Her Campus Logo Her Campus Logo

6 Dicas Para Fotógrafos Iniciantes

Uma das atividades mais prazerosa e amada pelas pessoas é a FOTOGRAFIA. Não há nada mais bonito e poético do que a ideia de poder congelar momentos especiais para sempre. Seja com uma câmera profissional ou com o celular, todos tem o seu lado fotógrafo.

Por isso, separamos 6 dicas básicas de iniciantes para que você possa explorar ao máximo esse mundo fotográfico.

Foto: FanPop

Câmera

Existem diversos modelos e marcas, mas todas possuem basicamente as mesmas funções. As principais que irão te auxiliam na hora de tirar uma boa fotografia são: obturador, diafragma, ISO e foco.

Foto:livemans

Obturador

Essa ferramenta consiste na velocidade em que a luz entrará na lente e formará a imagem. De 1/18000 a 1/250 a velocidade será alta, resultando numa imagem estática, perfeito para cenas bem movimentadas. De 1/160 a 1/30 a velocidade será média, ideal para situações corriqueiras, como um retrato.

Já de 1/25 a números menores, a velocidade será totalmente baixa, criando um efeito borrado nas fotos, deixando o rastro dos movimentos. Esse tipo de velocidade também é utilizada para fazer os famosos “pincéis de luz”.

Foto: Melhor Ângulo

Diafragma

Localizado na lente, o diafragma é representado pela letra F no visor da câmera e controla a quantidade de luz que irá entrar na foto. Quando ajustado e menor for o número, maior será a abertura: permitindo muita entrada de luz que, automaticamente, clareará a sua foto. Já quanto maior for o número, menor será a abertura: entrando pouca luz que resutará numa foto mais escura.

Foto: InfoEscola

ISO

Para completar o triângulo da exposição, temos o ISO. Responsável pela quantidade exata de luz que a câmera pode capturar em determinada cena, ele torna possível uma fotografia clara em lugares com a iluminação prejudicada. Porém, tome cuidado para não aumentar muito ao ponto de que sua foto fique granulada.

Foto: Blog eMania

Foco

Esse é outro princípio básico da fotografia. Foco é o ponto em que o fotógrafo deseja deixar em destaque. Caso o objeto esteja no primeiro plano, o fundo ficará levemente embaçado (desfocado) e vice-versa. As câmeras possuem o foco automático, ativados assim que você aperta o botão para fotografar. No entanto, muitos preferem usar o foco manual, ajustado na lente da câmera.

Foto: Melina Souza

Fotometria

Uma espécie de régua localizada no visor da câmera que irá medir as propriedades da luz. Após ajustar os itens anteriores, você poderá regular a iluminação da sua foto para muito escura ou muito clara. Quanto mais à esquerda do fotômetro, escura ela ficará, portanto, o ideal é estar sempre no centro, no qual você terá a luz mais equilibrada.

Foto: Canon Brasil

Bônus: Edição

Mesmo o Photoshop sendo o programa de edição de fotos mais conhecido, existem muitas outras opções bacanas e úteis, como:

  • Lightroom
  • Gimp (gratuito)
  • Affinity Photo

Sem contar os milhares de aplicativos para smartphones que desempenham a mesma função de edição. Os preferidos da galera são:

  • Afterlight
  • VSCO
  • Facetune
  • Snapseed
  • Picsart

Edição: Letícia Giollo

Her Campus Placeholder Avatar
Aline Oliveira

Casper Libero

Journalism student of Cásper Líbero
Similar Reads👯‍♀️