Eleições 2020: 4 Coisas Que Você Precisa Saber Antes De Votar

Para elaborarmos essa lista conversamos com Mariana Fernandes, formada em jornalismo pela Unesp Bauru e atualmente coordenadora de conteúdo e comunicação do site de educação política: Politize!. 

As eleições de 2020 serão lembradas por dois aspectos: a pandemia e o momento de crise política instaurado no Brasil há alguns anos. Por isso listamos 4 coisas que você precisa saber e fazer antes de votar nesse contexto tão adverso.

  1. 1. As novas regras e recomendações para o dia da eleição

    medical equipment

    Para entrar no colégio eleitoral você precisará obrigatoriamente estar usando a máscara facial da maneira correta - cobrindo a boca e nariz. O documento de identificação deverá ser mostrado à distância, sem entregar na mão do mesário, e quem não estiver com um documento original com foto poderá usar o aplicativo ‘e-Título’. 

    Caso haja disponibilidade, leve sua própria caneta para assinar o caderno de presença, use álcool em gel para higienizar as mãos constantemente. Se for possível ir sozinho e deixar o horário preferencial dos idosos que será das 07 às 10 da manhã, disponível.

  2. 2. Tome cuidado com as notícias falsas

    Quando você receber uma notícia por qualquer que seja o meio, leia seu conteúdo por completo, procure saber qual é o interesse de quem está compartilhando com você e, caso seja confiável, pesquise um pouco sobre quem está por trás da notícia, qual é o site, veículo, etc. Use o Google para checar as notícias duvidosas ou muito chocantes, se ela for realmente verídica provavelmente aparecerá em algum grande veículo de comunicação.

    Busque o maior leque de fontes de informação dentro do seu alcance, a variedade de pontos de vista é ótima para a construção de um senso crítico apurado. Atualmente existem sites que fazem a verificação de notícias falsas, os chamados sites de ‘fact checking’, basta uma breve pesquisa na internet para encontrá-los, como exemplo podemos citar a agência Lupa e o Fato ou Fake do G1.

  3. 3. Seu voto é muito importante

    O voto é a base do direito democrático da população, é a maneira mais certeira de fazer a nossa opinião ser ouvida, essa possibilidade não pode ser desperdiçada. O voto além de um dever, é uma conquista, então é nosso papel fazer com que essa luta seja concretizada, e se transforme em participação popular nas decisões políticas.

    Como dito pelo ministro Luís Roberto Barroso: o Brasil terá a cara de quem comparecer para votar. Logo, por mais que pareça que seu voto é irrelevante ou indiferente, essa não é a realidade, o seu voto combinado com o de pessoas que vivem em realidades semelhantes, já somam o suficiente para mudar completamente a direção de uma eleição, e lembre-se, você pode procurar o melhor candidato dentre as opções ou simplesmente votar por obrigação, mas de ambas as formas pessoas serão eleitas.

  4. 4. As eleições municipais influenciam diretamente o seu cotidiano

    É importante destacar que as cidades são os lugares onde as políticas públicas acontecem, a maior parte das decisões que nos atingem diretamente são executadas a partir do poder municipal: prefeitos e vereadores. Com um pequeno exercício de observação do espaço público da sua cidade, torna-se possível perceber as mudanças ocorridas nos últimos anos, desde obras para infraestrutura, até leis de regulamentação. 

    É na cidade que o povo pode enxergar com os próprios olhos se a segurança pública funciona ou não, se a educação pública funciona ou não e assim por diante. Portanto, a escolha dos gestores da cidade, acaba por influenciar diretamente a vida individual e cotidiana de cada cidadão.

Agora que você já sabe essas informações importantes, já está pronto pra votar. 

As urnas te esperam no dia 15!

----------------------------------------------------------------------------------

The article above was edited by Mariana Miranda Pacheco

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!