Her Campus Logo Her Campus Logo
Beauty

Cosmético Vegano: Por que Você Deve Conhecê-los?

O mundo está caminhando para uma época em que será intolerável usar animais para testes ou ingredientes que se originem deles. Não por parte das indústrias, mas as pessoas estão tomando consciência do quão desumano isso pode ser. Por conta disso, está crescendo a busca por cosméticos veganos e livres de crueldade animal. Cada vez mais vemos marcas vestindo essa camisa e levando essa mensagem adiante, por que não conhecê-las, então, e usá-las? E quer saber o que é mais legal de tudo isso? Todas as marcas abaixo são brasileiras e lideradas por mulheres!

1. Up2You Cosmetics

Imagem: Hype011

A marca, criada em 2017, vende produtos para a pele e cabelos. Um dos principais lemas da Up2You é que “respeito é bom e os animais também gostam”. Com isso, os produtos são veganos, além de livres de parabeno, paba, derivados de petróleo e óleos minerais (que podem ressecar e irritar a pele). Pensando num total, suas embalagens também são recicláveis e livre de bisfenol.

Não se preocupe: há produtos para todos os tipos de peles, cabelos e jeitos de ser! Apesar de ainda não possuírem um grande catálogo de produtos, compramos e testamos o Leave-In de hidratação prolongada e recomendamos. Os ingredientes naturais que compõem o líquido com certeza são mais eficazes na hidratação do cabelo do que os produtos de supermercado cheios de químicas. Como a própria marca diz, “lugar de bicho é na natureza e não em shampoos”.

Preço: $$$

Onde encontrar: Loja Online e Drogaria Iguatemi  

2. BAIMS Natural Makeup

Imagem: Modefica

Quem não ama uma maquiagem? Confessamos que nossos corações até aceleram quando vemos uma marca de make vegana! A BAIMS vende desde primers e bases até sombras e pincéis. Com sede no Brasil e na Alemanha, a fundadora da marca conheceu o mundo da maquiagem orgânica na Europa, um mercado em constante crescimento, e trouxe a ideia para o nosso país.

Na composição, os produtos não contém parabenos, nanopartículas, fragrância sintética, derivados de petróleo, formol, sulfatos e outros ingredientes prejudiciais. As embalagens são de bambu ou plástico reciclável, aprovadas pela Ecocert. Ao contrário das árvores normais, quando a haste do bambu é cortada, uma nova cresce rapidamente no lugar. No site, você pode encontrar todas as plantas usadas como ingredientes e seus benefícios. O catálogo de produtos ainda não é tão amplo, mas já atende a todos os gostos. Infelizmente, não há uma grande variedade de cores de produtos para peles negras, mas imaginamos que este leque esteja por vir!

Preço: $$$$

Onde encontrar: Loja Online, Galeria Oscar, Na Casa Orgânica, Drogaria Iguatemi, Zôdio, Loretta Farma, Grama Sabonetes, Blink Me, Missinclof, Shopping Rio Design Leblon (RJ), La Fruteria (RJ), Breviarium (Ribeirão Preto – SP), Gaya Cosméticos (Salvador – BA), Empório GreenCare (Recife – PE) e Belverde (Florianópolis – SC)

3. Feito Brasil

Image: quintalcomesticos

Fundada em 2004, a Feito Brasil traz um discurso sustentável e patriota. Todos os produtos são pequenas obras de arte traduzidas em cosméticos artesanais veganos e sustentáveis. As embalagens são recicláveis e toda a brasilidade está representada nelas e retratadas nas coleções, que são ilustradas por artistas do país. A marca rechaça o uso de matérias-primas de origem animal e testes em animais.

Trabalhando principalmente com produtos para o corpo e rosto, como máscaras faciais, cremes hidratantes e demaquilantes, fica fácil dar tchau para a Lush. Sabia que eles também vendem algumas bombas de banho? O catálogo de produtos é bem extenso há até uma coleção masculina para cuidar da pele, barba e cabelo. 

Preço: $$$$

Onde encontrar: Loja Online e Sephora

Infelizmente, esse tipo de cosmético não é tão barato, pois os ingredientes são naturais e não completamente químicos. Mas, se você também apoia a causa vegana, é um ótimo investimento. Além de não contribuir para a crueldade com os animais, você tem em mãos produtos mais naturais e mais eficazes ao cuidar de você mesma no dia a dia!

Edição: Letícia Giollo

Gabriella Caruso

Casper Libero '18

Advertising professional working as a Digital Marketer. Concerts, bands, fashion, makeup, Formula 1, family and my rescued dog are a few of my favorite things.
Similar Reads👯‍♀️