Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

Cinco livros de “mulher louca”, o novo gênero literário do momento

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Por séculos, a literatura retratou as mulheres como boas, comportadas e dentro do padrão, mas ao longo dos anos, é possível observar uma evolução significativa nos papéis das mulheres nas obras.

Hoje em dia, os livros apresentam personagens independentes, fortes e fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade. Entretanto, ainda é possível observar certa romantização acerca das mulheres.

Tudo mudou quando os nichos literários, mais conhecidos como “bookredes”, foram apresentados aos livros de “mulher louca”. O gênero revolucionou a história da mulher na literatura, apresentando personagens mais realistas com diversos tipos de problemas e que muitas vezes tomam decisões consideradas moralmente erradas pela sociedade.

Pensando na ascensão do novo gênero, a Her Campus Cásper Líbero selecionou cinco livros de “mulheres loucas”, confira:

Cleópatra e Frankenstein – Coco Mellors

No livro, o leitor acompanha a vida de Cléo e Frank, um recém-casal que possui uma diferença de idade considerável. Ao longo da história, o casal passa por momentos turbulentos que deixarão ambos frustrados. Cléo se sente frustrada em diversos momentos, o que faz com que sua saúde mental, que não é boa, piore cada vez mais.

Em uma relação turbulenta, como é possível tomar as decisões corretas para preservar o casamento?

Pessoas Normais – Sally Rooney

A obra aborda a vida de Marianne e Connell, da adolescência à vida adulta. Na trama, o casal passa por inúmeras idas e vindas, que acabam fazendo com que a relação se torne turbulenta e muitas vezes tóxica. Por isso, Connell começa a considerar a companheira uma mulher maluca, quando, na verdade, Marienne só estava agindo da maneira que enxergava como correta e que pudesse melhorar a convivência entre os dois.

A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig

Nora é uma mulher beirando seus 30 anos que não sabe como sua vida se tornou tão caótica e bagunçada. Depois que seu gato morreu e ela foi demitida, a protagonista optou por tirar a própria vida.

Ao cometer suicídio, Nora se depara com uma biblioteca onde cada livro ali presente mostra como sua trajetória na Terra teria sido caso ela tivesse tomado decisões diferentes. Tudo que a personagem queria era uma vida feliz, e ao se deparar com um infinito de possibilidades, Nora finalmente começa a ter esperanças.

Sadie – Courtney Summers

Quando Sadie descobre que sua irmãzinha de apenas 13 anos foi brutalmente assassinada, ela já sabe quem é o culpado. O grande problema é que a polícia não a escuta. Dessa forma, a protagonista decide fazer justiça com as próprias mãos.

Desde que Sadie começou sua busca, ela nunca mais foi vista. Nada disso importa para ela, desde que consiga honrar a memória de sua irmã da maneira que deseja.

Sem Coração – Marissa Meyer

Neste reconto da história da Rainha de Copas, Catherine é uma jovem com o sonho de abrir uma confeitaria e trabalhar com o que mais ama. Porém, tudo muda quando o Rei declara publicamente que deseja que a protagonista seja sua esposa.

Quando começa a ser cortejada, Cath sente seus sonhos se tornarem cada vez mais distantes. E tudo piora quando a personagem percebe que ao invés de estar apaixonada pelo homem com quem irá se casar, ela deseja se relacionar com o bobo da corte.

Como tomar decisões que a façam feliz, mas que, ao mesmo tempo, não decepcione seus pais, que desejam mais do que tudo se tornarem parte da realeza?

Agora, conte para nós, por qual livro você vai começar?

——————————————————————-

O artigo acima foi editado por Livia Nomoto.

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a página inicial da Her Campus Cásper Líbero para mais!

Maria Fernanda Viana

Casper Libero '25

Desde sempre obcecada por palavras e pelos universos nos quais vivo através dos livros