Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

Dia do Orgulho Nerd: A História Por Trás Da Data

Outrora, o título de "Nerd" não era visto como algo digno de admiração e respeito. Obviamente, os nerds sempre existiram, mas foi ao longo desta última década que esta comunidade ganhou o seu merecido reconhecimento, e assumiu um certo papel de protagonismo no cenário pop, de modo a alcançar uma forte representatividade no mercado cultural. 

Grandes produções de filmes sobre heróis, o e-sports, que popularizou ainda mais os videogames, os próprios videogames, histórias em quadrinhos, animes, séries de TV, sagas, cosplays e jogos de tabuleiro, são alguns dos fatores que tiraram os nerds do anonimato, do "cantinho do pátio do colégio", para o centro das atenções. 

É nesse sentido de conquista de popularidade que nasce a comemoração do ‘’Dia do Orgulho Nerd’’.     

 

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

[bf_image id="hhf553t3449ncsfg8qwcwc4"] Comemorado no dia 25 de Maio, O "Dia do Orgulho Nerd" ou ‘’Dia do Orgulho Geek’’ é uma iniciativa criada que tem como objetivo celebrar, honrar, assumir, homenagear e promover a cultura nerd/geek e defender o direito de toda pessoa em fazer parte dessa comunidade.

A comemoração deste dia é bem recente: começou na Espanha em 2006, com o "Dia del Orgulho Friki", e se espalhou através da internet. O dia 25 de Maio foi escolhido por ser o dia que o  filme "Star Wars: Uma Nova Esperança", o primeiro da franquia Star Wars, estreou em 1977, (não se confunda com o Dia de Star Wars comemorado em 4 de Maio) sendo um marco para a cultura nerd.

No entanto, o ‘’Dia do Orgulho Nerd’’ divide o ‘’aniversário’’ com outros dois ‘’feriados’’ de fãs semelhantes: o ‘’Glorioso 25 de Maio’’ para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett. Na obra, os sobreviventes da ‘’Revolução Gloriosa’’ se reúnem a cada 25 de Maio, no cemitério dos ‘’deuses menores’’ para homenagear os mortos da batalha. 

E o "Dia da Toalha", ligado ao escritor Douglas Adams, autor de "O Guia dos Mochileiros das Galáxias". Adams morreu no dia 11 de Maio de 2001, e no dia 25 do mesmo mês, seus fãs decidiram homenageá-lo  com a criação do ‘’Dia da Toalha’’.

 Uma vez que, segundo o "Guia", a toalha é um dos objetos de maior utilidade para um mochileiro interestelar podendo: dar apoio psicológico, servir de travesseiro ou agasalho, ser usada em lutas, proteger contra substâncias tóxicas e acredite se quiser: se enxugar (contém ironia), os fãs resolveram sair às ruas com uma toalha para lembrar Adams, e a tradição pegou!

 

Origens 

[bf_image id="hxs33w5n5bp7hpj5hqx25bm"] Em um bar em Albany, Nova York, Tim McEachern organizou eventos chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek de 1998 a 2000, que ocasionalmente são vistas como um "prólogo" para o Dia do Orgulho Nerd. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez, na Espanha e na Internet, chamando a atenção da mídia e tendo propaganda em alguns meios. A maior concentração de pessoas aconteceu em Madrid, onde 300 nerds se reuniram para demonstrar o orgulho em fazer parte desse agrupamento. Além disso, um manifesto foi criado para celebrar esta data, que inclui uma listagem, com um tom humorístico, dos direitos e responsabilidades básicas de um nerd/geek. 

Em 2007, a comemoração ganhou mais força, contando com a ajuda de instituições oficiais (como o Circo Price, em Madrid), e se alastrando por toda a Espanha. Atividades oficiais foram anunciadas no Pilar de la Horadada, Cádiz, Huesca, Calaf, Huelva, e Valência. Houve até uma campanha de Doação de Sangue e foi exibido o filme Gritos no Corredor. 

Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd foi comemorado finalmente na América, mais precisamente, nos Estados Unidos, onde foi divulgado por vários blogueiros, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay.

Em 2009, a autenticação do dia alcançou o Science Channel, com programação especial para celebrá-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, no lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e em outro centro de pesquisa popular do país. Em 2010, o festival se disseminou ainda mais, sendo levados a inúmeras cidades e como Halifax na Nova Scotia; Budapeste na Hungria; Tel Aviv em Israel; Timisoara na Romênia e San Diego, Califórnia. 

 

Importância Do Dia Do Orgulho Nerd

Segundo Dio Verino, produtor de conteúdo nerd/geek, no contexto brasileiro, ter um dia dedicado a esse público é muito importante para entendermos que o Brasil é o país do samba, pagode, carnaval, mas também é um país de nerds e geeks. Já para Fábio Hurtado, proprietário do canal de YouTube "Nerd Break", o Dia do Orgulho Nerd é importante pois é uma demonstração e comprovação da força e do poder desse público apaixonado. 

Além disso, de acordo com Fábio, ser nerd/geek está na moda: "O cinema alavancou a cultura nerd e fez o mundo ficar apaixonado pelos heróis, pelas histórias em quadrinhos, pelas sagas liteŕárias e pelo mundo da fantasia."  

 

Representatividade Na Mídia 

[bf_image id="c57mjh6m76thxjt4qht3pwj5"] Para o youtuber, há alguns anos atrás não era descolado falar que lia quadrinhos ou gostava de heróis. Já hoje, as pessoas o procuram para entender os arcos que são lançados nos cinemas e nos serviços de streaming. Logo, com a popularização da cultura pop, acabaram-se alguns preconceitos gerados pela falta de informação e conhecimento. 

Para o youtuber, há alguns anos atrás não era descolado falar que lia quadrinhos ou gostava de heróis. Já hoje, as pessoas o procuram para entender os arcos que são lançados nos cinemas e nos serviços de streaming. Logo, com a popularização da cultura pop, acabaram-se alguns preconceitos gerados pela falta de informação e conhecimento. De acordo com Fábio: "O cinema e os streamings são os grandes representantes da cultura nerd/geek. A TV ainda engatinha muito nesse sentido, mesmo hoje nós temos um canal inteiro dedicado à comunidade pop - o Loading -, programas de E-Sports, e coisas nesse sentido."

 

Dicas Para Quem Está Entrando Na Comunidade

Para Hurtado, viver uma CCXP, é uma experiência que nenhum simpatizante da comunidade pode perder: "É o evento máximo da celebração da cultura pop no Brasil. Lá você encontrará pessoas como você, que amam, comemoram e vivem a cultura nerd no seu máximo"

Já Dio, afirma que estar aberto a inúmeras possibilidades é essencial aos apreciadores da cultura pop. 

 

Alguns Filmes, Séries, Animes, Sagas, Games…

[bf_image id="q2y1jk-3o3oh4-dpe5ha"] Há com certeza alguns produtos da cultura pop que não dividem opiniões e pertencem ao senso comum do "abc" do mundo geek! Segundo os dois produtores dos conteúdos digitais, são alguns deles: 

O filme "Homem de Ferro", importante por ter dado o pontapé inicial para o Marvel Universe, que abrange outros tantos filmes de outros heróis, como: "Hulk"; "Capitão América",  "Thor", "Viúva Negra" e ‘’Homem-Aranha’’. 

A saga "Harry Potter", franquia marcante e de extrema importância para o mundo literário e para a cultura nerd/geek. Assim como as sagas "Senhor dos Anéis", "Jogos Vorazes", "Jogos Mortais", "Star Wars" e "Star Trek" que também se encaixam nesse quadro. 

A série "Game Of Thrones", como uma das melhores séries de TV do mundo.

Animes como "Os Cavaleiros do Zodíaco", "Naruto", "Dragon Ball", ''Akira", "Bleach" e "Demon Slayer", também merecem o devido reconhecimento. Além de games como: ''Pokémon",  "The Legend of Zelda", "The Last of Us", "League of Legends", "Mario Bross", "Sonic" e "Mortal Kombat". 

O universo da DC, com heróis memoráveis como: "Batman", "Super Man", "Mulher Maravilha", "Flash" e "Lanterna Verde" também não pode ficar de fora....

 

Como Comemorar o Dia Do Orgulho Nerd: 

Devido a atual pandemia do Covid-19, não há a possibilidade de organizar uma saída com os amigos para se fantasiar de seu personagem favorito ou vestir uma camiseta personalizada e dar um giro por aí…

Mas não se desanime! Existem várias maneiras de comemorar o Dia do Orgulho Nerd dentro de casa. Alguns exemplos são:

  •  Fazer uma maratona de filmes do Star Wars, Marvel, DC ou qualquer outro universo cinematográfico de seu interesse; 

  • Ligar o seu console de videogame quase aposentado e aproveitar para jogar algum game de sucesso; 

  • Fazer um cosplay de seu personagem favorito e tirar várias fotos;

  •  Assistir aos seus animes favoritos; 

  • Passar o dia lendo histórias em quadrinhos ou livros de fantasia; 

  • Aproveitar promoções para refinar e animar a decoração do quarto; 

 

Portanto, neste dia 25 de Maio tenha consciência de que esta data é somente sua e curta bastante! Por fim, Keep Calm Que A Força Esteja Com Você!

 

-----------------------------------------------------------------------------

O  artigo acima foi editado por Leticia Rocha.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial do Her Campus Casper Líbero para mais!

 

Giulia Lang

Casper Libero '24

Brasileira, 18 anos Estudante de jornalismo da Fundação Casper Líbero
Similar Reads👯‍♀️