Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

6 Dicas Para Adquirir O Hábito De Leitura

    Está mais do que na hora de colocar em prática aquela resolução de ano novo de ler mais durante o ano. Aproveite o período da quarentena para pegar aqueles livros parados na estante e comece sua leitura.

Aqui estão algumas dicas para você começar a ler e poder adquirir esse hábito que só traz benefícios. 

 Comece devagar

    Comece por aquele livro mais leve, ou até com menos páginas. Assim, quando você o terminar, terá a sensação de “dever cumprido” e então, estará confiante para começar o próximo.

Ambiente

    Não adianta começar a ler no meio da sala, enquanto alguém assiste TV. Algumas pessoas realmente conseguem, pois a leitura pode prede-las fazendo com que mantenham o foco sem nenhuma dificuldade. Mas, para alguém que não tem o costume de ler, o melhor é estar em um lugar mais quieto, aconchegante e com boa iluminação. Como por exemplo, o seu quarto.

Estabeleça um tempo

    Você pode colocar o seu celular no modo avião para evitar distrações e, também, ativar um alarme. Por exemplo: 15min, 30min ou 1h por dia de leitura. Você, então, começa a ler e espera o celular apitar. Se a leitura estiver boa, não pare!

Marcação de páginas

    Caso você não queira estabelecer um tempo de leitura, separe páginas. Você pode usar post-its ou marcadores de página para saber quantas páginas vai ler naquele dia. A cada 20 páginas, por exemplo, você gruda um post-it. A quantidade vai de pessoa para pessoa.

Um capítulo por dia

     Um livro é divido por capítulos ou subtítulos, então, você pode ler um deles por dia. Dependendo do livro, pode ser que você demore muito para acabar, mas o importante é não deixar de ler nenhum dia da semana! Caso você queira ler mais do que um capítulo, melhor ainda!

Meta da semana

    É possível separar uma quantidade de páginas ou capítulos por semana e dividi-los durante os dias. Por exemplo: essa semana eu quero ler 100 páginas ou 10 capítulos do meu livro. Então, é só dividir as quantidades por dia, o que fica a seu critério. Você pode tanto pegar as quantidades e dividir por 7 quanto decidir por si mesmo o quanto quer ler por dia.

    Essas dicas não são regras e, também, são flexíveis, pois variam de pessoa para pessoa. O mais importante é a leitura. Não importa qual livro seja, e nem o assunto. O foco é apenas um: ler.

Divirta-se com viagens sem sair do lugar. Boa leitura!

————————————————————

A matéria acima foi editada por Vivian Cerri. 

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a Her Campus Cásper Líbero!

She's 20, survives every morning after a big cup of coffee. Loves pets more than humans and in her free time, she just goes around with a camera, taking pictures of whatever she sees.
Similar Reads👯‍♀️