Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

Conheça Alzira Soriano, a Primeira Prefeita Eleita na História da América Latina

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Alzira Soriano nasceu em Jardim de Angicos (RN), em 1897. Viúva aos 22 anos e mãe de três filhas, foi responsável por comandar a Fazenda Primavera no sertão nordestino. Por conta do seu pioneirismo e pulso firme numa época de dificuldades e pouquíssimos direitos, acabou chamando a atenção do movimento feminista. Uma das líderes, Bertha Lutz —  que viria a exercer o mandato de deputada federal em 1936, após a morte do titular Cândido Pessoa  — , viu em Alzira uma liderança forte, capaz de disputar as eleições, e a recrutou.

Antes mesmo das mulheres conquistarem pleno direito ao voto no Brasil, os eleitores da cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte, escolheram Alzira para a prefeitura nas eleições de 1928. Com 60% dos votos, aquela foi a primeira vez em que um cargo do Poder Executivo de toda a América Latina foi ocupado por uma mulher. 

O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a retirar a restrição de sexo da legislação. De acordo com o site da Prefeitura de Lajes, o artigo 77 da Lei 660 de 1927 dizia que “no Rio Grande do Norte, poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por esta Lei”. Já em âmbito nacional, o sufrágio feminino só se tornou uma realidade em fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas (1930–1945), mas ainda com algumas restrições. Votavam apenas as mulheres que fossem casadas (mediante autorização do marido) e viúvas ou solteiras com renda própria. Apenas dois anos depois, em 1934, as restrições foram descartadas, mas o voto permaneceu facultativo até 46.

Alzira no dia da sua posse como prefeita, em 1929, aos 32 anos — Créditos da imagem: Arquivo Nacional

Na cerimônia de posse, em 1929, Alzira ressaltou a importância da sua eleição e o marco que aquele momento representava na democracia brasileira. “Assim, neste ambiente de liberdade e trabalho, de patriotismo e de tolerância, tornou-se em realidade o nosso sonho de igualdade política. A prova eloquente de reconstrução político-social, caracteriza-se pela minha eleição ao posto de prefeita deste município”, o discurso foi publicado no Jornal A República, em janeiro de 1929.

Um ano depois de Alzira assumir seu mandato na Prefeitura de Lajes, Getúlio Vargas ascendeu ao poder. Herói ou ditador, seu governo gerou discordâncias e atritos que motivaram a saída de Alzira do cargo. Ela só voltou à vida pública em 1947, quando foi eleita para ser vereadora de Jardim de Angicos, sua cidade natal, cargo em que permaneceu por mais dois mandatos.

Raphaella Salomão

Casper Libero '20

Raphaella is a 21 year old Journalism student at Casper Libero University. Feminist, she loves politics and social movements.
Anna is a 21 year old from Sao Paulo, Brazil, who studies Journalism at Casper Libero University. She’s currently the Editor in Chief of Her Campus CL's Chapter and is pretty obsessed with fashion, beauty and (trashy) reality TV shows.