Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

6 Dicas Para Fotógrafos Iniciantes

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Uma das atividades mais prazerosa e amada pelas pessoas é a FOTOGRAFIA. Não há nada mais bonito e poético do que a ideia de poder congelar momentos especiais para sempre. Seja com uma câmera profissional ou com o celular, todos tem o seu lado fotógrafo.

Por isso, separamos 6 dicas básicas de iniciantes para que você possa explorar ao máximo esse mundo fotográfico.

Foto: FanPop

Câmera

Existem diversos modelos e marcas, mas todas possuem basicamente as mesmas funções. As principais que irão te auxiliam na hora de tirar uma boa fotografia são: obturador, diafragma, ISO e foco.

Foto:livemans

Obturador

Essa ferramenta consiste na velocidade em que a luz entrará na lente e formará a imagem. De 1/18000 a 1/250 a velocidade será alta, resultando numa imagem estática, perfeito para cenas bem movimentadas. De 1/160 a 1/30 a velocidade será média, ideal para situações corriqueiras, como um retrato.

Já de 1/25 a números menores, a velocidade será totalmente baixa, criando um efeito borrado nas fotos, deixando o rastro dos movimentos. Esse tipo de velocidade também é utilizada para fazer os famosos “pincéis de luz”.

Foto: Melhor Ângulo

Diafragma

Localizado na lente, o diafragma é representado pela letra F no visor da câmera e controla a quantidade de luz que irá entrar na foto. Quando ajustado e menor for o número, maior será a abertura: permitindo muita entrada de luz que, automaticamente, clareará a sua foto. Já quanto maior for o número, menor será a abertura: entrando pouca luz que resutará numa foto mais escura.

Foto: InfoEscola

ISO

Para completar o triângulo da exposição, temos o ISO. Responsável pela quantidade exata de luz que a câmera pode capturar em determinada cena, ele torna possível uma fotografia clara em lugares com a iluminação prejudicada. Porém, tome cuidado para não aumentar muito ao ponto de que sua foto fique granulada.

Foto: Blog eMania

Foco

Esse é outro princípio básico da fotografia. Foco é o ponto em que o fotógrafo deseja deixar em destaque. Caso o objeto esteja no primeiro plano, o fundo ficará levemente embaçado (desfocado) e vice-versa. As câmeras possuem o foco automático, ativados assim que você aperta o botão para fotografar. No entanto, muitos preferem usar o foco manual, ajustado na lente da câmera.

Foto: Melina Souza

Fotometria

Uma espécie de régua localizada no visor da câmera que irá medir as propriedades da luz. Após ajustar os itens anteriores, você poderá regular a iluminação da sua foto para muito escura ou muito clara. Quanto mais à esquerda do fotômetro, escura ela ficará, portanto, o ideal é estar sempre no centro, no qual você terá a luz mais equilibrada.

Foto: Canon Brasil

Bônus: Edição

Mesmo o Photoshop sendo o programa de edição de fotos mais conhecido, existem muitas outras opções bacanas e úteis, como:

  • Lightroom
  • Gimp (gratuito)
  • Affinity Photo

Sem contar os milhares de aplicativos para smartphones que desempenham a mesma função de edição. Os preferidos da galera são:

  • Afterlight
  • VSCO
  • Facetune
  • Snapseed
  • Picsart

Edição: Letícia Giollo

Her Campus Placeholder Avatar
Aline Oliveira

Casper Libero

Journalism student of Cásper Líbero
Giovanna Pascucci

Casper Libero '22

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero que ama animais e falar sobre séries.