Her Campus Logo Her Campus Logo
Career

#7 Dicas Para Quem Pensa Em Abrir Seu Próprio Negócio

Quarentena, pessoas presas dentro de casa e cabeças fervilhando. Em momentos de ócio a criatividade costuma aparecer, e em meio a uma pandemia, a necessidade também. Foi assim que muitas pessoas resolveram “se virar nos 30” e abrir seu próprio negócio. Eu fui uma delas. Me chamo Ana Elisa, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Em setembro do ano passado abri uma marca de roupas, a @estilo.elisa, no Instagram. Por lá, demonstro todo meu amor pela moda e pelo empreendedorismo. Desde pequena sou apaixonada por vendas, mas nunca soube ao certo como começar. Por isso, depois de muito estudar e me dedicar, resolvi apresentar para vocês 7 dicas para quem pensa em abrir seu próprio negócio. Confira:

Escolha um ramo e um produto ideal para você

A primeira etapa é decidir para qual ramo você deseja seguir. Pode ser algo que goste, conheça muito ou que você seja boa. Sonha em abrir uma doceria e não gosta/sabe cozinhar? Cuidado! Desse modo, o trabalho ficará chato e isso não é nada bom. Precisamos apostar no que temos gosto de fazer.  Além disso, é importante estudar e se especializar, pois uma vez que você cobrará de alguém, a responsabilidade muda e você precisa satisfazer o cliente.

Defina seu público e suas metas

Normalmente, no começo, vamos com muita sede ao pote. Queremos atingir diversos públicos e achamos que já vamos começar grande. Mas isso não é certo e não acontece rapidamente. O melhor a fazer é segmentar um grupo de pessoas e focar na satisfação dessas. Assim, você conseguirá entregar um produto ideal. Se você tenta agradar muita gente, acaba não agradando ninguém. Quanto às metas, é importante defini-las, mas com o pensamento que as coisas acontecem aos poucos. Lembre-se que aquele empresário famoso, começou pequeno. Colocar metas gigantes no início só acaba desanimando. Cada um tem o seu próprio tempo.

Conheça a legislação e o mercado

Antes de dar qualquer passo, você precisa conhecer as leis. Abertura de empresa no cartório e política de trocas são exemplos de coisas necessárias para dominar antes de começar. Leis são delicadas e o descomprimento das mesmas pode levar até mesmo a um processo. Além disso, é importante estar por dentro do que está rolando no mercado. Assim você vai conseguir se comparar, ver no que está errando, no que está acertando e pensar em novas ideias.  

Decida onde você venderá e invista em marketing

Seja loja física ou online, site ou Instagram. É necessário estudar onde seu público se encontra e costuma fazer compras. Pode parecer besteira gastar com a embalagem que os clientes jogarão fora ou com um bom profissional para cuidar de suas redes sociais, mas as pessoas muitas vezes compram o produto pela cara que ele tem e por como ele é divulgado. Sem dúvidas terão negócios e produtos parecidos com o seu, por isso é importante fazer uma boa divulgação para que sua marca chegue mais rapidamente aos possíveis clientes e eles optem pela sua, e não pelas outras. 

Estude seu investimento e a precificação

Este tópico é um pouco perigoso. Você precisa tomar cuidado com o investimento inicial, pois como já dito antes, o começo é difícil e muitas vezes o lucro é baixo. Por isso estude quanto você pode e vai gastar. Assim o risco de perder dinheiro é menor e a chance de conseguir lucro mais rápido é maior. 

Acione seu networking

Esta parte é importante para conseguir os primeiros clientes, que normalmente são familiares, amigos e conhecidos, pedir ajuda na divulgação e também para bater um papo com quem já é empreendedor. Isso te ajudará a enxergar possíveis erros e a pegar algumas dicas. 

Não desista!

Ter um negócio não é fácil, dá trabalho e é muito cansativo. Em alguns momentos o lucro vem menor e erros surgem, mas com o tempo, persistência e determinação você chegará ao resultado que almeja! 

———————————————————–

Esse artigo foi editado por Helena Figueroa.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira a home page da Her Campus Casper Libero para mais!

Journalism student at Casper Libero, I love dancing and I believe that reading can contribute a lot to a human being. Instagram: @anaelisa.ab
Similar Reads👯‍♀️