Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > News

Copa do Mundo 2022: Quais São As Restrições Para Jogadores E Turistas No Catar?

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

A Copa do Mundo ocorrerá pela primeira vez no Oriente Médio. O país que irá sediar o maior evento de futebol é o Catar, região predominantemente islâmica, que é considerado o mais flexível entre as outras nações árabes em relação às regras de comportamento. Apesar disso, o país possui normas consideradas rígidas para a população ocidental. Portanto, é fundamental que os turistas e jogadores permaneçam informados, a fim de evitar problemas com as autoridades locais.

Confira os requisitos e normas necessários para evitar complicações na hora de visitar o Catar:

vacina

A primeira exigência é a da vacinação, a fim de evitar uma possível propagação em massa do vírus da Covid-19. Por não ser um fator obrigatório em outros campeonatos, essa discussão está gerando debates e negociações entre os organizadores do evento, a FIFA e médicos do Catar, em uma tentativa de solucionar o problema e evitar perdas de jogadores importantes no torneio.

Os visitantes devem apresentar o certificado de vacinação completo e o resultado do PCR realizado 48 horas antes do embarque. O teste rápido de antígeno também pode ser entregue, contanto que seja feito nas 24 horas anteriores ao voo. O Catar aprova as vacinas Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen. Para as demais, deve-se fazer um teste de PCR 72 horas antes de entrar no país e 24 horas após a chegada.

Todos os viajantes não vacinados ou com o cronograma incompleto deverão permanecer em quarentena por cinco dias após o embarque e, em seguida, serão submetidos a um novo teste. A quarentena só é encerrada caso o resultado seja negativo. Crianças menores de 12 anos não vacinadas estão isentas do teste RT-PCR pré-viagem, mas precisam fazer o teste rápido após a chegada.

Em relação ao uso da máscara, os organizadores alertam que será obrigatório nos transportes públicos, em estabelecimentos de saúde e em ambientes públicos fechados.

roupas

O uso de trajes típicos não é obrigatório, mas há a recomendação de não deixar ombros, joelhos, colo e barriga à mostra, sendo válida para homens e mulheres. Além disso, roupas de banho são permitidas apenas em praias e piscinas de hotéis. De modo geral, o Catar espera respeito pela parte dos turistas, preservando, assim, seus valores e costumes.

álcool

Embora tenha como um dos principais patrocinadores a Budweiser, a cultura do país restringe as bebidas alcoólicas, tendo o comércio permitido somente em hotéis, bares e restaurantes licenciados. Para a Copa, o consumo de álcool será disponibilizado apenas para maiores de 21 e terá locais designados pela FIFA e pelo governo do Catar. 

Um exemplo são as zonas de torcedores, localizada em Doha, na capital do país. Cervejas e outros produtos serão comercializados três horas antes da partida e uma hora depois, mas nunca durante o jogo.

Ao ser pego bebendo nas ruas, há chances de receber uma multa de três mil rials (equivalente a cerca de R$4,200, na cotação atual)  ou até ficar detido por seis meses.

demonstrações de afeto

Atos íntimos, como abraços e beijos, devem ser evitados em ambientes públicos. É preferível não ter conversas com pessoas do sexo oposto, caso não seja algum conhecido. A “câmera do beijo”, utilizada em outras edições da copa, também será proibida.

fotos

eis de privacidade, filmar e fotografar locais militares, governamentais e religiosos ou qualquer pessoa sem autorização prévia é crime. Publicações consideradas ofensivas podem gerar punições e prisão. Jornalistas que estiverem a trabalho devem tirar uma licença na Agência de Notícias do Catar (QNA).

homossexualidade

O Catar proíbe a homossexualidade, com punição máxima o apedrejamento ou a pena de morte, caso seja adultério. Porém, devido a proporção do evento, abrirá algumas concessões, como uso de bandeiras com as cores do arco-íris, que representam a bandeira LGBTQIA+.

O Catar proíbe a homossexualidade, com punição máxima o apedrejamento ou a pena de morte, caso seja adultério. Porém, devido a proporção do evento, abrirá algumas concessões, como uso de bandeiras com as cores do arco-íris, que representam a bandeira LGBTQIA+.

documentos adicionais

Os viajantes estrangeiros devem preencher um registro pré-viagem com pelo menos três dias de antecedência à chegada ao país e um formulário de compromisso e confirmação. A população nativa está isenta desse requisito.

Todos os visitantes acima de dezoito anos devem baixar e ativar o aplicativo Ehteraz. Primeiramente, deve-se fazer o cadastro e, logo depois, o upload dos documentos oficiais, com no mínimo doze horas antes do embarque. Ao final do procedimento, os dados serão analisados e uma autorização de viagem será emitida. O arquivo deve ser apresentado no check-in e na chegada ao país.

O app de rastreamento libera o acesso aos meios de transporte, a eventos e demais lugares públicos fechados, pois armazena o comprovante de vacinação e os ingressos das partidas.

Além das informações pessoais e de viagem, também é preciso possuir um passaporte válido. Por fim, vale destacar que os portadores de ingressos podem solicitar o Hayya Card, que fornece acesso à entrada no país, aos estádios e a viagens gratuitas nos transportes públicos.

Apesar do investimento de duzentos bilhões para a Copa do Mundo de 2022, que terá início no dia 20 de novembro, o Catar enfrenta dificuldades em virtude do território pequeno. Por isso, o país decidiu fechar as fronteiras para os visitantes, exceto aos frequentadores dos jogos. A entrada será suspensa do dia primeiro ao dia 23 de dezembro. Durante esse período, somente cidadãos do Catar e portadores de vistos e carteiras de identidade poderão cruzar a fronteira. 

——————————————————

O artigo acima foi editado por Mariana Miranda Pacheco. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Camila Iannicelli

Casper Libero '25

Estudante de jornalismo. Tentando sair do óbvio. Cultura, música, entretenimento, esportes. E-mail para contato: camilaiannicelli13@gmail.com