Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

Dia Mundial Do Hambúrguer: Conheça 7 Hamburguerias Famosas Em São Paulo

Um hambúrguer cai bem em qualquer ocasião: um jantar com os amigos, uma noite em família, um encontro com o boy e em várias outras situações. Os acompanhamentos são sempre de dar água na boca, como uma batata frita, onion rings e, também, um delicioso milk-shake. É um prato que não tem erro, é para todos os gostos e pode ser do jeito que você quiser.

No dia 28 de maio comemoramos o Dia Mundial do Hambúguer, um alimento extremamente versátil e que está presente em qualquer lugar do mundo. Você sabe onde este prato foi criado?

De origem alemã, surgiu, inicialmente, apenas como carne, na cidade de Hamburgo (lugar que deu nome ao prato). Sua primeira produção foi no século XVII, marcando uma grande contribuição gastronômica para a época. No século XIX, com a globalização e o desenvolvimento mundial, as imigrações tornaram-se cada vez mais comuns e muitos alemães vieram para o continente americano, especificamente, para os EUA, trazendo seus costumes e características culturais. Claro que o hambúrguer não ficou de fora.

Somente em território estadunidense que o pão e o queijo se juntaram à carne, resultando no tradicional hambúrguer que conhecemos até hoje. Com o passar dos anos, novas atribuições foram feitas, como colocar a salada e o bacon, além de novos acompanhamentos, como a batata frita.

O hambúrguer ganhou cada vez mais popularidade conforme os anos e começou a ser estampado em pop arts, um grande símbolo dos anos 50 e 60. Além disso, chegou a se tornar “personagem principal” de alguns jogos de computador e celular, onde os jogadores precisam montar os lanches, como em “Biggest Burger Challenge”, em Web, e o “Burger Shop”, em Android e IOS.

No Brasil, o hambúrguer chegou por influência dos norte-americanos. Em 1952, o tenista Robert Falkenburg trouxe o prato para o Rio de Janeiro e inaugurou a primeira hamburgueria “fast-food” em território brasileiro: o Bob’s. Além desta, várias redes multinacionais chegaram, como o McDonald’s, em 1979, que se tornou a mais famosa e popular do país e do mundo.

Atualmente, existem várias hamburguerias temáticas: Harry Potter, filmes, super-heróis, LGBT, entre outras. É comum os estabelecimentos oferecerem um cardápio variado, não restrito apenas ao hambúrguer tradicional, mas também com carne de frango, peixe, queijo grelhado, vegetariano e vegano. Eles são feitos para alcançar todos os tipos de gostos e costumes.

Os lanches vegetarianos e veganos, por exemplo, crescem cada vez mais, pois o número de pessoas que consome alimentos sem origem animal está aumentando. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, apenas 8% da população se considerava vegetariana em 2012, no Brasil. Em 2018, houve um aumento de 75%, já que 30 milhões de brasileiros aderiram ao movimento. Desta forma, as hamburguerias procuram se reinventar para incluir essas pessoas, oferencendo produtos de origem vegetal.

Para comemorar essa data saboreando o melhor hambúrguer, listamos sete hamburguerias de estilos diferentes para conhecer, em São Paulo. Confira:

LE Burger

Essa deliciosa hamburgueria tem como temática o mundo geek. O lugar está repleto de personagens de histórias em quadrinhos, super-heróis e jogos de videogame, além do Geleca do filme “Os caça-fantasmas”.

@leburger.jardins

Alameda Franca, 1055 – Jardins.

Bullguer

O Bullguer é uma rede de hamburguerias com várias unidades pelo Brasil e em São Paulo. É conhecida como a primeira a ter o famoso smashburger no país. Possui um ambiente descontraído, além de ter ótimo custo benefício no cardápio.

@bullguer

*Todas as unidades estão no perfil do Instagram.

Cabana Burger

O Cabana Burger possui unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Com hambúrgueres 100% artesanais, opções veganas e vegetarianas no menu, procura atender os clientes da melhor forma, além de oferecer um cardápio completo com os melhores acompanhamentos.

@cabana.burger

*Todas as unidades estão no perfil do Instagram

Rap Burguer

Com temática musical, a hamburgueria ressalta a cultura rapper. Artistas como Djonga, Notorious, Big, Missy Elliot, entre outros cantores nacionais e internacionais nomeiam os hambúrgueres do cardápio.

@rapburguer

Rua Augusta, 552 – Consolação.

Castro Burger

A principal proposta desta hamburgueria é combater qualquer preconceito e disseminar a igualdade, para que todos sejam incluídos, independente da sua cor, identidade de gênero e orientação sexual. Além das propostas tradicionais, o cardápio apresenta opções vegetarianas e veganas.

@castro.burger

Rua Joaquim Távora, 1517 – Vila Mariana.

Big Kahuna Burger

O filme “Pulp Fiction”, do diretor Quentin Tarantino, é o tema dessa hamburgueria, trazendo várias referências à obra no cardápio e dentro do restaurante. Além disso, recebe o apelido “Templo do Bacon”, pois apresenta vários pratos destacando o ingrediente, como o Milk-shake de Bacon.

@bigkahuanaburgerr

Alameda Lorena, 53 – Jardim Paulista.

Prime Dog

Conhecida pela variedade de hambúrgueres veganos e vegetarianos: soja, grão-de-bico, feijoada, falafel, entre outros sabores, além de várias opções de pratos. O cardápio também possui os lanches tradicionais para todos os gostos.

@prime_dog

Unidade Vila Mariana: Rua Vergueiro, 1960.

Unidade Jardim Paulista: Av. Faria Lima, 1814.

E aí, qual a próxima hamburgueria que vai combinar de ir com os amigos?

———————————————————-

Esse artigo foi editado por Larissa Cassano.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira a home page da Her Campus Casper Libero para mais!

Fernanda Muchão

Casper Libero '24

Hi, I'm Fernanda, a public relations student and I love to write current texts!
Similar Reads👯‍♀️