Her Campus Logo Her Campus Logo
The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Rita Lee Jones de Carvalho (1947–2023), a padroeira da liberdade, foi uma das maiores referências musicais no Brasil. A cantora construiu uma carreira icônica que atravessou diversos gêneros e gerações. Seus hits marcantes tiveram grande impacto na música nacional, mas quais foram as principais influências musicais que moldaram sua vida e sua obra?

Rock n’ Roll

Cantores e bandas como Elvis Presley, Beatles, The Who e Rolling Stones exerceram uma profunda influência no estilo de Rita Lee.

No álbum Aqui, Ali e em Qualquer Lugar (2001), a rainha do rock brasileiro fez a regravação de grandes músicas do Beatles em inglês e complementou com versões próprias em português. As 14 faixas têm a produção e arranjos de Roberto de Carvalho, companheiro de vida da cantora.

Na contracapa do disco, Rita escreveu: “de 63 a 70, eu bebi, comi, fumei e respirei Beatles. Vivia desenhando a silhueta dos quatro por todos os cantos, mas caprichei legal nos retratos de cada um deles à lápis, sobre os papéis de melhor qualidade que consegui descolar: os que embrulhavam o pão que meu pai comprava todas as manhãs…”.

O rock n’ roll trouxe a ela rebeldia e o som eletrizante, que se tornou uma de suas marcas registradas. 

Brasilidades

Além do rock n’ roll, a cantora sempre foi amante da música brasileira e dizia com frequência que teve um papel fundamental para a sua formação. Por influência dos pais cresceu ouvindo diversos gêneros musicais, entre eles o samba, bossa nova, entre outros. A Tropicália, movimento do qual fez parte no final dos anos 60, bebeu muito dessa fonte. 

Seus ídolos nacionais, João Gilberto e Carmen Miranda, sempre foram citados por Rita, como na música La Miranda ou até mesmo em um programa que o próprio cantor a convidou para cantar na TV. “João Gilberto me ensinou que eu era uma roqueira com voz de bossanoveira. Jamais vou esquecer como foi generoso comigo, me convidando a participar de um especial dele na Globo”, comentou certa vez.Já sobre Carmen, a cantora escreveu sobre ela nas redes sociais: “Minha musa Carmen Miranda já está no céu, quem sabe rola um ‘ao vivo’ quando eu for pra lá também… Mas será que eu vou pro céu?”

Psicodelia

Rita Lee explorou os sons psicodélicos dos anos 60 e 70, trazendo uma dimensão mais experimental à música, ampliando seus horizontes artísticos e proporcionando novas formas de expressão. 

Sua discografia com a banda Mutantes (1947–2023) e Cilibrinas do Éden (1973) mostram muito bem como a cantora incorporou essa estética em suas músicas.

Rita Lee teve diversas influências durante a sua vida. Do samba ao rock n’ roll, cada um dos gêneros foi de grande importância para a sua identidade artística. Assim, em suas músicas, criou um estilo único e atemporal que cativa todas as gerações. Seu legado no país perdurará eternamente.

—————–——————-

O texto acima foi editado por Diovanna Mores Monte.

Gostou do conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Maria Luiza Malafaia

Casper Libero '26

Hello, I'm Malu :) Journalism student at Cásper Líbero, who loves to write, learn and listen other people's stories.