Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

8 Músicas Temáticas (Esperadas ou Não) Para Entrar No Clima Do Halloween

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Seja no Brasil ou nos países estrangeiros, inúmeras músicas nos remetem às alegorias que tanto comemoramos anualmente no dia de Halloween, em 31 de outubro. Para comemorar essa data tão especial, a HC selecionou algumas faixas especiais (Umas já tradicionais e outras mais inesperadas) para você ouvir em casa ou numa festinha temática em call com as amigas! Confira:

I Miss You – Blink 182

Para aqueles que se recordam dos anos 2000, muito provavelmente já conhecem ou já ouviram essa música tocar repetidamente nas rádios. Nela, é contada a história de um casal que está separado, e o vocalista menciona as dores de ficar longe da garota que gosta, tudo isso criando metáforas com elementos muito conhecidos do Halloween: Aranhas, Jack and Sally (O Estranho Mundo de Jack), teias, escuridão. O clipe da música também faz jus à data: é criado todo um ambiente fantasmagórico, com algumas referências vampirescas e um quê gótico.

Danse Macabre – Scalene

A gente nunca pode deixar de manter nossa playlist atualizada, não é mesmo? Por isso trouxemos também esse sucesso da banda nacional Scalene, que referencia a dança macabra, uma alegoria do final da Idade Média. Essa representação artístico-literária, sobre a morte unir a todos, se originou na França, mas hoje é reconhecida em inúmeras músicas, pinturas e esculturas.

Thriller – Michael Jackson

Sempre é hora de relembrar clássicos! Thriller, um dos maiores hits da música Pop, revolucionou a forma de se fazer videoclipes e também se encaixa perfeitamente na sua playlist de Halloween. O ponto alto da música talvez seja justamente a narração dos climas de tensão típicos do terror, todos eles se encaixam perfeitamente bem ao clipe, que é uma grande sequência de lobisomens, cemitérios e ressurreição dos mortos.

Anne Boleyn – Dean Gitter

https://www.youtube.com/watch?v=MO1ogp5grDo

Para quem busca uma música antiga com uma pegada melancólica, Anne Boleyn é a melhor opção. A faixa mistura terror com fatos verídicos, a história de Ana Bolena, rainha da Inglaterra e segunda esposa do Rei Henrique VII, que foi executada por uma acusação de adultério forjada para livrar seu marido do casamento. A canção menciona ainda que a alma de Ana Bolena assombra o palácio onde viveu quando ainda estava viva, segurando sua própria cabeça decapitada.

Sangue Latino – Secos & Molhados

Sempre tem espaço para música brasileira. Nesse clássico da MPB cantado por Ney Matogrosso, lançado nos anos 70, não há nenhuma referência ao terror na letra, porém a gente te promete que as apresentações são um tanto quanto inspiradoras! As performances da banda são ricas em referências estéticas de pintura facial e trazem consigo muito da cultura mística latino-americana.

Bring Me To Life – Evanescense

Esse clássico fez parte da vida de todas as crianças trevosas dos anos 2000. Cantada pela Amy Lee, a música descreve um pesadelo no qual a vocalista está presa. Talvez, a voz característica da cantora seja um dos pontos altos para essa música fazer parte dessa lista, pois se encaixa muito bem na narrativa que a faixa carrega. Para quem gosta de clipes, a canção ainda traz algo a mais: Uma cidade escura no estilo Gotham, com Amy Lee no papel principal entregando uma atuação fiel à letra.

Seven Wonders – Stevie Nicks

https://www.youtube.com/watch?v=d1Me2Gyc7Js

Essa aqui vai especialmente para você, fã de trilhas sonoras ou de American Horror Story. Originalmente, essa faixa foi gravada pela banda setentista Fleetwood Mac, a mesma que viralizou nos últimos dias com a música “Dreams” em alguns challenges do Tiktok. No entanto, a série de Ryan Murphy escolheu a versão de Stevie Nicks para estrelar Coven, a terceira temporada da série. No clipe, a cantora aparece dentro do casarão onde as bruxas vivem, em algumas cenas inclusive temos Taissa Farmiga, uma das protagonistas de AHS. A música é utilizada como abertura de um ritual das bruxas, para a escolha de sua nova líder.

The Ballad Of Mona Lisa – Panic! At The Disco

Antes de High Hopes, o Panic! At The Disco vivia uma diferente formação e uma diferente estética. No início, a estética circense era muito explorada e até mesmo elementos do terror. Em The Ballad Of Mona Lisa, Brendon Urie está vestido de vampiro e o clipe se passa em um velório e em uma igreja mal-assombrada com teias de aranha. Tudo perfeitamente bem ambientado para o Halloween!

—————————————————————–

The article above was edited by Safira L.M.

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!

 

Vitória Antunes

Casper Libero '23

Latin american journalism student interested in politics and culture. Call me when you want to listen a new cool brazilian band!