletem tudo ao redor das pessoas, elas podem afetar nossas emoções e sentimentos, como também representá-los. O estudo das cores permeia todas as fases da vida do ser humano e está presente em diversas esferas do meio social. Cada cor possui seu significado e sua influência sobre nós, que varia de acordo com a cultura. O mercado publicitário é o que mais utiliza a simbologia das cores, visto que elas interferem na atração do consumidor por determinado produto e também refletem o foco da marca. Além disso, no meio audiovisual, isso tem se desenvolvido cada vez mais. Você já reparou qual é a paleta de cores utilizada na sua série favorita? E o quanto isso reflete de cada personagem e em suas ações?

  1. 1. Uma produção milimetricamente pensada

    Um dos casos mais populares do uso da psicologia das cores, é na série Breaking Bad. Quem é fã sabe que ela é pensada em cada detalhe da sua estrutura. A série conta a história de um professor de química, Walter White (Bryan Cranston), que tem um filho deficiente, Walter Jr. (RJ Mitte) e uma esposa grávida, Skyler White (Anna Gunn), descobre que está com câncer no pulmão e então decide produzir drogas com um ex-aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul), para poder deixar uma quantia boa de dinheiro para sustentar a família.

  2. 2. Mas a final, o que cada cor predominante na série significa?

    Em Breaking Bad o uso das cores é diretamente relacionado a roupa dos personagens, as quais revelam a personalidade de cada um, como também suas respectivas mudanças e objetivos ao longo das temporadas. Tendo o círculo cromático como exemplo, podemos entender muito melhor como o esquema de cores funciona na série. Cuidado, a partir de agora você encontrará alguns spoilers!

    Verde: é a cor do alter ego de Walter White, Heisenberg, ela é uma mistura das cores dos seus dois parceiros mais próximos, Skyler, que costuma usar azul, e Jesse, que costuma usar amarelo. É usada pelo personagem principal durante toda a primeira temporada e também no início da segunda, verde é a cor que representa a ganância, revelação e esperança. Essa última, vista no momento em que Jesse está na reabilitação e todos lá utilizam roupas verdes.

    Azul: A fórmula exclusiva de metanfetamina de Walter White produz cristais azuis conhecidos como Blue Sky, por isso em grande parte da série, ele usa a cor azul em suas roupas. Além disso, Skyler, começa a série utilizando a cor azul, como forma de representar sua lealdade à família. Entretanto, conforme descobre e se envolve nas atividades criminosas do marido, suas cores vão se tornando mais escuras, chegando até ao preto. Walter Jr. também usa essa cor durante o início da segunda temporada, quando parece estar muito preocupado com o estado de saúde do pai.

    Amarelo: A relação dos personagens com a droga é representada pela localização de suas cores ao amarelo no círculo cromático. Isso porque, a cor dos macacões de proteção usados ​​por Walter, Jesse e Gale na produção de metanfetamina, é amarela. Ademais, todas as vezes em que aparece revela certo otimismo, cautela, medo, bem como a lealdade vista em Jesse.

    Roxo: É uma cor oposta ao amarelo, e por isso representa o afastamento das atividades criminosas. Ela é utilizada em toda série, principalmente, por Marie ( irmã de Skyler e cunhada de Walter), já que está mais distante do tráfico de drogas. Quando não a utiliza, há algo de errado no estado da personagem.

    Vermelho: Cor vibrante e forte, só poderia representar os estados inconstantes e perigosos na série. É muito utilizada por Jesse Pinkman (ajudante e ex-aluno de Walter). Ele utiliza muitas roupas mistas - principalmente pretas, cinzas ou brancas, com padrões selvagens de vermelho ou amarelo, sugerindo conflito moral. Notamos também, o vermelho presente na icônica cena em que Walter utiliza uma camisa vermelha e diz a Skyler “Eu sou o perigo”, “Eu sou aquele que bate”. Ainda, é utilizada em todos os momentos da série que incitam violência e trabalhos sujos, como a morte de alguém. Além disso, o chão do laboratório de produção da metanfetamina é vermelho.

    Preto: A cor representa tanto a morte, a escuridão, como também o poder em Breaking Bad. É utilizada por Walter após sua descoberta do câncer, mas, na maior parte do tempo, ela é usada em momentos de negociação e confrontos de poder. É possível notar que ao longo de todas as cenas, em que Walter vai negociar as drogas com Tuco, ele usa preto para transmitir essa ideia de poder. Como já dito, também é utilizada por Skyler, quando ela começa a se envolver nas atividades criminosas, e por Marie, quando passa por algumas inconstâncias.

    Composições multicoloridas: Têm como foco principal demonstrar emoções conflitantes e sentimentos confusos, vistos principalmente no Walter Jr, que utiliza camisetas listradas ou multicoloridas, geralmente com as cores de Walter e Skyler. Ou seja, as cores do personagem mudam muito conforme de quem são pessoas nas quais ele se relaciona e apoia durante a série.

Interessante demais, né? As cores podem representar absolutamente tudo! Dá até vontade de assistir diversas séries e começar a reparar mais nisso!

----------------------------------------------------------

O artigo acima foi editado por Vivian Cerri.

Gostou deste tipo de conteúdo? Acesse a página inicial da Her Campus Casper Libero para mais!