Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

A vida da ‘Rainha dos Baixinhos’ e o seu histórico cruzeiro

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Maria da Graça Xuxa Meneghel, ou simplesmente Xuxa, é natural de Santa Rosa, Rio Grande do Sul. Mais conhecida como a Rainha dos Baixinhos devido à sua carreira dedicada principalmente ao entretenimento infanto-juvenil ibero-americano, a gaúcha é apresentadora, atriz, cantora, empresária, filantropa e ex-modelo brasileira.

Onde tudo começou…

Xuxa iniciou sua carreira aos 16 anos como modelo, em 1980, estampando mais de 80 revistas pelo país. Trabalhou também em filmes de drama erótico, posou nua para Playboy e ainda foi convidada para apresentar o Clube da Criança na TV brasileira, pela extinta Rede Manchete. Foi então que precisou tomar a decisão de abandonar sua carreira como modelo, em Nova Iorque, e se aventurar em comandar programas infantis, considerados inovadores na época.

O Clube da Criança foi o responsável por estrear Xuxa como apresentadora

Os programas de televisão

Após seu excelente desempenho como apresentadora no Clube da Criança, em 1986, ela mudou de emissora e migrou para a Rede Globo. Passou, então, a apresentar o Xou da Xuxa, programa popular entre o público infanto-juvenil até 1992, quando completou mais de duas mil edições.

Além de todo o sucesso, o Xou da Xuxa ainda criou diversas personagens que foram eternizados na memória brasileira, como as Paquitas, o Praga e o Dengue. Depois disso, diversos programas infantis clichês surgiram na televisão e que perduraram até meados dos anos 2000.

Xuxa ao lado das Paquitas e dos personagens Dengue e Praga

Anos mais tarde, em 2010, Xuxa ingressou na Record TV, emissora em que comandou programas voltados para o público adulto, como o Programa Xuxa Meneghel, Dancing Brasil e Canta Comigo. Um ano após sua saída do canal, em 2020, a mesma assinou parceria com a Globoplay, plataforma de streaming da TV Globo, para produzir um documentário original sobre sua carreira.

Álbuns e filmes

A Rainha dos Baixinhos lançou 35 álbuns de estúdio e 23 álbuns de vídeo, sendo vendidas mais de 50 milhões de cópias por todo o mundo, tornando-a recordista em vendas de discos no país.

Além disso, durante a apresentação de seu programa na Rede Globo, foi lançada a sequência de discos do Xou da Xuxa, que até hoje, estão entre os álbuns mais vendidos na história da indústria fonográfica brasileira.

Em 1988, lançou Super Xuxa contra Baixo Astral, seu primeiro filme como protagonista e anos depois lançou o filme de maior bilheteria de sua carreira, Lua de Cristal, que completou 30 anos em 2020.

Já nos anos 2000 sua trajetória foi marcada por uma série de filmes marcantes como Xuxa Gêmeas (2006) e O Mistério de Feiurinha (2009), o qual sua filha Sasha Meneghel protagonizou.

Os seus 60 anos de vida

A Rainha dos Baixinhos completou seis décadas de vida em março de 2023 e decidiu comemorar em grande estilo. Ao lado de seus amigos, familiares e quase dois mil fãs, ela celebrou o momento em um navio que funcionou como parque temático. Praga, Dengue, Tchutchucão, Paquitas e toda a sua turma estavam presentes, além da exposição de 60 figurinos icônicos usados por Xuxa em sua carreira.

O modelo de celebração foi fruto da ideia de realizar o desejo de embarcar na Nave da Xuxa, idealizado por uma geração inteira que a acompanhou na década de 80. A nave então pousou em alto mar trazendo inúmeros sorrisos à festança e fazendo muitos se sentirem especiais ao lado da eterna Rainha dos Baixinhos.

Em entrevista ao Fantástico, Xuxa relata tudo sobre os três intensos dias de festa e toda a emoção sentida por ela e por seus fãs de diversas idades e países que passaram pela nave em alto mar.

——————————

O texto acima foi editado por Mariana Letizio.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Isabella Gouvea

Casper Libero '27

Jornalista em formação, apaixonada por esportes e por viver ♡