Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

Casados na Cásper: A História de Duas Alunas e Seus Maridos

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Paula e Leonardo. Crédito: Paula Mascaro

Fazer faculdade nunca é fácil, existem os trabalhos, projetos, provas, textos para leitura e mesmo quando não temos nenhuma responsabilidade além da graduação é preciso abdicar tempo para os estudos. Cursar a faculdade em paralelo com a vida de casado é, assim, um desafio e tanto, principalmente quando se trata de conciliar ambos. Conversamos com duas casperianas que nos contaram como essa experiência tem sido para elas.

Paula Mascaro, já graduada em direito, cursa jornalismo noturno no primeiro ano. Para ela sempre foi um sonho se tornar jornalista e ano passado decidiu tornar isso realidade. Paula e seu marido, Leonardo Mascaro, casados a 5 anos, trabalham juntos na clínica de neuropsicologia do casal. Leonardo atende os pacientes e a Paula cuida do setor administrativo.  Desse modo, quando Paula tomou a decisão de cursar jornalismo e trabalhar futuramente com comunicação, o casal conversou sobre isto, afinal Paula teria que sair da clínica. De qualquer forma, ela teve o total apoio de seu marido. Paula reservou o ano de 2017 para fazer a transição de suas tarefas da clínica para outras pessoas.

Antes, é claro, o casal passava mais tempo juntos. Agora Leonardo passa o dia na clínica e Paula muitas vezes trabalha como home office e também estuda para a faculdade durante o dia. A noite, após Paula retornar da Cásper, o casal tem o costume de jantar juntos, sendo este o tempo reservado para os dois conversarem. Paula afirma que um ponto facilitador para eles  é o fato de não terem filhos nem bichinhos de estimação, o que torna a rotina mais leve.

Betina e Mauricio. Crédito: Betina Borges

Betina Borges, por sua vez, também é aluna do primeiro ano do jornalismo noturno. Decidiu fazer jornalismo, pois considerava sua profissão em produção de backstage muito instável  e queria tentar algo novo. Ela e Mauricio Shirakawa, seu namorado, se conheceram trabalhando juntos, em um espetáculo onde ela cuidava do figurino e Mauricio ficava na iluminação. Pouco depois de se conhecerem já decidiram morar juntos e hoje faz 3 anos que tomaram essa decisão.

Betina nos contou que para ela é melhor fazer faculdade agora do que quando mais nova, pois antes não se sentia confortável em compartilhar seus problemas e angustias com sua mãe e agora quando chega em casa ela gosta de contar tudo para o Maurício, de compartilhar seu dia e também o fato de agora ter seu dinheiro próprio.  Quando mais nova, seus pais pagavam sua faculdade e as demais despesas da casa, agora como adulta, é responsabilidade dela todos estes custos. E morando junto é mais fácil conciliar a vida adulta com a faculdade, por ter alguém com que ela pode dividir as contas e as tarefas domesticas.

Sempre imaginei que seria difícil ser casada e cursar a faculdade, mas ao falar com a Paula e com a Betina, percebi que é possível conciliar essas duas vidas paralelas, e inclusive facilita em alguns pontos, porque se trata de ter alguém com quem compartilhar as experiências, angustias e vitórias, pelo menos quando casais como estes dividem as responsabilidades nada se torna impossível. Fica a dica e inspiração para nossas vidas.

Vivian Souza

Casper Libero '20

Estudante de jornalismo, com o sonho de contar histórias.
Her Campus Placeholder Avatar
Alana Claro

Casper Libero '17

Alana is a Senior in Cásper Líbero University, majoring in Journalism. She is President of Casper Libero's Chapter and an intern in a Corporate Communications firm. Born and raised in Sao Paulo, where she speaks Portuguese, although English is her ever-lasting love. Alana is a proud Slytherin and INTJ.