Duna (2020): O Que Já Se Sabe e o Que Esperar da Nova Adaptação Desse Clássico Literário

A chegada aos cinemas da nova adaptação do clássico romance de ficção científica Dune, em português Duna, talvez seja o evento mais aguardado do ano pelos amantes do livro e obras do gênero. A primeira parte do filme tem data de estreia prevista para 18 de dezembro nos Estados Unidos, mas ainda não se sabe quando chegará nos telões do Brasil.

O título ganhou destaque na capa de outubro da revista Empire. São três modelos diferentes de capas compostos por alguns dos personagens principais e que compartilham também imagens inéditas da produção. Além disso, um trailer - pode-se dizer que de arrepiar - lançado na última semana, revela alguns spoilers do visual dos personagens, do planeta-deserto Arrakis e da trilha sonora do filme – a banda Pink Floyd marcará presença no reboot.

No Twitter, os fãs foram à loucura e houve uma grande discussão sobre o que se esperar do filme. É fato que existe uma grande pressão sobre o resultado final, haja vista que as últimas adaptações não obtiveram tanto sucesso de bilheteria.

Mas, afinal, o que você precisa saber sobre Duna 2020?

  1. 1. A história

    Duna é uma referência no universo sci-fi. A obra foi escrita por Frank Herbert e publicada em 1965, chegando a ganhar os prêmios Hugo e Nebula. A partir daí tornou-se um dos livros mais vendidos do gênero, além de uma inspiração para outras produções. A história se passa em “um futuro muito distante”, em um Império feudal intergaláctico onde as casas nobres competem entre si por destaque, as Bene Gesserit são uma ordem feminina com poderes e objetivos, e a Guilda Espacial é responsável pela economia local e pelo transporte interestelar.

    As duas casas principais são a dos Atreides, extremamente honrada, e a dos Harkonnen, vistos como traiçoeiros e corruptos. É nesse contexto que, na edição de 2020, conhecemos Paul Atreides (Timothée Chalamet), herdeiro da primeira casa, fruto da união entre o duque Leto Atreides (Oscar Isaac) e Lady Jéssica (Rebecca Ferguson), uma Bene Gesserit. Sua família se vê obrigada a partir para o planeta Arrakis, também conhecido como Duna, a fim de tomar posse das terras Harkonnen. Este é um lugar completamente deserto onde os recursos hídricos são extremamente escassos, e é lá onde vivem o povo fremen, os vermes gigantes e o melange, uma especiaria usada para viagens especiais.

    Em Duna, Paul descobre ser a confirmação de uma antiga profecia local, que o destina a ser aquele que irá liderar o povo, capaz de controlar mentes e prever o futuro. No decorrer da história, acompanhamos diversos combates políticos e religiosos entre as casas, que geram inúmeras mortes, traições e uma completa mudança no futuro do Império de Duna.

    Com a direção de David Lynch, o livro já foi adaptado uma vez para os cinemas em 1984. No entanto, não obteve tanto sucesso e foi arduamente criticado. David explicou que na época não queria dirigir o filme e que foi uma verdadeira dor de cabeça para ele. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, afirmou não ter interesse em assistir a nova adaptação.

    Além do filme, Duna foi transformado também em uma minissérie de seis episódios no canal Syfy, sendo bem aceita pelo público - a série ganhou nota 75% no Rotten Tomatoes. No entanto, nenhuma das adaptações chegou ao nível ideal que os fãs tanto desejavam. Por ser um livro com extrema riqueza de detalhes e uma linguagem própria, Duna torna-se uma obra difícil de ser adaptada. Por esse e outros motivos, o público cultiva grandes expectativas para a nova versão.

  2. 2. O que já se sabe sobre o filme

    A nova adaptação de Duna está nas mãos do diretor Denis Villeneuve, um grande nome da ficção científica que ficou conhecido por A Chegada (2016), indicado ao Oscar de Melhor Filme, e Blade Runner 2049 (2017), juntamente com os famosos roteiristas Eric Roth e John Spaihts. A produção de Duna possui em sua equipe outros grandes profissionais, como o produtor Joseph M. Caracciolo Jr.; o compositor Hans Zimmer, responsável por desenvolver uma impecável trilha sonora; o diretor de fotografia Greig Fraser; a designer Patricia Vermette, indicada ao Oscar por seu trabalho no filme A Chegada; e os figurinistas Bob Morgan e Jacqueline West, esta indicada ao Oscar de Melhor Figurino por outras produções.

    O filme terá uma sequência e a Warner Bros já está trabalhando nas gravações antes mesmo do lançamento da primeira parte. Pela grande quantidade de detalhes e particularidades de Duna, Villeneuve afirmou que não seria possível contar toda a história em apenas um. Além disso, a obra ganhará uma adaptação para a TV, intitulada Dune: The Sisterhood, também comandada por Denis.

  3. 3. O elenco

    É impossível falar sobre a nova adaptação de Duna sem pensar em Timothée Chalamet, o ator que com apenas 24 anos possui a grande responsabilidade de dar vida ao protagonista Paul Atreides. Apesar da pouca idade, Chalamet já obteve papel de destaque no filme Call Me By Your Name (2017), que lhe rendeu reconhecimento, elogios e indicações ao Oscar e Globo de Ouro, além de outras participações nas produções Beautiful Boy (2018) e The King (2019).

    Duna será seu primeiro blockbuster e pode-se dizer que as expectativas do público para vê-lo atuando no longa são altas. Sem dúvida alguma a maioria está apostando todas as suas fichas em Timothée, e com razão, já que no decorrer de seus últimos trabalhos o jovem se mostrou talentoso, esforçado e fiel aos personagens aos olhos da crítica cinematográfica.

    Os outros grandes nomes que irão estrelar Duna são a atriz Rebecca Ferguson (Missão: Impossível), atuando no longa como Lady Jessica, mãe de Paul e componente da ordem feminina Bene Gesserit; e Oscar Isaac (Star Wars), que interpretará o duque Leto, líder da casa Atreides. Jason Momoa, nosso eterno Aquaman, estará presente como Duncan Idaho, guerreiro e Mestre de Espadas da casa Atreides. Já Zendaya, vencedora do Emmy de Melhor Atriz de Série de Drama por Euphoria, dará vida a Chani, uma jovem guerreira fremen que se apaixona por Paul. Stellan Skarsgård vive o vilão Barão Vladimir Harkonnen; Dave Bautista é Rabban Harkonnen, sobrinho de Vladimir; Charlotte Rampling será a Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam; e Javier Bardem é Stilgar, o líder principal da tribo fremen.

  4. 4. O que esperar?

    “É chocante. É assustador. É bem visceral. Não consigo me segurar de empolgação. É muito bom esse sentimento, de fazer parte de algo único e especial.”, comentou o ator Oscar Isaac sobre Dune à Entertainment Weekly. Já Jason Momoa revelou em entrevista ao The Ellen Show: “Nós conseguimos filmar em Wadi Rum [deserto que serviu de cenário para o filme]. Eu nunca vi nada como aquilo, era como filmar em outro planeta. Denis Villeneuve está filmando isso, ele fez ‘Sicario’ e ‘A Chegada’. Foi uma honra fazer isso com ele, e é um elenco cheio de estrelas, eu nunca fiz parte de algo tão grande assim”.

    Villeneuve não está se esquivando dos detalhes e elementos estranhos da história. Assim, espera-se uma produção fiel às peculiaridades da obra de Hebert e talvez por isso ganhe a aprovação do público. Sem levar em consideração que Duna 2020 é a adaptação de um dos maiores clássicos sci-fi de todos os tempos, reunindo um elenco de peso e uma renomada equipe de produção. O longa-metragem tem de tudo para, certamente, ser um sucesso de bilheteria. Enquanto não temos nenhuma previsão de estreia aqui no Brasil, ficamos ansiosos por esse grande remake que com certeza só irá agregar conhecimento e nome ao universo da ficção científica.

----------------------------------------------------------------------

A matéria acima foi editada por Bruna Sales

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a Her Campus Cásper Líbero!