Her Campus Logo Her Campus Logo
Beauty

6 Dicas De Cuidados Para Cabelos Cacheados e Crespos

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.

Assim como todo cabelo, os cacheados e crespos precisam seguir uma rotina de cuidados, que não precisa ser complexa, para que os cachos estejam sempre saudáveis e bem tratados. Engana-se quem pensa que para mantê-los é necessário passar horas na frente do espelho ou até mesmo em salões de beleza. 

Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a deixar suas madeixas (ainda mais) incríveis!

1. cONHEÇA O SEU CABELO

Autoconhecimento é fundamental, principalmente quando se trata dos nossos cabelos, sendo eles lisos, ondulados, cacheados, crespos e afros. Tendo em vista essa diversidade, foi desenvolvida a tabela de curvatura do cabelo a fim de auxiliar na hora de identificar o seu tipo de fio, curvatura e textura. 

Além disso, tal identificação é essencial para saber quais produtos e tratamentos você deve comprar. Mas vale ressaltar que você pode ter mais de uma curvatura!

Quando se trata dessa diversidade de cabelos com mais curvaturas, temos o seguinte esquema: quanto mais fechada, maior o fator encolhimento, então mais secos e poroso; quanto mais aberta, mais hidratados e menor fator encolhimento. 

Porém, devem ser levadas em conta as questões genéticas, pois, nem sempre essas condições se aplicam a todos os tipos de cabelos. 

2. Invista em produtos liberados e naturalistas

Sabemos que os produtos que escolhemos são a base de uma rotina capilar saudável e que lhe rendem uma finalização digna de salão. Para a manutenção dos seus cachos, é necessário entender a estrutura capilar deste e, a partir dela, escolher uma opção de produto mais orgânica e que preze pela saúde dos cachos. Por isso opte por produtos liberados e naturalistas.

Os produtos liberados configuram procedimentos/técnicas que, em sua composição, utilizam bem pouco – ou até mesmo optam por não utilizar – substâncias como sulfato, petrolato, parabenos, silicones, dentre outras, permitindo, portanto, cuidados menos agressivos aos fios. 

Já os produtos naturalistas são produtos que não possuem nenhum componente sintético em sua composição. Inclusive, tendem a ter uma alta concentração de óleos vegetais, essenciais e manteigas. 

Além disso, segundo a especialista em cabelos naturais e adepta destes produtos, Camila Carvalho, o uso dessa técnica naturalista, por ter estes ativos naturais, corrobora para que o couro cabeludo e o fio nasça muito mais saudável e bem cuidado.
Portando, os cabelos cacheados e crespos que sofrem com ressecamento, –  devido a sua curvatura espiralada que não possibilita que os nutrientes e a própria hidratação natural (oleosidade) desça aos fios – serão os mais beneficiados, visto que, irão repor estes aspectos naturais do cabelo; tratando-o desde a raiz. 

3. água: sua parceira na hora da finalização

A hora de finalizar o cabelo é considerada por muitos crucial, uma vez que garante um bom resultado no dia seguinte e configura uma definição e controle de frizz maior. Na correria do cotidiano, é fato que uma finalização simples e rápida é necessária. 

Para que os fios apresentem as características listadas acima durante a semana, o cabelo deve estar com bastante água, – às vezes molhado ou úmido – a fim de garantir que este consiga absorver qualquer produto e retenha a quantidade que é preciso.

4. FAÇA TRATAMENTOS CAPIILARES

Tratamentos capilares são responsáveis por reter ou repor a umidade dos fios, além, é claro, de devolver os nutrientes e proteínas perdidos na fibra em virtude da ação de fatores mecânicos e/ou químicos. Segue alguns tratamentos que auxiliam não só na saúde dos fios, como também, no aspecto estético deles:

A aromaterapia é um dos tratamentos que auxiliam não só na saúde dos fios, como também, no aspecto estético deles. Esse procedimento consiste na utilização de óleos vegetais e essenciais buscando, através de uma análise do cabelo (fio + couro cabeludo) e sua necessidade individual, tratar patologias, alergias, porosidade, uso de muita química alcalina, repor brilho, maciez, entre muitos outros benefícios saudáveis. Além disso, este é um tratamento possível de se manter em casa por meio de óleos, que dão resultados. 

Contudo, vale ressaltar que, “por mais que o processo seja realizado com ativos extraídos de plantas naturais, existem contra indicações e, por isso, devem ser avaliados e feitos com profissionais que tenham conhecimento e formação em aromaterapia”, alerta a profissional, Camila. 

Já os Detox são tratamentos que retiram o sintético acumulado pelos produtos liberados e não liberados que o cliente pode fazer/faz uso. Consequentemente, o uso deliberado deles resulta no acúmulo desse componente, ocasionando, posteriormente, a ausência de absorção de nutrientes. Ao final do tratamento, a reposição de óleos essenciais e vegetais, que os cacheados e crespos precisam, são bem melhor absorvidos. 

5. FAÇA USO DE TOUCAS E FRONHAS DE CETIM OU SEDA

“O atrito da haste do cabelo com o algodão ou microfibra do travesseiro, da fronha, deixa-o ouriçado, com frizz e rebelde” segundo a especialista Edilene Almeida. O uso destes acessórios de cetim ou seda são considerados itens importantes para se ter em sua rotina, pois são grandes auxiliares na durabilidade da finalização e do aspecto saudável, brilhante e bonito dos fios.

6. tenha um cronograma capilar

Ter uma rotina capilar por meio de vários tratamentos e técnicas feitos com um especialista, ou até mesmo em casa, com os produtos certos, que vão desde máscaras de hidratação, reconstrução, queratina, entre outras, garante que a fibra capilar seja “alimentada” com todas essas vitaminas e nutrientes. 

“Assim como nós necessitamos de alimentos, o nosso fio também”, afirma Edilene sobre o uso do cronograma. Vale ressaltar que esse tratamento deve ser feito de forma intercalada, a fim de não sobrecarregar o fio e, posteriormente, ter melhores resultados, como um cabelo mais macio, mais resistente e menos embaraçado.

————————————————————————————————–

O artigo acima foi editado por Mariana Miranda Pacheco.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Ana Carolina Teixeira

Casper Libero '25

A Latin American student of radio, tv and internet whose passion is writing, reading and treating others with kindness :)
Similar Reads👯‍♀️