Her Campus Logo Her Campus Logo
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

As eleições de 2018 trouxeram ao Estado de São Paulo, pela primeira vez, um mandato coletivo. A Bancada Ativista foi eleita com o total de 149.844 votos, tendo a jornalista Mônica Seixas como porta-voz do coletivo. Devido ao fato de o mandato ser informal dentro da regulamentação legislativa (a lei prevê apenas um nome aparecendo na urna no momento do voto), Mônica é que assumiu o papel de representante do grupo e conquistou a vaga de deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) pelo PSOL.

Porém, a atuação de Mônica se dá em total conjunto com os outros oito co-deputados. A Bancada é composta por: Mônica Seixas, Anne Rammi, Chirley Pankará, Erika Hilton, Paula Aparecida, Jesus dos Santos, Fernando Ferrari, Claudio Visoni e Raquel Marques.

Imagem: Facebook.

Em outras palavras, todos são parlamentares ao mesmo tempo. O financiamento da Bancada também se dá de forma coletiva e suas atividades são financiadas por doações de pessoas físicas envolvidas com o movimento, portanto, se dizem como um movimento independente.

Definem-se como “um movimento suprapartidário dedicado a eleger ativistas para o poder legislativo em São Paulo, composto por pessoas com atuação em múltiplas causas sociais, econômicas, políticas e ambientais”. Suas propostas giram em torno do combate às desigualdades e ao femincídio e por educação e saúde libertadoras, em defesa da produção cultural nas periferias, pelo direito indígena, integração social com o ambiente, segurança justa e humanizada. O movimento reúne representantes de diversas minorias no contexto atual brasileiro, e em 4 anos buscarão representa-las nas decisões legislativas.

A Bancada Ativista, com seu modelo diferente de se organizar e fazer política, traduz um pensamento progressista que visa transformar práticas passadas em outras que resultam na real execução do bem comum.

Hello! My name is Maria Antônia and I'm a journalism student at Cásper Líbero University. Art lover, especially for music and photography. A huge interest in cultural journalism and everything related. Curiosity, engagement and scowl are surely characteristics that can almost define myself.
Giovanna Pascucci

Casper Libero '22

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero que ama animais e falar sobre séries.