Her Campus Logo Her Campus Logo
/ Unsplash
Life

Conheça a Japan House: Tradição e Futuro

O mais novo centro cultural de São Paulo propõe a arte, gastronomia e beleza do Japão contemporâneo

Mais do que um mero museu, a Japan House, quando chegou no coração de São Paulo, em maio de 2017, se estabeleceu como um verdadeiro centro da cultura nipônica. Localizada na Avenida Paulista, a “casa” busca, em um primeiro momento, trazer à tona as contemporaneidades da arte, da gastronomia e da tecnologia japonesa.

O espaço é uma iniciativa do governo japonês para difundir as características do Japão, indo das milenares tradições às inovadoras concepções. São Paulo foi a primeira das três cidades escolhidas para receber o projeto, junto de Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Kengo Kuma, famoso arquiteto japonês, foi quem projetou o local de 2.500m². Antes dos quimonos e das lamparinas de papel, a fachada do prédio de três andares é toda feita com ripas de madeira. Com entrada gratuita, oferece ao público exposições, oficinas e experiências gastronômicas.

No primeiro andar, está o espaço para exposições, uma cafeteria e um pequeno jardim externo. Ao longo dos corredores encontram-se prateleiras com objetos típicos que contam a história do Japão. Além disso, está presente também a biblioteca, com um acervo de cerca de dois mil livros. No segundo e terceiro andar estão, respectivamente, as lojas, especializadas em itens da arte japonesa, e o restaurante, comandado pelo chef Junji Sakamoto.

As paredes, longe dos tijolos, são feitas com washi, um tipo de papel artesanal, para que consigam se mover criando diferentes ambientes. Além disso, todos os funcionários recebem um treinamento de hospitalidade, a fim de garantir que o chamado wa, o espírito japonês, esteja presente por todos os lugares.

Mais de 30 atividades já foram realizadas na Japan House desde sua inauguração, entre exposições, workshops, palestras e oficinas. Entre os próximos eventos está a exposição Prototyping in Tokyo – Shunji Yamanaka. De 27 de março a 13 de maio, a exibição tem o objetivo de levar ao grande público as criações dos pesquisadores, aliando tecnologia ao apurado senso de estética japonês.

Japan House

Local: Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h. aos domingos, 10h às 18h (entrada gratuita)

Fotos: Rogério Cassimiro/Divulgação

 

Edição: Marcela Schiavon

Her Campus Placeholder Avatar
Julia Martins

Casper Libero

Julia Martins is a Journalism student at Cásper Líbero College. She has a passion for having a passion for things, but he admits that music and gastronomy have a special place in them.
Similar Reads👯‍♀️