A F1 Academy, categoria da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) exclusiva para mulheres, está voltando para mais uma temporada e, dessa vez, com duas representantes brasileiras no grid. Vem saber um pouco mais sobre Aurelia Nobels e Rafaela Ferreira.
aURELIA NOBELS
Nascida em Boston e filha de belgas, Aurelia Nobels chegou ao Brasil ainda na infância e naturalizou-se brasileira alguns anos depois. Ela começou a competir no kart em 2017, aos 10 anos, e se apaixonou. Em entrevista para o Universa, falou sobre a sensação de estar dentro do carro: “É como se eu estivesse em casa. Sou mais feliz quando estou dirigindo”. Em 2020, participou do Mundial de Kart em Portugal e no ano seguinte, correu no Campeonato Europeu de Kart e chegou ao top 15. Ainda em 2021, terminou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro de Kart.
Em 2022, aos 15 anos, fez sua estreia oficial em monopostos (veículos para apenas uma pessoa), competindo na Fórmula 4 Brasileira pela equipe TMG Racing, sendo a única menina do grid. Terminou o campeonato na 16ª colocação, tendo competido em quatro de seis etapas. Também participou de algumas etapas da F4 Dinamarquesa e F4 Espanhola. No fim desse mesmo ano, venceu na categoria sênior o programa “FIA Girls On Track – Rising Stars” e conseguiu uma vaga na Ferrari Driver Academy. Em 2023, competiu na F4 Italiana pela Prema Racing.
Participou de sua primeira temporada na F1 Academy, em 2024, com o selo da Puma pela equipe ART Grand Prix. Nobels terminou em 12° lugar dentre 15 competidoras recorrentes. Este ano, a piloto de 18 anos já participou da etapa de inverno da F4 Espanhola e competirá na F1 Academy mais uma vez, na mesma equipe.
Rafaela Ferreira
Catarinense nascida em Criciúma, a jovem de 19 anos irá fazer sua estreia em categorias internacionais este ano. Como a maioria dos outros pilotos, Rafaela Ferreira começou no kart ainda na infância e decidiu transformar o hobby em profissão na adolescência.
A brasileira foi a primeira mulher a marcar uma pole position (classificar-se para uma corrida em primeiro lugar) na Copa Brasil de Kart em 2022, campeonato que terminou em quarto lugar. No ano seguinte, juntou-se à equipe TMG Racing na F4 Brasileira e se tornou a primeira mulher da categoria a subir ao pódio, quando foi terceira colocada em Interlagos. Em 2024, tornou-se a primeira mulher a vencer na história da F4 Brasil, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. Ela ainda venceu em Buenos Aires e Interlagos, finalizando o ano na quarta colocação, tendo ido ao pódio dez vezes.
Em outubro do ano passado, apenas alguns dias antes do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, foi anunciada como piloto da temporada 2025 da F1 Academy pela equipe Campos Racing e irá correr com o apoio da VisaCashApp Racing Bulls, equipe que faz parte do grid da F1 e atua como “equipe B” da Red Bull Racing. Em entrevista para o Globo Esporte, a piloto falou sobre o momento especial na carreira e se mostrou animada com a oportunidade. “Acredito que esse será um passo muito importante para a minha carreira, principalmente por estar perto de um time da Fórmula 1, aprender com eles e, com certeza, meu sonho desde que comecei a correr é chegar na Fórmula 1”.
———————-
O artigo acima foi editado por Carolina Malheiro.
Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!